BE2359
Compartilhe:
Comitê sobre Registros Públicos na câmara-e.net
Presidente do Irib é designado coordenador
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – câmara-e.net foi fundada em 7 de maio de 2001 sendo a principal entidade multi-setorial da Economia Digital no Brasil e América Latina, voltada ao comércio eletrônico como fator estratégico de desenvolvimento econômico na era do conhecimento.
Os seus objetivos centram-se em atuar como umthink tank, gerando e difundindo conhecimento de vanguarda, bem como defendendo posições de consenso frente aos principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais, relacionados ao fomento das tecnologias da informação. A câmara-e.net é “a inteligência e voz da Economia Digital no Brasil”.
Para concretizar os seus objetivos, a camara-e.net organiza comitês setoriais e especiais, entre os quais se destaca o de Registros Públicos, que tem o Presidente do Irib como seu coordenador.
A primeira reunião do Comitê sobre Registros Públicos dar-se-á no próximo dia 19 de abril, onde o Presidente do Irib estará expondo aos interessados o resultado das discussões no COTEC – Comitê Técnico do Comitê Gestor da ICPBrasil.
Comitê: Registros Públicos
Coordenador: Sérgio Jacomino
Membros Fundadores: Sérgio Jacomino, Rogério Portugal Bacellar (AnoregBR), Ary José de Lima (AnoregSP), Flauzilino Araújo dos Santos (Arisp), Marcelo Alvarenga (TDPJSP), Paulo Rego (IRTDPJSP), Cláudio Marçal Freire (IProtSP).
Membros: Sérgio Jacomino, Rogério Portugal Bacellar (AnoregBR), Ary José de Lima (AnoregSP), Flauzilino Araújo dos Santos (Arisp), Marcelo Alvarenga (TDPJSP), Paulo Rego (IRTDPJSP), Cláudio Marçal Freire (IProtSP).
Missão: Introduzir nos debates sobre documento eletrônicos e transações eletrônicas o segmento dos registros públicos brasileiros.
Objetivos: Discussão, debates, estudos sobre certificação digital; fomento ao uso de documentos eletrônicos; publicações específicas dirigidas ao segmento de registros públicos. Cursos, seminários e encontros específicos; coordenação com organismos internacionais para estudos e debates sobre documentação eletrônicas nas atividades registrais.
Estratégia: Atração para o âmbito da Câmara-e.net dos profissionais dos registros públicos para discutir e aprofundar o uso de documentos eletrônicos em suas atividades.
Datas de Reuniões / Pautas: 19/4, 9:30h. – apresentação dos trabalhos no COTEC.
Aguarde notícias neste Boletim.
Últimos boletins
-
BE 5953 - 07/11/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | RARES-NR promove “Campanha Natal Inteligente” em parceria com a tradicional ação “Adote uma Entidade” | Projeto de Lei define chácara como pequenas propriedades rurais | Provimento CN-CNJ n. 195/2025 é debatido por Registradores de Imóveis do interior de São Paulo | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | STJ redefine a impenhorabilidade da pequena propriedade rural: Reserva Legal fora do cálculo – por Ana Clara Oliveira | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
-
BE 5952 - 06/11/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” reúne cerca de 200 pessoas em Curso sobre Sustentabilidade e Práticas ESG | PL que restringe critérios de desapropriação de terras para reforma agrária é aprovado na Câmara dos Deputados | STJ: é válida a arrematação por 2% do valor de avaliação do imóvel pertencente à empresa falida | 2º ENAC: confira o gabarito definitivo e o resultado preliminar | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | A averbação de saneamento na matrícula do imóvel – Provimento 195/25 CNJ – por Vitor Frederico Kümpel e Fernando Keutenedjian Mady | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5951 - 05/11/2025
Confira nesta edição:
Diretoria do IRIB se reúne para tratar sobre padronização | Lei n. 15.251, de 3 de novembro de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 56, de 04 de novembro de 2025 | PL que trata de imóveis rurais em faixa de fronteira é aprovado no Senado Federal | Plataforma para redução de CO2 em projetos habitacionais é fruto de parceria entre CEF e USP | Nota Técnica do RIB-MG traz orientações sobre cobrança de emolumentos para Cédulas Rurais | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Georreferenciamento segue obrigatório com a suspensão da certificação do INCRA? – por Jean Karlo Woiciechoski Mallmann | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Inventário e partilha extrajudicial. Cessionário – alteração. Rerratificação.
- Compra e Venda – instrumento particular. Art. 108 do CC. Princípio 'tempus regit actum' – aplicabilidade. Escritura pública – necessidade.
- STJ redefine a impenhorabilidade da pequena propriedade rural: Reserva Legal fora do cálculo
