BE2170

Compartilhe:


Olhares cruzados

AELO visita IRIB
Parcelamento do solo urbano:
Proposta a criação de fórum permanente de discussões


O Presidente do Irib, Sérgio Jacomino, recebeu na manhã de terça-feira (22/11) o presidente da AELO - Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, Luiz Eduardo Oliveira Camargo, acompanhado dos advogados Dra. Zildete Medeiros, dra. Renata Mathias e Dr. Carlos Eduardo Castro Souza, além do jornalista Luiz Carlos Ramos, para tratar de temas de interesse comum de ambas as entidades.

Ao centro o Presidente da AELO, acompanhado dos advogados convidados

Depois da apresentação dos participantes, foi feita, pelo Presidente do Irib, uma breve explanação sobre a importância econômica e social dos registros de imóveis – no Brasil e no exterior – enfatizando-se a necessidade de estabelecer contatos com a comunidade de usuários dos serviços registrais para aperfeiçoamento das atividades.

A idéia do encontro foi dar seguimento aos trabalhos de discussão e aprofundamento das questões registrais relacionadas com o registro imobiliário de parcelamentos do solo urbano. Segundo Jacomino, os trabalhos feitos anteriormente, que culminaram na edição de uma cartilha – fruto de um grupo de trabalho do qual fazia parte o Presidente do Irib, além de outros registradores e especialistas em direito imobiliário – devem ser ampliados e aprofundados, criando-se um fórum permanente para discussão de temas relacionados com loteamentos e parcelamentos.

O nome do registrador imobiliário João Baptista Galhardo, de Araraquara, foi lembrado como especialista na matéria, autor de um importante livro, e que será especialmente convidado para participar do ciclo de debates.

O Presidente Luiz Eduardo Oliveira Camargo aceitou a sugestão de se firmar um convênio técnico de cooperação entre as entidades com o fim de formalizar um marco definidor das atividades. Pretende-se criar um fórum permanente que vai se deter no tema do parcelamento do solo urbano, envolvendo engenheiros, empreendedores, advogados, registradores e juristas para debater assuntos pré-definidos, armando audiências públicas, debates, encontros que serão abertos e gratuitos para todos os interessados.



Últimos boletins



Ver todas as edições