BE2189
Compartilhe:
CINDER 2005
Depoimentos de autoridades e registradores que participaram doXV Congresso Internacional de Direito Registral, CINDER 2005, em Fortaleza, CE, de 7 a 10 de novembro
As experiências internacionais em Direito registral foram muito interessantes e os temas – crédito imobiliário e regularização fundiária –interessam a todos” – Francisco Rezende dos Santos, vice-presidente do Irib-MG e presidente da Serjus.
Sérgio Jacomino (SP), Ari Álvares Pires (Buritis, MG), Flauzilino Araújo dos Santos (SP), Francisco Rezende dos Santos (Esmeraldas, MG) e Eduardo Augusto (Conchas, SP)
É da maior importância esse congraçamento que reuniu países dos cinco continentes, especialmente pelo estreitamento das relações com a Espanha e Portugal, países com os quais o Irib já tem convênios, além da oportunidade ímpar de firmar novos convênios de cooperação técnica com o Peru e o Chile. As experiências internacionais em Direito registral foram muito interessantes e os temas abordados – crédito imobiliário e regularização fundiária – estão interligados e interessam a todos os setores, haja vista a maciça presença de executivos da área financeira, juntamente com autoridades da esfera jurídica governamental, que vieram prestigiar este exitoso congresso representativo dos registradores de imóveis.
Agora partiremos rumo a Coimbra, em janeiro de 2006, para a conclusão do curso de extensão, resultado da parceria do Irib, da Serjus, da PUC-Minas Virtual e do Cenor. A oportunidade servirá, também, para a abertura de novos canais de estudo em parceria com esse importante centro europeu, a fim de proporcionar aos registradores brasileiros outros cursos de pós-graduação em direitos reais na Universidade de Coimbra.
A partir da troca de informações entre países temos a oportunidade de corrigir eventuais falhas do nosso sistema” – João Baptista Galhardo, secretário geral do Irib e registrador de Araraquara, SP.
George Takeda e João Baptista Galhardo
Acho muito proveitosa essa troca de conhecimentos e a parceria que nasce de um congresso internacional com a participação de todos esses países aqui representados, como Estados Unidos, Japão, China, Lituânia, Venezuela, México, Espanha, Peru, entre outros.
A partir da troca de informações entre países temos a oportunidade de corrigir eventuais falhas do nosso sistema, bem como aprimorar nossa legislação e aumentar a segurança jurídica da propriedade, garantida pelo registro de imóveis, de acordo com a nossa Constituição federal.
Constatamos que o sistema financeiro brasileiro é muito desenvolvido, talvez até mais do que em outros países” – George Takeda, diretor de Assuntos Legislativos do Irib e registrador em São Paulo, SP.
Acho que este é um dos eventos mais importantes para a categoria, especialmente pelas experiências internacionais em relação à segurança jurídica dos atos de registro, ao crédito imobiliário e à regularização fundiária, que podem muito bem ser aproveitadas no Brasil. Idéias novas e que serão utilizadas em breve em nossas próprias reformas na legislação.
Comparando o Brasil com os demais países presentes no Cinder 2005, constatamos que o sistema financeiro brasileiro é muito desenvolvido, talvez até mais do que em outros países. Agora temos que dar respaldo para esse sistema funcionar de forma lubrificada. É preciso aumentar as garantias para que os créditos imobiliários possam fluir com muito mais velocidade e em maior quantidade.
Tenho a esperança de que o beneficiário final, o cidadão, receberá reflexos positivos das experiências compartilhadas no Cinder 2005” – Flauzilino Araújo dos Santos, diretor de publicidade e legislação do Irib e registrador em São Paulo, SP.
A experiência compartilhada neste congresso, que tem a participação de vários segmentos ligados à regularização fundiária e ao crédito imobiliário, é muito enriquecedora e traz uma perspectiva muito importante para o desenvolvimento dessas instituições no nosso país, visando principalmente à pessoa que está na ponta final da linha, que é o adquirente ou mutuário de um imóvel.
Da mesma forma, o ocupante de um imóvel, na medida em que se estudam as formas de regularização fundiária, para que não seja meramente jurídica, mas que envolva aspectos urbanísticos, sociais e políticos. É preciso que na regularização de uma área, de uma gleba e até de um imóvel, os aspectos urbanísticos bem como os de emprego e renda sejam atendidos. Enfim, é necessária a conjunção de vários fatores para que se possa falar em efetiva regularização.
EsteXV Congresso Internacional de Direito Registral promoveu o compartilhamento das experiências de vários profissionais estudiosos do Brasil e de outros países e tem sido bastante enriquecedor. Tenho a esperança de que o beneficiário final, o cidadão, receberá reflexos positivos das experiências compartilhadas no Cinder 2005.
O congresso trouxe experiências proveitosas de cada país, principalmente neste momento em que o Irib participa de reformulações legislativas na área registral imobiliária” – Francisco Ventura de Toledo, registrador em São Paulo, SP.
Leonardo Brandelli (Jundiaí, SP), Éverton Luiz Martins Rodrigues (Piracicaba, SP), George Takeda (SP), Francisco Ventura de Toledo (São Paulo) e Marcelo Salaroli de Oliveira (Patrocínio Paulista, SP)
Esse tipo de evento é muito importante para propiciar a troca de experiências, o que permite ao registrador brasileiro avaliar as práticas de outros países que participam do Cinder. O congresso trouxe experiências proveitosas de cada país, principalmente neste momento em que o Irib participa ativamente de reformulações legislativas na área registral imobiliária. A partir dessas experiências, vislumbro uma possibilidade de crescimento e aperfeiçoamento nas propostas que podem surgir nessas mudanças legislativas.
É um marco muito importante para o Brasil, não só por trazer as idéias que hoje se desenvolvem na Europa, mas também por reunir aqui os registradores e estudiosos do registro imobiliário dos demais países da América do Sul” – doutor Luís Paulo Aliende Ribeiro, juiz-auxiliar da CGJSP
Flauzilino Araújo dos Santos, juiz Luís Paulo Aliendi e George Takeda
O evento está muito bem desenvolvido, muito bem programado. E é um marco muito importante para o Brasil, não só por trazer as idéias que hoje se desenvolvem na Europa, especialmente na Espanha, mas também por reunir aqui os registradores e estudiosos do registro imobiliário dos demais países da América do Sul. Acredito que o grande mérito do congresso é trazer essas idéias para discussão. São idéias que não permitem uma aplicação de imediato no Brasil, mas que podem servir de mote para que mais isso possa ser feito mais tarde. Trazer essas idéias, certamente, é algo muito importante, muito bom!
Realização:
Cinder
Organização:
Irib
Patrocínio:
Itaú
Banco Santandre
Apoio:
Bovespa
Cblc
Abecip
Cibrasec
Últimos boletins
-
BE 5844 - 06/06/2025
Confira nesta edição:
Inscreva-se já no L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL! | Expropriação e transmissão de propriedade foram temas da nova edição da RDI em Debate | CEF registra lucro líquido de R$ 4,9 bilhões no 1º trimestre | PL disciplina trânsito por propriedade privada para o acesso a sítios naturais públicos | Seis novas RPPNs são criadas pelo Governo Federal | Clipping | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Imersão em Direito Registral: curso será realizado pela UNI ÍTALO e CENoR | Marco Legal das Garantias: novas regras sobre o valor mínimo de excussão na alienação fiduciária de imóvel – por Clodomiro Fernandes Lacerda | Jurisprudência do CSMSP | IRIB Responde.
-
BE 5843 - 05/06/2025
Confira nesta edição:
Condomínio de lotes será tema de painel do L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Provimento CN-CNJ n. 196, de 4 de junho de 2025 | Dia Mundial do Meio Ambiente: Cartórios brasileiros cada vez mais engajados na sustentabilidade ambiental | Confira a nova edição da revista “Cartórios com Você” | Amazônia: estudo aponta que 10,2 milhões de hectares de florestas públicas não destinadas apresentam alto risco de grilagem | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Imersão em Direito Registral: curso será realizado pela UNI ÍTALO e CENoR | Atualizações normativas para a usucapião extrajudicial em Minas Gerais – por Letícia Franco Maculan Assumpção, Paulo Hermano Soares Ribeiro e Carlos Rogério de Oliveira Londe | Jurisprudência do TJPR | IRIB Responde.
-
BE 5842 - 04/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL debaterá aspectos do fracionamento da propriedade imobiliária | INCRA envia Ofício ao IRIB sobre emissão do CCIR-2025 | Portaria SPU/MGI n. 4.322, de 2 de junho de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 195, de 3 de junho de 2025 | CNJ publica Provimento CN-CNJ n. 195/2025 criando IERI-e e SIG-RI | Exame Nacional dos Cartórios: FGV divulga resultados preliminares | RDI em Debate: próximo episódio aborda a expropriação no Registo Predial e a transmissão inter vivos de propriedade no Direito Visigótico | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Imersão em Direito Registral: curso será realizado pela UNI ÍTALO e CENoR | Consolidação da propriedade, leilão extrajudicial e a essencialidade da intimação pessoal do devedor – por Priscylla Bezerra Lima | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Adjudicação compulsória extrajudicial – impugnação fundamentada. Promessa de compra e venda. Nulidade. Título causal. Via judicial.
- Marco Legal das Garantias: novas regras sobre o valor mínimo de excussão na alienação fiduciária de imóvel
- PL disciplina trânsito por propriedade privada para o acesso a sítios naturais públicos