BE2078
Compartilhe:
Primeiro Seminário Regional de Regularização Fundiária no PE
Presidente do Irib profere palestra
Recife recebe urbanistas, registradores e notários na segunda, 10/10, no auditório da OAB/PE, onde será realizado o Primeiro Seminário Regional de Regularização Fundiária no PE, com a presença do prefeito João Paulo . A convite da OAB e da Prefeitura, Sérgio Jacomino - presidente do Irib – Instituto de Registro Imobiliário do Brasil vai proferir palestra sobre O Estatuto da Cidade e as Inovações no Direito Registral Imobiliário, tema do terceiro painel, apresentado a partir das 16h30.
O Irib vem se empenhando na questão da regularização fundiária, com participação pro-ativa nos debates e projetos na esfera governamental. Para o presidente do Irib, “as incertezas jurídicas e a falta de um sistema de definição de publicidade de direitos de propriedade acarretam juros mais altos, degradam a atividade econômica, coloca na marginalidade do sistema econômico pessoas que não têm a representação jurídica de seus ativos econômicos. Exemplo disso são os milhões de brasileiros que vivem em moradias irregulares e que não podem utilizar esse patrimônio informal para alavancar e garantir operações de crédito.”
Sobre o Primeiro Seminário Regional de Regularização Fundiária no PE, Jacomino afirma que “a realização deste evento no nordeste brasileiro é pleno de significados. É a expressão da convicção de que o país pode se desenvolver de forma harmônica, com igualdade de oportunidades, com inclusão social, integrando o país rumo ao desenvolvimento econômico.”
Serviço:
Data: Segunda 10/10 das 9h às 18h
Local: Auditório Murilo Guimarães - OAB/PE
Taxa de Inscrição: R$ 30,00
(exceto para os portadores do passaporte cultural)
Informações e Inscrições: Escola Ruy Antunes da OAB-PE / Tel: 3224-7282 - Fax: 3224-2425 / E-mail: [email protected]
Programação
Últimos boletins
-
BE 5916 - 17/09/2025
Confira nesta edição:
NÃO PERCA: “IRIB Qualifica” será lançado oficialmente amanhã! | Conheça o IRIB Cultural: a loja virtual do IRIB! | 1º Congresso STJ da Segunda Instância Federal e Estadual aprova enunciado sobre REURB-S | Convênio celebrado entre o TJSC e a ANOREG/SC amplia PIDs no Estado | Clipping | UNI ÍTALO oferece desconto em curso internacional para associados ao IRIB | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Inventário extrajudicial com herdeiro incapaz: Partilha desigual e partilha por universitas iuris – por Carlos Eduardo Elias de Oliveira | Jurisprudência do TJMS | IRIB Responde.
-
BE 5915 - 16/09/2025
Confira nesta edição:
Diretoria de Comunicação do IRIB é nomeada pelo Presidente do Instituto | Parceria entre IRIB e JUSPREV oferece PLANJUS aos associados do Instituto | Resolução CONAMA n. 510, de 15 de setembro de 2025 | ONR e CNB/CF realizam live sobre RI-Digital e e-Notariado | População ribeirinha poderá ter prioridade no PMCMV | Agricultor familiar poderá ser isento do ITR | UNI ÍTALO oferece desconto em curso internacional para associados ao IRIB | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Incorporação imobiliária de casas isoladas e geminadas – por Jamilson Lisboa Sabino | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
-
BE 5914 - 15/09/2025
Confira nesta edição:
Presidente do IRIB nomeia Diretoria de Novas Tecnologias | IRIB participa do Encontro Anual de Prestação de Contas 2025 do Hospital de Amor | Lei n. 15.206, de 12 de setembro de 2025 | RI Digital e e-Notariado: integração será tema de live conjunta entre ONR e CNB/CF | Sancionada lei que prorroga prazo para ratificação de imóveis rurais em faixa de fronteira | IN RFB n. 2.275/2025: confira entrevista de Frederico Assad publicada pela ANOREG/SP | UNI ÍTALO oferece desconto em curso internacional para associados ao IRIB | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Retificação de área e o provimento CNJ 195/25 – Das assinaturas eletrônicas no procedimento – Parte 3 – por Jean Karlo Woiciechoski Mallmann | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Inventário extrajudicial com herdeiro incapaz: Partilha desigual e partilha por universitas iuris
- Alienação fiduciária. Consolidação da propriedade – requerimento – credor. Indisponibilidade de bens – devedor fiduciante. Qualificação registral.
- Convênio celebrado entre o TJSC e a ANOREG/SC amplia PIDs no Estado