BE2247
Compartilhe:
São Paulo
Irib-SP publica tabelas de custas de 2006
O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, seção São Paulo, publica para todos os seus associados e disponibiliza para todos os leitores do Boletim Eletrônico a tabela de custas e emolumentos para a especialidade de registro de imóveis a ser aplicada no Estado de São Paulo a partir de 6 de janeiro de 2006.
As tabelas são feitas de acordo com a Lei Estadual Paulista 11.331, de 26 de dezembro de 2002, publicado no Diário do Estado de São Paulo de 27/12/2002.
As tabelas foram confeccionadas pelo registrador imobiliário paulista Eduardo Augusto, de Conchas, e contou com a colaboração inestimável de Sérgio Roberto Rodrigues Duarte, do 2º Registro de Imóveis de Ribeirão Preto.
Cartilha, tabelas e documentos
Parceria Irib-SP e Arisp
No bojo da parceria de cooperação técnica entre a Arisp – Associação de Registradores Imobiliários de São Paulo e o Irib – Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, estará sendo confeccionada cartilha com informações sobre a tabela de custas de registro de imóveis, com dicas úteis, legislação e doutrina visando esclarecer as dúvidas surgidas comumente com a aplicação das tabelas de custas e emolumentos no Estado de São Paulo.
Além disso, o Irib estará enviando a todos os registradores paulistas a tabela de custas para ser afixada nos serviços registrais.
Segundo Sérgio Jacomino, Presidente do Irib, é missão institucional do Instituto, por sua seção de São Paulo, prestar informações sobre a especialidade de registro de imóveis a todos os registradores e usuários do serviço registral no Estado. “Pensamos em criar um instrumento de informação que atenda a uma demanda específica do consumidor dos serviços registrais. Numa confortável publicação, o usuário terá à sua disposição as tabelas de registro, legislação aplicável, pareceres de juristas sobre aplicação concreta da tabelas, além de dicas úteis para uma transação segura”, completou.
.html - Tabela de custas e emolumentos - Registro de Imóveis
.pdf - 1. Registro com valor declarado
.pdf - 2. Averbação com valor declarado
.pdf - 2.b Cancelamento de Cédula Rural (Livro 3) e de Hipoteca Cedular (Matrícula)
.pdf - 3. Loteamento
.pdf - 6. Debêntures
Últimos boletins
-
BE 5936 - 15/10/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” abordará o tema “Cartório Blindado: LGPD” | RI Digital e e-Notariado: integração entre plataformas é oficialmente habilitada | CRE do Senado Federal aprova texto substitutivo do PL n. 4.497/2024 | Registro torna comprador responsável pelas cotas condominiais | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Biblioteca: Obra “Tratado Notarial e Registral – Vol. 5 – Ofício de Registro de Imóveis” chega à 2ª edição | STF caminha para garantir imunidade de ITBI a empresas imobiliárias – por Werner Damásio | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5935 - 14/10/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | Justiça Federal suspende efeitos da Resolução COFECI n. 1.551/2025 | CGJPA: Portaria Conjunta regulamenta a mediação e a conciliação nas Serventias Extrajudiciais | Análise Econômica e o papel da Constituição na realidade brasileira são tema de palestra do Ministro Luiz Fux | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | O art. 185 do CTN, a usucapião tabular e o mundo de Nárnia – por Eduardo Moreira Reis | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
-
BE 5934 - 13/10/2025
Confira nesta edição:
“RDI em Debate”: atuação do Registrador perante norma inconstitucional e o caso das antenas de telecomunicação e o Registro de Imóveis serão temas da próxima live | Congresso de Direito Notarial e Registral: saiba como foram as apresentações das Diretorias do IRIB | Resolução CMN n. 5.255, de 10 de outubro de 2025 | ANOREG/BR publica matéria sobre impacto da digitalização nas Serventias Extrajudiciais | Episódio do programa “Cartório Contemporâneo” trata sobre governança e reforma do Código Civil | ANOREG/PR: crença de Cartórios milionários não resiste a dados que apontam déficit em quase 170 Serventias paranaenses | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | ISSQN – Serviços notariais e de registro – Arbitramento da base de cálculo – por George Takeda | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- COGEX e Arquivo do TJMA estudam parceria para digitalização de acervos cartorários
- Tokenização imobiliária – normatização. Registro de Imóveis – interface regulada.
- Georreferenciamento. Confrontante – notificação. Proprietário falecido. Rio navegável ou não.