BE2249
Compartilhe:
ENR – Escola Nacional de Registradores
Curso de Direitos Reais e Sistemas Registrais em Coimbra
Tem início o esperado Módulo III em Portugal
Organizado pelo Irib, Serjus, PUC Minas e CENoR, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, o Módulo III do Curso de Direitos Reais e Sistemas Registrais iniciou-se no último dia 15 de janeiro com a participação de dezenas de alunos brasileiros que completam assim a série de cursos especialmente programada para o aperfeiçoamento técnico e científico dos registradores brasileiros e dos interessados no tema do direito registral e imobiliário.
Corpo docente do CENoR
O corpo docente do CENoR, de altíssimo nível, é constituído de professores e conservadores (registradores). Se por um lado, os alunos terão a oportunidade de desfrutar da experiência dos maiores acadêmicos portugueses, de outra parte efetuarão um intercâmbio único e privilegiado com a área de registros de Portugal, através das aulas de profissionais de grande representatividade na área registral e notarial.
Confira o corpo docente do Curso de Direitos Reais e Sistemas Registrais do CENoR:
Prof. Manuel Henrique Mesquita, Professor Doutor Jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Presidente do Centro de Estudos Notariais e Registrais da mesma Faculdade.
Dra. Madalena Teixeira, Conservadora do Registro Predial de Silves e Inspetora da Direção-Geral dos Registros e do Notariado.
Profª. Mónica Vanderleia Alves de Sousa Jardim, Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito de Coimbra, Portugal. Membro da direção do Centro de Estudos Notariais e Registrais da Faculdade de Direito de Coimbra (CENoR), onde é associada fundadora. Desenvolve o projeto de tese para o doutoramento em Direito na área dos "Direitos Reais" e do "Direito Registral Predial".
Prof. Rafael Luís Vale e Reis, Mestrando em Ciências Jurídico-Civilísticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Portugal. Professor da cadeira de "Direito das Coisas" no Instituto Superior Bissaya-Barreto e na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Portugal. Membro da direção do Centro de Estudos Notariais e Registrais da Faculdade de Direito de Coimbra (CENoR), onde é associado fundador.
Jantar de recepção
No dia 15 de janeiro, os organizadores do Curso, Dr. Sérgio Jacomino (Irib), Francisco José Rezende dos Santos (Presidente da Serjus), acompanhado de sua esposa, Irene Maria Correia de Souza Renault Baeta dos Santos, Dr. João Pedro Lamana Paiva (Diretor do Irib), Dr. Eduardo Pacheco Ribeiro (Diretor do Irib), Ari Álvares Pires Neto (diretor do Irib) e sua esposa Jaqueline Gianetti Pires, foram recebidos pelo Diretor-Geral da Direção Geral dos Registros e Notariado de Portugual, Dr. António Figueiredo, pelos Prof. Dr. Manuel Henrique Mesquita, Professora Mónica Jardim, Professor Rafael Vale e Reis e Professora Margarida Costa Andrade, em jantar de boas-vindas em Coimbra.
Professores da FD-Universidade de Coimbra em companhia dos registradores brasileiros e do Diretor-Geral dos Registros e Notariado de Portugal, Dr. António Figueiredo
Na ocasião os participantes comemoraram o aniversário do Presidente do Irib, Sérgio Jacomino.
Grade curricular do Módulo III – Direitos Reais e Direito Registral Imobiliário
Período: 16 a 21 de janeiro de 2006
Horário das aulas: 08:00 às 18:00
60 horas/aula
1. Direitos reais de garantia.
2. A posse.
3. O direito de propriedade.
4. A co-propriedade.
5. A propriedade horizontal.
6. O direito de usufruto.
7. O direito de uso e habitação.
8. O direito de superfície.
9. O direito de servidão.
10. O sistema registral em face dos demais sistemas registrais.
11. Modalidades de atos de registro em Portugal.
12. Os princípios fundamentais do Direito Registral português:
a) Princípio da instância;
b) Princípio da especialidade;
c) Princípio da legalidade;
d) Princípio do trato sucessivo ou da continuidade;
e) Princípio da inscrição;
f) Princípio da legitimidade registral;
g) Princípio da prioridade.
13. Presunções decorrentes do registro em Portugal.
14. Terceiros para efeitos do registro, no sistema registral português.
15. As finalidades do Direito Registral Imobiliário.
Alunos brasileiros diante da estatuo de D. Dinis.
Organização:
Irib
Serjus
Puc Minas Virtual
Cenor
Universidade de Coimbra
Últimos boletins
-
BE 5739 - 18/12/2024
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | Orientação Normativa AGU n. 93, de 17 de dezembro de 2024 | FDI emite Nota Técnica de Padronização sobre Incorporação Imobiliária e certidões de objeto e pé | REURB-E: CDU aprova PL que amplia rol de beneficiários | IBGE disponibiliza os mapas de 199 municípios que tiveram atualizações de seus limites | TJSC: prescrição de dívida condominial não gera CND | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | Resolução 571/24 CNJ: Inventário extrajudicial envolvendo menores e incapazes – por Flávia Pereira Ribeiro e César Augusto Costa | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
-
BE 5738 - 17/12/2024
Confira nesta edição:
Hospital de Amor: doe seu Imposto de Renda até o dia 31 de dezembro | Resolução CNJ n. 601 de 13 de dezembro de 2024 | Diário do Estado publica matéria sobre cadastro e Cartórios | CMADS aprova criação de fundo para financiar aumento de áreas verdes nas cidades | Clipping | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | A atualidade da Lei da Incorporação Imobiliária ao completar sessenta anos – por Melhim Namem Chalhub | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
-
BE 5737 - 16/12/2024
Confira nesta edição:
Conheça o IRIB Cultural: a loja virtual do IRIB! | Alienação Fiduciária: STF entende possível celebração do contrato por instrumento particular | Inexiste prazo de preclusão ou decadência para o direito formativo de desfazimento do contrato com base em cláusula resolutiva expressa | Raio-X dos Cartórios: ANOREG/BR iniciará divulgação de resultados | Clipping | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | Fundação ENORE-RS e UNISC lançam cursos de Mestrado e Doutorado | Averbação de indisponibilidade de bens – O CNJ prestigia a insegurança jurídica – por Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- O papel do Direito Notarial no mercado de créditos de carbono: Uma base para sustentabilidade e confiança
- Instrução Normativa INCRA n. 147, de 18 de dezembro de 2024
- Instrução Normativa INCRA n. 146, de 18 de dezembro de 2024