BE2372

Compartilhe:


IRIB participará do 2º Feirão da Casa Própria da CEF em São Paulo


Representantes do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil e da Caixa Econômica Federal participaram de almoço e reunião no último dia 3 de abril, no Hotel Crowne Plaza, em São Paulo, para discutir os detalhes da participação do Irib no segundo Feirão da Casa Própria a ser realizado pela Caixa na cidade, ainda este ano.

O Irib esteve representado pelo presidente Sérgio Jacomino e por seus diretores: Patricia Ferraz – urbanismo e regularização fundiária; George Takeda – assuntos legislativos; e Márcio Martinelli – diretor executivo. Representaram a Caixa, os superintendentes de negócios Henrique Carlos Parra, Augusto Bandeira Vargas e Mauro Rocha. Também participaram do encontro, o presidente do Colégio Notarial do Brasil José Flávio Bueno Fischer e o presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico Manuel Matos

Resultados do Feirão 2005

Em setembro de 2005, o Irib participou, em conjunto com a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo, Arisp, do primeiro feirão de imóveis da Caixa, em São Paulo, com um estande de prestação de serviços ao público que ofereceu consultaon line nos 18 cartórios da capital sobre os empreendimentos à venda.

O resultado do primeiro feirão superou as expectativas: 800 imóveis foram vendidos nos quatro dias de evento e 2.500 foram negociados até 30 dias após o evento, o que totalizou 3.300 transações de imóveis com valor médio de R$ 60 mil.

Este ano, a superintendência da Caixa Econômica Federal espera levar 200 mil visitantes ao Expocenter Norte e dobrar o número de imóveis negociados em 2005.

Augusto Bandeira Vargas destacou a importância da presença dos registros imobiliários no 2º Feirão da Casa Própria da CEF em São Paulo. “A participação dos registros de imóveis permite a agilização dos financiamentos. Utilizando novas e modernas tecnologias para a consultaon line aos seus bancos de dados, os registros garantem a segurança dos compradores no momento da aquisição da propriedade. Portanto, no feirão os compradores encontram serviços desburocratizados e imóveis a custos mais acessíveis. Para a Caixa Econômica Federal, a parceria com o Irib poderá trazer benefícios para a economia, fazendo crescer o número de financiamentos e gerando mais empregos no setor da habitação”.

Novas parcerias CEF/IRIB

Vargas comentou, ainda, a possibilidade de novas parcerias com o Irib. “A CEF tem interesse em realizar novos projetos com o Irib. Vamos criar uma pauta conjunta e um grupo de trabalho para a discussão e desenvolvimento de outros projetos”.

Outra reunião foi realizada no mesmo dia no escritório da CEF, para estabelecer e definir a forma de participação do Irib no próximo Feirão da Casa Própria.

A Caixa deve fornecer a lista de imóveis que estarão em oferta no feirão, para que seja encaminhada aos registros competentes como forma de agilizar a troca de informações entre CEF/cartórios, visando à emissão de certidões e registros de escritura.

O Irib vai estudar a criação de umhotsite, ou seja, umsite exclusivo para a automação eletrônica desse serviço.



Últimos boletins



Ver todas as edições