BE1975
Compartilhe:
Diretora do IRIB profere palestra sobre regularização fundiária
Patricia Ferraz representa a entidade em congresso promovido pela prefeitura do Guarujá
A convite da Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Guarujá, a diretora de urbanismo e regularização fundiária do Irib, Patricia Ferraz , profere palestra no dia 2 de setembro, às 14h15, no I Congresso de Regularização Fundiária em Áreas de Preservação Permanente , que será realizado no Casa Grande Hotel, na Enseada.
O objetivo do congresso promovido pela prefeitura do Guarujá é discutir o tema da regularização fundiária com todos os envolvidos e encontrar, no ordenamento jurídico, alternativas para a ocupação em áreas de preservação permanente. Outro objetivo importante do debate é encontrar formas de reduzir os impactos ambientais urbanos oriundos da ocupação desordenada, bem como fornecer suporte ao executivo municipal no cumprimento de sua política social.
A diretora do Irib falará sobre o tema Regularização fundiária: função social da propriedade e desenvolvimento econômico sustentado.
Registradora em Diadema e diretora do Irib , Patrícia Ferraz é reconhecida como importante interlocutora junto ao governo federal, especialmente no Ministério das Cidades, no que diz respeito à questão da regularização fundiária. Foi uma das colaboradoras diretas do projeto 3.057, cujo relatório apresentado em 14 de dezembro de 2005, pelo deputado Evilásio, acha-se em debate e pode ser lido no site da Câmara: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/258925.htm .
O Irib tem uma atuação pro-ativa na questão da regularização fundiária e a participação nesse importante congresso realizado em um dos principais municípios do litoral paulista enfatiza a importância econômica e social dos registros públicos de direitos na regularização fundiária, pois o registro dos títulos nos cartórios de imóveis constitui poderoso instrumento de inclusão social e desenvolvimento econômico.
Palestrantes de peso integram o programa do I Congresso de Regularização Fundiária em Áreas de Preservação Permanente no Guarujá
O congresso reunirá profissionais com grande representatividade na questão da regularização fundiária, como Evangelina de Almeida Pinho , gerente regional do Serviço Patrimônio da União – SPU; Lineu Peinado , desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo; Daury de Paula Junior , promotor do Meio Ambiente de Santos; Fernando Reverendo Vidal Akaoui , promotor do Meio Ambiente de São Vicente; Mauro Scazufca , diretor Planejamento da Prefeitura Municipal de Guarujá; Mário Mantovani ,diretor institucional da SOS Mata Atlântica; Gastone Righi , ex-deputado federal constituinte, âncora da TV Mar; José Eduardo de Paula Alonso , presidente do Conselho Regional Engenharia e Arquitetura do Estado de São Paulo, Creasp; Rosane Tierno , Departamento de Assuntos Fundiários e Prevenção de Riscos – Ministério das Cidades; Fátima Regina Melo Souza , diretora Jurídica do Departamento de Regularização Fundiária da Prefeitura do Guarujá; Lúcia Bastos Ribeiro Sena , advogada da Secretaria do Estado do Meio Ambiente; Rodrigo Agostinho , advogado ambientalista e representante no Conselho Nacional do Meio Ambiente, Conama, em Brasília; Ambrosino de Serpa Coutinho ,gerente de Projetos Unidades de Assentamentos Subnormais, HBBUAS, Programa Habitar Brasil – Ministério das Cidades; Domingos Ricardo de Oliveira Barbosa , chefe da Divisão Regional da Baixada Santista e Vale do Ribeira do Departamento Proteção Recursos Naturais – DEPRN; Capitão Pinho , Polícia Ambiental; Ademilson Zamboni, gerente executivo do Projeto de Gestão Integrada dos Ambientes Costeiro e Marinho do Ministério do Meio Ambiente; Elci Camargo , advogada ambientalista, ex-integrante da Ong SOS Mata Atlântica; Fabrício Gandini , Ong Instituto Maramar para o Manejo Responsável dos Recursos Naturais; Fábio Dib e Giulius Cesare , membros da Ong Cave.
Programa: I Congresso de Regularização Fundiária em Áreas de Preservação Permanente
Realização: dias 1 e 2 de setembro de 2005
Local: Casa Grande Hotel – Av. Miguel Stefano, 1001 – Enseada – Guarujá
Realização: Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Semam
Dia 01/09/2005
8 h – Credenciamento
8h30 – Abertura solene com o prefeito municipal Farid Said Madi
8h50 – Teoria Geral da responsabilidade ambiental em áreas de ocupação irregular de preservação ambiental - Dr. Rodrigo Agostinho , Advogado Ambientalista, Vice-presidente da Região Sudeste do Instituto O Direito por um Planeta Verde e representante no Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama, em Brasília.
9h40 – Desenvolvimento Urbano em Áreas de Preservação Ambiental e Terrenos de Marinha – Dr. Gastone Righi, ex Deputado Federal Constituinte , Ancôra da TV Mar.
10h30 – Coffee Break
10h45 – C omo Resolver Problemas de Ocupação Irregular em Áreas da União – Dra. Evangelina de Almeida Pinho , Gerente Regional do Serviço Patrimônio da União.
11h35 – Aspectos Legais dos Instrumentos de Planejamento Regional: Zoneamento Ecológico Econômico e Plano de Manejo – Dra. Lúcia Bastos Ribeiro Sena , Advogada, Secretaria do Estado do Meio Ambiente.
12h25 – Almoço livre
14h15 – Ocupação Irregular: O Ambiente da Desigualdade – Dr. Ambrosino de Serpa Coutinho – Gerente de Projetos Unidades de Assentamentos Subnormais – HBBUAS – Programa Habitar Brasil – Ministério das Cidades.
15h05 – Urbanização das Favelas Sem Ferir O Estatuto das Cidades e Legislações Vigentes – Dr. Daury de Paula Junior , Promotor do Meio Ambiente de Santos
15h55 – Coffee Break
16h20 – C omo os TACs Podem Ajudar a Resolver o Problema das Invasões em Áreas de Preservação Ambiental – Dr. Fernando Reverendo Vidal Akaoui – Promotor do Meio Ambiente de São Vicente
17h10 – Adequação da Lei de Zoneamento Municipal nas Áreas de Proteção Ambiental Invadidas – Dr. Mauro Scazufca , Diretor Planejamento da Prefeitura Municipal de Guarujá
17h45 – Apresentação da ADELG – Associação Desenvolvimento Leste do Guarujá
18h00 – Encerramento
Dia 02/09/2005
8h – Credenciamento
8h30 – As Prefeituras Municipais e a Regularização dos Loteamentos – Dr. José Eduardo de Paula Alonso – CREASP – Presidente do Conselho Regional Engenharia e Arquitetura do Estado de São Paulo
8h50 – Objetivo Social da Regularização Fundiária – Dra. Rosane Tierno – Departamento de Assuntos Fundiários e Prevenção de Riscos – Ministério das Cidades
9h40 – Quais os Instrumentos Jurídicos que Garantam o Direito à Posse e Dão Suporte ao Executivo Municipal no Cumprimento de sua Política Social – Dra. Fátima Regina Melo Souza (Diretora Jurídica do Departamento de Regularização Fundiária da Prefeitura Guarujá ) / Capitão Pinho (Polícia Ambiental).
10h30 – Coffee Break
10h45 – Licenciamento Ambiental em Áreas de Preservação Permanente – Dr. Domingos Ricardo de Oliveira Barbosa – Chefe Divisão Regional da Baixada Santista e Vale do Ribeira do Departamento Proteção Recursos Naturais (DEPRN).
11h35 – Efetividade e Permanência da Regularização Fundiária em Áreas de Ocupação Urbana Precária – Dr. Lineu Peinado , Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo.
12h25 Almoço livre
14h15 – Regularização Fundiária: Função Social da Propriedade e Desenvolvimento Econômico Sustentado – Dra. Patrícia Ferraz , Diretora de Urbanismo e Regularização Fundiária do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, IRIB, e Diretora de Regularização Fundiária da Anoreg-BR – Associação dos Notários e Registradores do Brasil.
15h05 – Correlação entre Assuntos Fundiários e Gerenciamento Costeiro em Áreas de Preservação Permanente – Dr. Ademilson Zamboni , Gerente Executivo do Projeto de Gestão Integrada dos Ambientes Costeiro e Marinho do Ministério do Meio Ambiente.
15h55 – Coffee Break
16h20 – Legislação Ambiental, Federal, Estadual e Municipal, que Embasam à Política Social da Regularização Fundiária – Dra. Elci Camargo , Advogada Ambientalista, ex integrante ONG SOS Mata Atlântica
16h55 – Apresentação da SOS Mata Atlântica – Dr. Mário Mantovani
17h10 – As ONG`S Ambientais e o Ministério Público :Posicionamento e Crescimento em Áreas Preservadas – Sr. Fábio Dib e Sr. Giulius Cesare (membros da ONG CAVE)
17h40 – Caminhos Viáveis emÁreas com Restrição Ambiental no Município do Guarujá – Sr. Fabrício Gandini – ONG Instituto Maramar para o Manejo Responsável dos Recursos Naturais
18h – Encerramento
Inscrições
O I Congresso de Regularização Fundiária em Áreas de Preservação Permanente é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pela Internet ou pelo telefone.
Site: www.guaruja.sp.gov.br
Telefone:13-3389-6000 – ramal 4414
Realização:
Prefeitura Municipal de Guarujá
Últimos boletins
-
BE 5748 - 17/01/2025
Confira nesta edição:
Conheça o IRIB Cultural: a loja virtual do IRIB! | Lei Complementar n. 214, de 16 de janeiro de 2025 | RIB promove live sobre Provimento da Indisponibilidade e CNIB 2.0 | Titular de Cartório poderá acumular cargo público ou magistério | Reconstrução de edifício poderá ser submetida à Lei n. 4.591/1964 | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | TAC7 promoverá 3º Encontro de Gestão e Finanças para o Futuro | CENoR: Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – Professor Doutor Manuel Henrique Mesquita – 2025 | Reurb em área de preservação permanente e a Lei Federal 14.285/2021 – por Taniara Nogueira Ferreira | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5747 - 16/01/2025
Confira nesta edição:
Atenção! O IRIB agora está em um único perfil no Instagram | Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | CGJAM realiza investidura de aprovados em concurso para Serviços Notariais e Registrais | PMCMV: Projeto de Lei permite aplicação do programa em casas afetadas por desastres | Prevenção e Gerenciamento de Crises Ambientais: CEJ/CJF publica caderno definitivo da I Jornada Jurídica | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | TAC7 promoverá 3º Encontro de Gestão e Finanças para o Futuro | CENoR: Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – Professor Doutor Manuel Henrique Mesquita – 2025 | ITBI do município de Balsas/MA: De um caso particular à solução jurídica universal – por Anielly Belfort e Lourival da Silva Ramos Júnior | Jurisprudência do TJAC | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
-
BE 5746 - 15/01/2025
Confira nesta edição:
Revista de Direito Imobiliário inicia chamada de artigos para edição do 2º semestre de 2025 | Portaria SPU/MGI n. 324, de 13 de janeiro de 2025 | ONR fornecerá tecnologia para informatização de quase mil Cartórios de Registro de Imóveis | RE discute imunidade de ITBI para integralização de capital social de imobiliárias | Desapropriação para comunidades quilombolas possui prazo de caducidade diverso das desapropriações comuns | Clipping | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | Concentração legal, prioridade registral e a arrepsia da indisponibilidade regrada no provimento 188 do CNJ – arrebatamento matricial – por Douglas Gavazzi | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Reconstrução de edifício poderá ser submetida à Lei n. 4.591/1964
- Titular de Cartório poderá acumular cargo público ou magistério
- RIB promove live sobre Provimento da Indisponibilidade e CNIB 2.0