BE2207
Compartilhe:
AUDIÊNCIA PÚBLICA VIII
Alteração das Normas de Serviço da CGJSP
Em discussão propostas recebidas
O Irib convidou os registradores paulistas para contribuírem com a alteração das Normas de Serviço da Eg. Corregedoria-Geral da Justiça de São Paulo, no Capítulo XX, participando da Audiência Pública VIII, oferecendo sugestões, e colaborando para aperfeiçoar esse importante instrumento para o dia a dia do registrador bandeirante.
Participantes, com a secretaria-geral do Presidente do Instituto, Sérgio Jacomino
Pelos Boletins Eletrônicos o Instituto vem conclamando os registradores para colaborarem com a redação final de nossas propostas. Na última semana realizou importante reunião na Capital de São Paulo para encaminhamento dos trabalhos.
No dia 7 de dezembro, das 10 às 12:30h., no Crowne Plaza Hotel, São Paulo, Capital, reuniram-se registradores, conselheiros jurídicos do Instituto e o representante da AnoregSP para dar encaminhamento aos trabalhos de redação da proposta que deverá ser encaminhada à Corregedoria-Geral da Justiça de São Paulo para atualização das Normas de Serviço (Capítulo XX).
Participantes
Os participantes emprestaram aos trabalhos um alto nível técnico e fizeram prosperam as discussões. Estiveram presentes, Ademar Fioranelli, Oficial do 7º Registro de Imóveis da Capital, Alexandre Laizo Clápis, Oficial-Substituto do 13º Registro de Imóveis da Capital, Bernardo Oswaldo Francez, Oficial do 18º Registro de Imóveis da Capital, Flaviano Galhardo, Oficial do 10º Registro de Imóveis da Capital, Francisco Ventura de Toledo, Oficial do 17º Registro de Imóveis da Capital, Dr.Gabriel Blanco, Superintendente da Anoreg/SP, George Takeda, Oficial do 3º Registro de Imóveis da Capital, Dr.Hélio Lobo Júnior, Conselheiro Jurídico do Irib, Jersé Rodríguez da Silva, Oficial do 2º Registro de Imóveis da Capital, João Baptista de Mello e Souza Neto, Oficial do 2º Registro de Imóveis de Bauru, SP, Joelcio Escobar, Oficial do 8º Registro de Imóveis da Capital, Des. José de Mello Junqueira, Conselheiro Jurídico do Irib, Marcelo Salaroli de Oliveira, Oficial do Registro de Imóveis de Patrocínio Paulista, SP, Maria Laura de Souza Coutinho, Oficial do Registro de Imóveis de Cubatão, SP, Des. Narciso Orlandi Neto, Conselheiro Jurídico do Irib, Sérgio Busso, Oficial do Registro de Imóveis e Anexos de Bragança Paulista, SP, Tarcisio Wensing, Oficial do Registro de Imóveis Santa Isabel, SP, Vanda Maria de Oliveira Penna Antunes da Cruz, Oficial do 16º Registro de Imóveis da Capital, além do Presidente do Instituto, Sérgio Jacomino, que secretariou os trabalhos.
Justificaram a ausência Aline Alessandra Manfrin Molinari, Oficial do Registro de Imóveis de Viradouro, SP, Fábio Martins Marsiglio, Oficial do Registro de Imóveis de Piedade, SP, Eduardo Agostinho Arruda Augusto, Oficial do Registro de Imóveis e Anexos de Conchas, SP, Marcelo Mello, Oficial do Registro de Imóveis de Araçatuba e Flauzilino Araújo dos Santos, que se encontrava em Brasília, DF.
O Presidente da AnoregSP, Dr. Ary José de Lima, foi convidado e escusando-se por não poder comparecer, em virtude de compromissos assumidos anteriormente, indicou o Superintendente da AnoregSP, Dr. Gabriel Blanco.
Ademar Fioranelli, Alexandre Clápis, João Baptista de Mello e Souza Neto e desembargador Narciso Orlandi Neto.
Assuntos Abordados
Para encaminhamento dos trabalhos, foram constituídas 9 comissões temáticas de trabalho. Para cada uma delas foi votado um relator.
Comissão 1 – Informática , Microfilme e Arquivística
Membros: Joelcio Escobar e Sérgio Jacomino. Pela AnoregSP participará o diretor de Registro de Imóveis daquela entidade, Dr. Flauzilino Araújo dos Santos, aproveitando as propostas já existentes naquela entidade.
Comissão 2 – Incorporações e Condomínios – Patrimônio de Afetação
Membros: Flaviano Galhardo, Maria Laura Coutinho, Dr. Hélio Lobo Junior e Flauzilino Araújo dos Santos.
Comissão 3 – Loteamentos , Parcelamento do Solo Urbano e Aspectos Urbanísticos
Membros: Patrícia Ferraz, Marcelo Melo, Dr. Hélio Lobo Júnior e João Baptista Galhardo.
Comissão 4 – Imóveis Rurais – (Georreferenciamento e Desmembramento)
Eduardo Agostinho Arruda Augusto, Sérgio Busso, João Baptista Galhardo e Tarcísio Wensing.
Comissão 5 – Títulos Judiciais
Sérgio Jacomino, Francisco Ventura, Bernardo Oswaldo Francez, Sérgio Busso e João Baptista de Mello e Souza Neto.
Comissão 6 – Retificação de Registro
Membros: George Takeda, Eduardo Agostinho Arruda Augusto, Tarcisio Wensing e Jersé Rodrigues da Silva
Comissão 7 – Certidões
Membros: Sérgio Jacomino, Maria Laura Coutinho, Flaviano Galhardo e Joelcio Escobar.
Comissão 8 – Alienação Fiduciária
Membros: José de Mello Junqueira, Alexandre Laizo Clápis, Dr. Alexandre Assolini Mota e Leonardo Brandelli.
Comissão 9 – Procedimentos
Membros: Dr. Narciso Orlandi Neto, Ademar Fioranelli e Marcelo Salaroli de Oliveira.
Bernardo Oswaldo Francez e Flaviano Galhardo – diálogo enriquecido entre gerações de registradores
Para cada comissão foram escolhidos relatores:
Comissão 1 – Dr. Joelcio Escobar
Comissão 2 – Dr. Flauzilino Araújo dos Santos e Dr. Hélio Lobo
Comissão 3 – Dr. João Baptista Galhardo e Dra. Patrícia Ferraz
Comissão 4 – Dr. Sérgio Busso
Comissão 5 – Dr.João Baptista Galhardo
Comissão 6 – Dr. George Takeda
Comissão 7 – Dra. Maria Laura Coutinho
Comissão 8 – Alexandre Laizo Clápis
Comissão 9 – Dr.Narciso Orlandi Neto e Dr. Francisco Ventura
Finalmente, foi eleita a Comissão Sistematizadora (sistematização e redação)
Membros: Dr. Narciso Orlandi Neto, Dr. José de Mello Junqueira e Dr. George Takeda.
próxima reunião
A próxima reunião está agendada para ocorrer no período de 9 a 11 de março de 2006, no Hotel Fazenda Santa Filomena, em Jarinu, SP. Nesta reunião serão redigida a proposta final do documento.
foto
Últimos boletins
-
BE 5953 - 07/11/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | RARES-NR promove “Campanha Natal Inteligente” em parceria com a tradicional ação “Adote uma Entidade” | Projeto de Lei define chácara como pequenas propriedades rurais | Provimento CN-CNJ n. 195/2025 é debatido por Registradores de Imóveis do interior de São Paulo | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | STJ redefine a impenhorabilidade da pequena propriedade rural: Reserva Legal fora do cálculo – por Ana Clara Oliveira | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
-
BE 5952 - 06/11/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” reúne cerca de 200 pessoas em Curso sobre Sustentabilidade e Práticas ESG | PL que restringe critérios de desapropriação de terras para reforma agrária é aprovado na Câmara dos Deputados | STJ: é válida a arrematação por 2% do valor de avaliação do imóvel pertencente à empresa falida | 2º ENAC: confira o gabarito definitivo e o resultado preliminar | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | A averbação de saneamento na matrícula do imóvel – Provimento 195/25 CNJ – por Vitor Frederico Kümpel e Fernando Keutenedjian Mady | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5951 - 05/11/2025
Confira nesta edição:
Diretoria do IRIB se reúne para tratar sobre padronização | Lei n. 15.251, de 3 de novembro de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 56, de 04 de novembro de 2025 | PL que trata de imóveis rurais em faixa de fronteira é aprovado no Senado Federal | Plataforma para redução de CO2 em projetos habitacionais é fruto de parceria entre CEF e USP | Nota Técnica do RIB-MG traz orientações sobre cobrança de emolumentos para Cédulas Rurais | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Georreferenciamento segue obrigatório com a suspensão da certificação do INCRA? – por Jean Karlo Woiciechoski Mallmann | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Inventário e partilha extrajudicial. Cessionário – alteração. Rerratificação.
- Compra e Venda – instrumento particular. Art. 108 do CC. Princípio 'tempus regit actum' – aplicabilidade. Escritura pública – necessidade.
- STJ redefine a impenhorabilidade da pequena propriedade rural: Reserva Legal fora do cálculo
