BE2381

Compartilhe:


Historiador e registrador
Um diálogo importante


O registrador paulista Marcelo Salaroli (Patrocínio Paulista) estará na capital de São Paulo no próximo dia 11 de abril (terça-feira) para o lançamento de obra coletiva coordenada pelo Prof. Carlos Eduardo de Abreu Boucault intituladaHistória e Método em Pesquisa Jurídica.

O livro contém artigos de vários estudiosos e traz importante colaboração de Marcelo Salaroli, que tem a seus cuidados importantes obras sobre história e registro a serem editadas pelo Irib.

Segundo o Presidente do Irib, Sérgio Jacomino, o trabalho acadêmico desenvolvido por Marcelo Salaroli é de suma importância para quem discute o crédito imobiliário. Recupera dados históricos que estão relacionados com o nascimento do registro hipotecário no país, o que pode dar boas pistas para compreender o atual sistema registral pátrio e para compreender o sentido de seu desenvolvimento. "Além disso", conclui Jacomino, "Marcelo é um pesquisador nato, reuniu numa grandiosa obra, a ser brevemente lançada pelo Irib, artigos de autores nacionais e estrangeiros que se dedicam à formação histórica do registro imobiliário, buscando suas fontes na Antigüidade até o século XIX".

O registrador de Patrocínio Paulista confirma a sua presença no lançamento, distribuindo autógrafos.

A Editora Quartier Latin do Brasil, o coordenador Carlos Eduardo de Abreu Boucault, e os autores Carlos Eduardo de Abreu Boucault, Rafael Baitz, Regina Célia Pedroso, Antonio Padua Fernandes Bueno, Michele Cia, Jucemar da Silva Morais, Marcelo Salaroli de Oliveira e Domingos Taciano Lepri Gomes, têm a honra de convidar V.Sa. para o lançamento do livroHistória e Método em Pesquisa Jurídica.

Dia: 11 de abril de 2006 (terça-feira)

Horário: das 18h às 22h

Local: Casa das Rosas
Avenida Paulista, 37 - Metrô Brigadeiro

___________________________________

História e Método em Pesquisa Jurídica

"A contextualização dos limites estabelecidos pelo ensino jurídico quanto à expansão científica dos argumentos históricos na pesquisa jurídica não elide as ambiguidades conceituais expostas pelos teóricos da História em seu universo científico. Assim, desde as teorias clássicas que tratavam da questão do 'tempo', a 'explicação histórica', as 'classes dos eventos históricos', 'a relevância política' da seleção de eventos que iriam se converter em programas obrigatórios da educação escolar dos modelos e ensino, as relações das ciências naturais e a História, tais como a 'casualidade', 'previsão de eventos' e a 'generalidade' das verdades estabelecidas, de certa forma, tangenciam a problemática das leis, a tradição dos costumes, a repressão à resistência política e a recusa à experiência com os domínios da alteridade."

Carlos Eduardo de Abreu Boucault Professor Assistente-Doutor do Curso de Direito da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
Diretor do curso de Direito do Centro Universitário Nove de Julho - UNINOVE
Professor do curso de Direito das Faculdades "Armando Álvares Penteado" – FAAP

ISBN 85-7674-117-2
264 páginas
Formato: 16x23 cm

Editora Quartier Latin
Rua Santo Amaro, 349
01315-001 São Paulo
[email protected]
http://www.quartierlatin.art.br/
Fone: 3101-5780
Fax: 3101-4780



Últimos boletins



Ver todas as edições