BE1943
Compartilhe:
Irib e Cinder convidados para visitar a Bovespa
Securitização e parcerias na pauta do almoço
O secretário geral do Centro Internacional de Direito Registral - Cinder, Enrique Rajoy Brey, encontra-se este mês no Brasil para proferir palestras a convite do Irib, Banco Santander e da Comissão da Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CII/ CBIC).
Romeu Pasquantonio, Sérgio Jacomino, Charles Mann de Toledo, Amarilis Prado Sardenberg, enrique Rajoy Brey, Alexandre Assoline e Nora Rachman
Acompanhado pelo presidente do Irib, Sérgio Jacomino, o registrador espanhol cumpriu agenda de visitas em São Paulo, sendo recebido no último dia 16 de agosto pelo assessor de Desenvolvimento de Negócios da Bovespa, Romeu Pasquantonio, que lhe ofereceu um almoço no restaurante La Bourse, localizado no tradicional prédio da rua XV de Novembro, que abriga a sede da entidade.
A comitiva do Irib, integrada pelo presidente da entidade e pelo diretor executivo Alexandre Assolini Mota, participou do almoço que reuniu um grupo de importantes executivos da Bolsa de Valores de São Paulo, como Nora Rachman (superintendente de Assuntos Legais), Luiz Felipe Amaral Calabró (advogado), Charles Mann de Toledo (gerente de Operações de Renda Fixa) e os diretores da Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia – CBLC, Amarilis Prado Sardenberg e João Batista Fraga, além do gerente de custódia Leandro Alves de Souza.
Os membros da Bovespa demonstraram muito interesse nas informações sobre o mercado imobiliário na Espanha, questionando sobre a segurança jurídica e agilidade das transações naquele país, assim como forneceram dados relevantes sobre a atuação da bolsa.
Durante este intercâmbio informal, Rajoy explicou como funciona a Carta de Crédito Imobiliário e os papéis de investimentos no mercado secundário espanhol, traçando comentários sobre o registro predial, mercantil, sobre a força da hipoteca naquele país, os mecanismos e tecnologias que asseguram e centralizam as informações registais, implementando segurança nas transações imobiliárias e um efetivo desenvolvimento econômico no país.
Alexandre Assolini complementou informações sobre as CCI’s no Brasil e ressaltou o exemplo da Espanha, onde a hipoteca gera um estado de confiança no mercado. Sérgio Jacomino afirmou que “a blindagem de garantias reais pode proporcionar um arcabouço muito consistente que pode diminuir o grau de insegurança e estimular o desenvolvimento econômico do país”, por isso o Irib tem trabalhado junto a entidades parceiras, como Abecip e Secovi, no sentido de propor ações conjuntas e chegar a um aperfeiçoamento do sistema registral no Brasil. Segundo o Presidente do Irib é preciso superar os problemas criados com debilitação dos registros e com o tumultuado rito das execuções hipotecárias, que são acidentadas, trazendo insegurança e instabilidade ao mercado.
O Presidente do Irib ainda enfatizou a importância dos registros na blindagem das garantias que servem de arrimo aos papéis que serão negociados na bolsa em virtude da securitização dos créditos imobiliários. Jacomino expôs com clareza a todos os participantes como funciona o sistema de purificação dos títulos que acessam o sistema registral e que repercutem no nascimento dos direitos reais e na sinalização, via publicidade registral, da situação jurídica dos imóveis. “Quem adquire bens imóveis necessita saber de quem compra e o que compra. O registro deve proporcionar à sociedade as informações seguras sobre a situação jurídica dos bens, possibilitando a contratação e a realização dos negócios. Quando falhe a publicidade registral, informando erradamente ou não divulgando um fato jurídico relevante (como a existência de uma penhora, por exemplo), o sistema deve responder com a responsabilidade do registrador ou do Estado”.
A pedido do assessor da Bovespa, Pasquantonio, Jacomino explicou com detalhes a missão do Irib, a importância dos cartórios de Registro de Imóveis para a segurança jurídica das transações e falou sobre os acordos de cooperação técnica que o instituto mantém com entidades do mundo inteiro, inclusive o Cinder, que realizará conjuntamente um congresso internacional de 7 a 10 de novembro deste ano, em Fortaleza, reunindo juristas, notários e registradores de todos os continentes para um intercâmbio inédito sobre direito registral imobiliário.
A Bovespa pode vir a se tornar parceira do Irib tendo sido apresentada uma proposta de celebração de convênio técnico e científico, tendo em vista que a Bolsa vai aprofundar as iniciativas de colocação de papéis representativos de crédito imobiliário no mercado de capitais.
Comitiva Irib-Cinder faz um tour pelo agitado pregão da Bolsa de SP
Após o almoço, Romeu Pasquantonio percorreu as instalações da Bolsa, mostrando ao presidente do Irib e ao secretário-geral do Cinder como funciona o dia-a-dia da Bovespa, fazendo uma parada obrigatória pelo agitado pregão e a estação de trabalho, onde o diretor do pregão, André Eduardo Demarco, explicou como funciona o painel de monitoramento, que concentra todas as informações sobre as sociedades corretoras, as operações de investimento e atualização do movimento do mercado monitorado através do sistema de notícias on-line, que fornece informações sobre leilões, emitindo dados sobre papeis, quantidade de ações, quem compra, quem vende e por que motivo está sendo realizado o leilão.
André Eduardo Demarco, diretor do pregão, demonstra o sistema informatizado da Bovespa
Comandando uma equipe de controllers altamente especializados, que acompanham o mercado fazendo marketing share , Demarco explicou que seu trabalho se resume em atender o corretor e resolver os problemas de operação, além de ser o “coração” da bolsa, detendo inclusive o poder de intervir no mercado, ou seja, de paralisar a megabolsa. O diretor do pregão contabilizou que ocorrem, em média, 200 leilões por dia, sendo que destes cerca de 70% sofrem interferência.
Próxima parada: Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo
Irib apresenta projetos ao Órgão do TJSP
Após a visita à sede da Bovespa, Enrique Rajoy foi recebido na Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de S. Paulo, pelos juízes Luís Paulo Aliende Ribeiro e José Marcelo Tossi Silva, em reunião de trabalho e estudos, onde foram tratados temas relativos à atividade registral e judiciária no Brasil e na Espanha. Entre outros assuntos, o juiz Aliende explicou como funcionam os concursos para outorga das Delegações de Notas e de Registros na comarca de São Paulo, demonstrando os critérios de pontuação.
Imagem
Comentou-se sobre as diferenças de sistemas, destacando-se o fato de que na Espanha o registrador pode recorrer de uma decisão em procedimentos de dúvida, enquanto que no Brasil isto não pode ocorrer. O secretário geral do Cinder revelou que, em seu país, o Colégio Registral está fazendo autoregulação, com apoio do órgão fiscalizador, o que contribui positivamente para uma melhoria dos serviços.
Encerrando a reunião, o presidente do Irib entregou ao doutor Aliende vários pedidos de formalização de atuação conjunta entre o Irib e o Órgão do Tribunal de Justiça de São Paulo. Em pauta: reforma das Normas de Serviço, constituição de força-tarefa para desenvolvimento técnico de registradores e outras iniciativas que serão oportunamente divulgadas.
Últimos boletins
-
BE 5748 - 17/01/2025
Confira nesta edição:
Conheça o IRIB Cultural: a loja virtual do IRIB! | Lei Complementar n. 214, de 16 de janeiro de 2025 | RIB promove live sobre Provimento da Indisponibilidade e CNIB 2.0 | Titular de Cartório poderá acumular cargo público ou magistério | Reconstrução de edifício poderá ser submetida à Lei n. 4.591/1964 | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | TAC7 promoverá 3º Encontro de Gestão e Finanças para o Futuro | CENoR: Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – Professor Doutor Manuel Henrique Mesquita – 2025 | Reurb em área de preservação permanente e a Lei Federal 14.285/2021 – por Taniara Nogueira Ferreira | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5747 - 16/01/2025
Confira nesta edição:
Atenção! O IRIB agora está em um único perfil no Instagram | Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | CGJAM realiza investidura de aprovados em concurso para Serviços Notariais e Registrais | PMCMV: Projeto de Lei permite aplicação do programa em casas afetadas por desastres | Prevenção e Gerenciamento de Crises Ambientais: CEJ/CJF publica caderno definitivo da I Jornada Jurídica | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | TAC7 promoverá 3º Encontro de Gestão e Finanças para o Futuro | CENoR: Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – Professor Doutor Manuel Henrique Mesquita – 2025 | ITBI do município de Balsas/MA: De um caso particular à solução jurídica universal – por Anielly Belfort e Lourival da Silva Ramos Júnior | Jurisprudência do TJAC | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
-
BE 5746 - 15/01/2025
Confira nesta edição:
Revista de Direito Imobiliário inicia chamada de artigos para edição do 2º semestre de 2025 | Portaria SPU/MGI n. 324, de 13 de janeiro de 2025 | ONR fornecerá tecnologia para informatização de quase mil Cartórios de Registro de Imóveis | RE discute imunidade de ITBI para integralização de capital social de imobiliárias | Desapropriação para comunidades quilombolas possui prazo de caducidade diverso das desapropriações comuns | Clipping | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | Concentração legal, prioridade registral e a arrepsia da indisponibilidade regrada no provimento 188 do CNJ – arrebatamento matricial – por Douglas Gavazzi | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Reconstrução de edifício poderá ser submetida à Lei n. 4.591/1964
- Titular de Cartório poderá acumular cargo público ou magistério
- RIB promove live sobre Provimento da Indisponibilidade e CNIB 2.0