BE2137
Compartilhe:
Diretora do Irib recebe cumprimentos de registradores
Importante representante da classe de registradores de imóveis de São Paulo, o oficial titular do 18° RI da capital, Bernardo Oswaldo Francez, cumprimentou oficialmente a diretora de Regularização Fundiária e Urbanismo do Irib, Patricia Ferraz, pela sua atuação como porta-voz da entidade junto aos diversos setores da esfera governamental e da iniciativa privada, no sentido de atuar em prol do fortalecimento do registro imobiliário e dos direitos reais de propriedade, com ênfase na questão da regularização fundiária urbana, em nível nacional e internacional.
Reproduzimos, a seguir, íntegra de mensagem do registrador Bernardo Oswaldo Francez.
Venho acompanhando com viva admiração o dinâmico trabalho de V. Sª na Diretoria desse prestigioso Órgão, que congrega os Oficiais de Registro Imobiliário deste nosso imenso País, o qual se tem mostrado uma verdadeira escola.
Cumprimento, pois, V. Sª , pela dedicação sem limites com que vem atuando, de modo a esclarecer, com seu exemplo e saber jurídico, junto ao povo em geral e às autoridades, do Brasil e do Exterior, o amplo trabalho utilitário e idealista que vimos empreendendo, por delegação do Poder Público, para a facilidade e a segurança do registro imobiliário, que norteia o Direito de Propriedade.
É, sem dúvida, de atitudes firmes como as de V. Sª que estaremos edificando uma sistemática cada vez mais eficiente para bem do nosso povo. O Direito Imobiliário Brasileiro se afirma como um modelo para outros países, graças a esse Instituto, que conta com pessoas de profundo conhecimento e altruísmo, dispostas a repassar, a seus pares, sua vivência e experiência.
Receba, Dra. Patrícia Ferraz, o preito de minha estima e apreço.
Cordialmente,
BERNARDO OSWALDO FRANCEZ
18º Oficial de Registro de Imóveis
ENR - Escola Nacional de Registros
Cabia ao Irib a vanguarda da iniciativa!
Parabéns pela criação da ESCOLA NACIONAL DE REGISTROS!
Há muito tempo já cabia ao IRIB a vanguarda dessa iniciativa. Somente personalidades como os Doutores Jacomino e Lamana Paiva, aliados aos demais colegas mineiros, poderiam ter brilhante iniciativa.
Com entusiasmo, pretendo ser um dos fundadores.
Ocorre que não poderei estar em Fortaleza/CE, no CINDER.
Abraços, Marco Uberti Gonçalves, Oficial Titrlar, SRP Antônio Prado/RS.
NE: O Irib disponibilizará o acesso das assinaturas no site, de modo que o colega poderá subscrever a ata de fundação remotamente.
Cabia ao Irib a vanguarda da iniciativa!
Caro e Querido Amigo Dr. Sérgio Jacomino
DD. Presidente do IRIB,
lendo, ordinariamente como fazemos,o BE #2129 - desta data, deparamo-nos com a Ata de fundação da Escola Nacional de Registradores Imobiliários de 24 de setembro transato.
Parabéns pela novel e extraordinária inciativa.
Do amigo, e seus brilhantes pares, só poderíamos esperarpor tais e exemplares iniciativas.
Se Vossas Senhorias me permitirem sugiro que estudem, desde logo, a possibilidade da referida escola vir a criar, certamente conveniada com alguma Instituição de Ensino Superior, preferencialmente uma Universidade Federal, programa de pós-graduaçãostricto sensu, na modalidade de pós-graduaçãoprofissionalizante, tudode conformidade com as normas de regência ditadas pela Capes.
Dito pós-graduação viria à calhar, sobretudo nas próximas décadas, quando o Brasil enfrentará, positivamente, verdadeira revolução registral,revolução estatão recorrente e tão necessária.
Nada obstante nossa insignificância no mundo acadêmico e jurídico, ficaríamos honrados e envaidecidos, se nos permitirem, também, podermos subscrever a referida ata, uma vez que a fundação de que trata constitui o inícioda revolução a que estamos a nos referir.
Parabéns a todos que, direta ou indiretamente, vêem contribuindo para a fundação da predita escola que já nasce merecedora de todos os elogios e merecedora de toda esperança de relevantes serviços que, certamente, serão prestados à nação brasileira.
Parabéns especial ao amigo que, com mão de mestre, pena de ouro e coração de criança não mede esforço de, cada vez mais, conduzir os destinos do IRIB a porto seguro, levando-o, inclusive, a ser conhecido e reconhecido internacionalmente.
Renovados abraços, do amigo,
Luís Abelardo Pashoal da Costa
OAB/SP 79.576 [email protected]
Últimos boletins
-
BE 5936 - 15/10/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” abordará o tema “Cartório Blindado: LGPD” | RI Digital e e-Notariado: integração entre plataformas é oficialmente habilitada | CRE do Senado Federal aprova texto substitutivo do PL n. 4.497/2024 | Registro torna comprador responsável pelas cotas condominiais | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Biblioteca: Obra “Tratado Notarial e Registral – Vol. 5 – Ofício de Registro de Imóveis” chega à 2ª edição | STF caminha para garantir imunidade de ITBI a empresas imobiliárias – por Werner Damásio | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5935 - 14/10/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | Justiça Federal suspende efeitos da Resolução COFECI n. 1.551/2025 | CGJPA: Portaria Conjunta regulamenta a mediação e a conciliação nas Serventias Extrajudiciais | Análise Econômica e o papel da Constituição na realidade brasileira são tema de palestra do Ministro Luiz Fux | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | O art. 185 do CTN, a usucapião tabular e o mundo de Nárnia – por Eduardo Moreira Reis | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
-
BE 5934 - 13/10/2025
Confira nesta edição:
“RDI em Debate”: atuação do Registrador perante norma inconstitucional e o caso das antenas de telecomunicação e o Registro de Imóveis serão temas da próxima live | Congresso de Direito Notarial e Registral: saiba como foram as apresentações das Diretorias do IRIB | Resolução CMN n. 5.255, de 10 de outubro de 2025 | ANOREG/BR publica matéria sobre impacto da digitalização nas Serventias Extrajudiciais | Episódio do programa “Cartório Contemporâneo” trata sobre governança e reforma do Código Civil | ANOREG/PR: crença de Cartórios milionários não resiste a dados que apontam déficit em quase 170 Serventias paranaenses | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | ISSQN – Serviços notariais e de registro – Arbitramento da base de cálculo – por George Takeda | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- COGEX e Arquivo do TJMA estudam parceria para digitalização de acervos cartorários
- Tokenização imobiliária – normatização. Registro de Imóveis – interface regulada.
- Georreferenciamento. Confrontante – notificação. Proprietário falecido. Rio navegável ou não.