BE2143

Compartilhe:


a name="sumario">CINDER 2005

- CINDER 2005 tem início com retificação de registro e georreferenciamento
- Convidados internacionais são recepcionados pela organização do congresso e imprensa cearense dá ampla cobertura ao evento
- Primeiro dia do CINDER 2005: conferência inaugural de Lee Alston e destaque para o convênio entre Irib e Superintendência Nacional de Registros Públicos do Peru

CLIPPING 

DIÁRIO DO NORDESTE – CINDER TRAZ NOMES INTERNACIONAIS: Direito Registral será debatido por especialistas


CINDER 2005

CINDER 2005 tem início com retificação de registro e georreferenciamento

Reunidos no hotel Gran Marquise by Sol Meliá, em Fortaleza, cerca de 400 operadores do Direito, registradores, notários, economistas, urbanistas, incorporadores, executivos da área financeira e crédito imobiliário, vindos de 40 países dos cinco continentes, iniciaram o credenciamento nesta segunda-feira, 7 de novembro, para participarem doXV Congresso Internacional de Direito Registral, CINDER 2005, e doXXXII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil  .

No início da tarde, os inscritos participaram doCurso de retificação de registro e georreferenciamento, ministrado pelo diretor de assuntos agrários do Irib, Eduardo Augusto.

Em razão do grande interesse sobre a retificação administrativa de registro e, em especial,sobre o término dos prazos para o georreferenciamento de imóveis rurais, os organizadores do evento decidiram oferecer aos participantes do XV Congresso Internacional de Direito Registral o curso mais disputado dos últimos tempos, aproveitando os períodos livres antes, durante e após o evento.

Diretor do Irib Eduardo Augusto ministra curso no Cinder 2005 volta

Convidados internacionais são recepcionados pela organização do congresso e imprensa cearense dá ampla cobertura ao evento

Participantes e palestrantes vindos de todas as localidades do mundo desembarcaram no aeroporto de Fortaleza. O secretário-geral do Cinder Enrique Rajoy Brey e o presidente do Irib Sérgio Jacomino receberam os convidados do congresso internacional com um coquetel nesta segunda-feira, na cobertura do hotel.

A imprensa cearense dá ampla cobertura ao evento.

No início da manhã, às 6h30, o presidente do Irib concedeu entrevista ao vivo no programaBom dia Ceará, transmitido pela TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo de televisão.

Ao longo do dia, a Rádio Verdes Mares entrevistou o diretor do Irib Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza e o palestrante peruano Álvaro Delgado Scheelje.

O jornal Diário do Nordeste publicou matéria de meia página no caderno de Negócios, sob o títuloDireito Registral será debatido por especialistas, que reproduzimos no final deste Boletim.

A repórter Bárbara Brandão da TV Diário, emissora local com abrangência nacional, entrevistou o presidente do Irib sobre o principal tema do congresso, a regularização fundiária, em reportagem exibida nesta terça-feira, 8 de novembro, a partir de 7h30, no telejornal Diário da Manhã. volta

Primeiro dia do CINDER 2005: conferência inaugural de Lee Alston e destaque para o convênio entre Irib e Superintendência Nacional de Registros Públicos do Peru

A solenidade de abertura do congresso nesta terça-feira, 8 de novembro, às 9h30, contou com uma conferência inaugural por um dos maiores economistas especializados em negócios imobiliários do mundo, o norte-americano Lee Alston, professor de Economia na Universidade do Colorado e diretor do Instituto de Ciências do Comportamento.

No primeiro dia do evento, destaque para o acordo de cooperação técnica e científica que será firmado entre o Irib e a Sunarp, Superintendência Nacional de Registros Públicos do Peru, visando ao aperfeiçoamento e ao intercâmbio de informações entre os registradores de imóveis dos dois países. Segundo o diretor acadêmico do Irib, Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza, esse convênio é muito relevante para o Brasil pelo fato de que o registro no Peru é totalmente informatizado, sendo que lá não existe mais matrícula em papel.

Álvaro Delgado Scheelje

Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza


No Peru temos o sistema todo interligado, o que permite que a população possa fazer consultas via internet”, declarou o chefe de Registros Públicos de Lima, Álvaro Delgado Scheelje. Ele veio ao Brasil por dois motivos muito especiais: 1)apresentar palestra no CINDER 2005 sobreA importância econômica das garantias e de um modelo registral eficiente e 2) assinar o convênio de cooperação com o Irib.

Segundo o presidente do Irib Sérgio Jacomino, o objeto do presente convênio consiste na interação dos países para estudo, debate e publicação de textos e trabalhos produzidos por ambas as entidades, visando à troca de informações sobre suas respectivas atividades científicas na área de registro imobiliário. volta

CLIPPING  

DIÁRIO DO NORDESTE – 7/11/2005

CINDER TRAZ NOMES INTERNACIONAIS
Direito Registral será debatido por especialistas


A Regularização Fundiária e seus desdobramentos, como os problemas dos assentamentos informais, o desenvolvimento das cidades e direito à habitação e moradia, são temas do XV Congresso Internacional de Direito Registral (Cinder 2005), que será aberto hoje, às 20:30 horas, no Hotel Gran Meliá.

O Cinder 2005 trará para Fortaleza representantes da China, Japão, Portugal, Espanha, Lituânia, Peru, Chile e Estados Unidos, entre outros países. O evento é promovido pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib), em parceria com o Centro Internacional de Direito Registral da União Européia (Cinder). Tem ainda o apoio da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur).

EXPERIÊNCIAS - Para o secretário geral do Cinder Enrique Rajoy, uma das maiores autoridades mundiais de direito imobiliário, o evento servirá para troca de experiências dos vários sistemas registrais europeus e latino-americanos. Ele destacou ainda o grande potencial econômico que um evento desse porte traz para o Estado anfitrião, na medida em que muitos investidores do setor da construção civil estarão presentes no Cinder 2005 e com os olhos atentos às possibilidades de negócios imobiliários na Capital e no Interior do Ceará.

O presidente do Irib, Sérgio Jacomino, reforça ainda que um dos motivos que o levaram a escolher a capital cearense para sediar o evento, primeiro por ser uma cidade que abriga os mais belos cenários do litoral brasileiro, mundialmente conhecida como Cidade do Sol e, também porque Fortaleza é o destino mais próximo do Brasil para quem chega da Europa. Jacomino ressalta que os temas abordados no congresso são muito atuais e importantes para vários setores do Brasil, da economia, judiciário, políticas sociais, mercado imobiliário, bancos e construção civil.

Entre os temas que serão debatidos no encontro a partir de amanhã, o diretor de publicidade do Irib, Flauzilino Araújo dos Santos destaca a regularização fundiária. “Existe um esforço internacional para melhorar a qualidade de vida das pessoas e, a regularização fundiária é uma das formas de cidadania na medida em que ter o título do imóvel possibilita a interação do proprietário com o mundo financeiro e econômico”, frisou.

Outro tema de destaque é o Crédito imobiliário. Santos disse que o evento enfocará tanto a questão do acesso ao crédito, quanto a desburocratização do processo para facilitar seu acesso. “O Brasil tem sistemas que facilitam a aquisição do imóvel, mas requer um fortalecimento na documentação para as entidades de crédito e na recuperação do crédito quando o mutuário torna-se inadimplente”, afirmou.

Esta, portanto, é a primeira vez que o Brasil receberá representantes de países dos cinco continentes. Estão confirmados nomes de peso como o economista Lee Alston (Denver-EUA), os espanhóis Benito Arruñada e Fernando Mendez (Colégio de Registradores da Espanha), o japonês Masato Ninomya (Consulado do Japão – SP), Álvaro Delgado Scheelje (Peru), Valentinas Racys (Lituânia), Raúl Castellano Y Martinez Baéz (México), Helge Onsrud (Noruega), Mônica Jardim (Portugal), Madeleine Velasco Alvarado (Porto Rico), assim como a presença do consultor do Ministério das Cidades Edésio Fernandes, também professor da Universidade de Londres.

(JornalDiário do Nordeste, Caderno Negócios, 7/11/2005). volta



Últimos boletins



Ver todas as edições