BE2195

Compartilhe:


25º Fórum de Debates Projeto Brasil
Sistema Ferroviário no Brasil


Data:12 de dezembro de 2005
Local: Hotel Paulista Plaza – São Paulo

Evento

As primeiras iniciativas nacionais, relativas à construção de ferrovias remontam ao ano de 1828, quando o Governo Imperial autorizou por Carta de Lei a construção e exploração de estradas em geral. O propósito era a interligação das diversas regiões do País. Porém, a primeira linha só foi inaugurada pelo Barão de Mauá e D. Pedro II no dia 30 de abril de 1854. A Estrada de Ferro Mauá permitiu a integração das modalidades de transporte aquaviário e ferroviário, introduzindo a primeira operação intermodal do Brasil.

De 1980 a 1992, os sistemas ferroviários pertencentes à Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA e a FEPASA – Ferrovia Paulista S.A., foram afetados de forma dramática, quando os investimentos reduziram-se substancialmente. Na impossibilidade de gerar os recursos necessários para continuar financiando os investimentos, o Governo Federal colocou em prática ações voltadas à concessão de serviços públicos de transporte de carga à iniciativa privada.

Foi editada a Lei n.º 8.031/90 e suas alterações posteriores, que instituíram o Programa Nacional de Desestatização – PND, sendo a RFFSA incluída no referido Programa, em 10/03/92. Hoje, o sistema ferroviário nacional conta com cerca de 30 mil quilômetros de extensão, sendo que 28 mil foram concedidos para exploração privada durante a década de 90, e é o maior da América Latina em termos de carga transportada, atingindo 162,2 bilhões de tku (tonelada quilômetro útil), em 2001.

A integração da malha ferroviária no Brasil é tida como fundamental para acelerar e baratear o transporte de cargas e pessoas. A integração continental das ferrovias é vislumbrada como fundamental para maior integração comercial entre os países.

Temas
 

 Ferrovias Pós-Concessão: principais pontos de desenvolvimento e atrasos

 Novo desenho do sistema ferroviário nacional

 Principais obstáculos para integração da malha ferroviária nacional

 Visão de futuro: integração continental de ferrovias


Palestrantes

 Alfredo Nascimento – Ministro dos Transportes

 Luís Nassif – Dinheiro Vivo Agência de Informações

 Bernardo Hees – Presidente da América Latina Logística (ALL)

 Demian Fiocca – Vice-Presidente do BNDES

 Elias David Nigri – Presidente da Brasil Ferrovias

 Embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho - Comissão de Comércio do MERCOSUL-CCM

 Guilherme Lacerda – Presidente da FUNCEF

 José Alexandre Resende – Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres

 Manoel Reis – Coordenador do Centro de Excelência em Logística e Cadeias de Suprimentos da FGV-SP


* Lista sujeita a alteração

Inscrições

As inscrições podem ser efetuadas através do telefone0800.169966 ou do e-mail [email protected] até cinco dias antes da data do evento, pelo valor deR$ 310,00.

Para um número maior de inscrições, há descontos progressivos, conforme segue abaixo:

- Para mais de3 inscrições, o valor unitário passa a ser deR$ 280,00
- Para mais de5 inscrições, o valor unitário passa a ser deR$ 250,00
- Para mais de10 inscrições, o valor unitário passa a ser deR$ 230,00

Assinantes dos Produtos Dinheiro Vivo pagam R$ 200,00.

O cancelamento da inscrição só será aceito uma semana antes do evento, sendo assim se não comunicado a inscrição será efetivada.

Contamos com vossa participação. As vagas são limitadas.

Informações

Telefone:0800.169966
E-mail: [email protected]
www.dinheirovivo.com.br

Local: Hotel Paulista Plaza
Alameda Santos, 85 – São Paulo
12 de Dezembro – das 08h30 às 18h00

Patrocínio:

Brasil Ferrovias

Apoio:

Folha
CDN

Divulgação:

ANTF
Sindicato dos Metroviários de São Paulo

Realização:

Dinheiro Vivo



Últimos boletins



Ver todas as edições