BE1995

Compartilhe:


Georreferenciamento e retificação de registro
MS comparece em peso a evento da AnoregMS
Roberto José Medeiros *


Realizou-se no dia 3 setembro próximo passado, o Seminário "Georreferenciamento - Imóveis Rurais" na sede da ANOREG/MS - Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul, em conjunto com a ASMEA - Associação Sul-matogrossense dos Engenheiros Agrimensores e CREA/MS - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul.

O auditório, totalmente lotado, teve a participação de notários, registradores, engenheiros de diversas áreas, topógrafos, geólogos, biólogos, proprietários rurais, advogados, acadêmicos, integrantes de Sindicatos, da FAMASUL, de prefeituras e de órgãos federais.

Participantes renomados  

Os palestrantes, Cid Roner de Castro Paulino - Engenheiro agrônomo e Diretor presidente do IMA-P, Almir Vieira Pereira Junior - Advogado eProcurador Autárquico Estadual, Roberto Tadeu Teixeira - Engenheiro Agrimensor, especialista em georreferenciamento de imóveis rurais, chefe do setor de cartografia ecoordenador do Comitê Regional de Certificação do INCRA-SP, professor daFaculdade de Engenharia de Agrimensura de Pirassununga e Eduardo Agostinho Arruda Augusto - Graduado em Direito com especialização para Registradores iberoamericanos em Barcelona e Diretor de assuntos agrários do IRIB (Instituto de Registro Imobiliário do Brasil), apresentaram conteúdos sobre a Lei 10.267/01, Decreto 4446/02 e demais dispositivos regulamentadores.

O palestrante Eduardo Agostinho Arruda Augusto, registrador imobiliárioda comarca de Conchasde São Paulo, proferiuaula sobre retificação extrajudicial e georreferenciamento. Os Registradores Imobiliários de Mato Grosso do Sul, com a maioria esmagadora dos presentes, chegando a 90% dos titulares do estado, demonstraram grande satisfação pelos conhecimentos auferidos.

“show de imagem e de som”  

A organização do Seminário planejou a palestra do Dr. Eduardo para o último módulo, a partir das 16:45h. prevendo o interesse da platéia. Como era de se imaginar, o palestrante prendeu a atenção de todos, ultrapassando o horário previsto para o encerramento. Em virtude do adiantado da hora, não foi possível abrir tempo para perguntas, tendo sido oferecido aos participantes a possibilidade de fazê-lo por e-mail.

Almir Vieira Pereira Junior, Eduardo Augusto e o Presidente da AnoregMS

Para a surpresa de todos, ao final de sua apresentação, verdadeiro show de imagem e som, em demonstração de perícia e alta tecnologia, foi feito um apelo ao otimismo e à coragem de todos para um Brasil melhor.

Quanto aos ensinamentos, apesar de resumidos, pois sabemos que seu curso tem duração de muitas horas, foi e continua sendo elogiado por todos. Estão de parabéns o IRIB, os registradores imobiliários e os operadores do Direito por terem em seus quadros um professor com o nível de conhecimento do Dr. Eduardo. Ressaltamos, além de seus conhecimentos, suas qualidades em administrar os recursos áudios-visuais, o controle do palco e a capacidade de prender a atenção do público.

Os debatedores de cada módulo da palestra, juntamente com os inscritos no seminário, proporcionaram discussões de alto nívelcom resultados para a melhoria do conhecimento das áreas técnica, de registro imobiliário, e jurídica.

Prorrogação de prazos do Decreto 4449/02 é reclamo geral  

Os segmentos envolvidos cobraram a prorrogação dos prazos constantes no Decreto 4449/02 e a imediata melhoria da estrutura, do aparelhamento e do atendimento do INCRA quando da análise dos documentos que compõem o georreferenciamento com vistas à certificação.

Opresidente da ANOREG/MS, Roberto José Medeiros, demonstrou grande preocupação pela ausência do Superintendente do INCRA/MS, Luiz Carlos Bonellie do Gestor de Ordenamento Territorial e membro do Comitê Regional de Certificação do INCRA/MS,Yodi Nakamura, tendo em vista que aquele órgão é fundamental para que o georreferenciamento de imóveis rurais tenha o sucesso esperado.

A ANOREG/MS, juntamente com a ASMEA, estarão em contato nos próximos dias com a ASSOMASUL, convidando-a para irem ao INCRA regional e nacional, se for o caso, oferecendo apoio para que o georreferenciamento que, pelos dispositivos legais, fixam o último dia do mês de outubro como limite até 500 hectares, não resulte ematraso nos procedimentos que envolvem imóveis rurais.

Imagem

Se não ocorrer prorrogação, as prefeituras serão prejudicadas na arrecadação do ITBI, os cartórios não poderão lavrar escrituras e nem fazer o registro de imóveis rurais quando houver mudança de titularidade, parcelamento, desmembramento, retificação, reunião ou outros tipos de averbações. A questão mais problemática diz respeito aos pequenos proprietários rurais com áreas abaixo de 500 hectares que também serão prejudicados.

A ANOREG-MS, juntamente com os organizadores e participantes agradecem o IRIB na pessoa do seu Presidente Dr. Sérgio Jacomino pela especial fineza em indicar e permitir a presença do Dr. Eduardo Agostinho Arruda Augusto, esperando reeditar em outra oportunidade.

* Roberto José Medeiros é registrador imobiliário e Presidente da ANOREG/MS



Últimos boletins



Ver todas as edições