BE1942
Compartilhe:
Abecip comemora 38 anos
Irib e Cinder comparecem à festa: parabéns!
No dia 19 de agosto, a ABECIP comemorou 38 anos. São quase quatro décadas em que a Associação se empenha na defesa de seus associados e no aprimoramento do crédito imobiliário no País.
O Presidente do Irib, Sérgio Jacomino, bem como o secretário-geral do Cinder, Enrique Rajoy Brey, estiveram presentes às festividades comemorativas no jantar oferecido pela entidade no Gallery Oggi, ocasião em que foram agraciados com a Medalha do Mérito Habitacional os Srs. Elano Paula e Maurício Schulman.
Décio Tenerello, Presidente da Abecip em evento que reuniu registradores em São Paulo (SecoviSP, em 15/8/2005)
Saiba um pouco mais sobre a Abecip
Em 19 de agosto de 1967, 34 empresas de todo o País, Sociedades de Crédito Imobiliário (SCIs) e Associações de Poupança e Empréstimos (APEs), formaram a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança - ABECIP. Uniu-se, assim, em torno do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) - o braço de mercado do SFH - todo um segmento de empresários do crédito imobiliário.
A ABECIP tem como missão o aperfeiçoamento do modelo brasileiro de financiamento imobiliário que estimula a construção de milhões de moradias, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil.
Para atingir seus objetivos a ABECIP mantém estreito contato com as autoridades e especialistas do setor para discussão dos problemas, normas e regulamentações da área de crédito imobiliário e poupança.
A ABECIP possui escritórios em São Paulo e em Brasília que possibilitam maior sinergia entre suas Associadas e também entre as esferas legislativa, executiva e judiciária do Governo.
Para a troca de experiências e conhecimentos entre as Associadas, a ABECIP constituiu Comissões Técnicas que se reúnem periodicamente para análise de questões do setor, em busca de soluções e padronização de procedimentos.
A Entidade também tem participação ativa em conselhos e grupos técnicos que debatem assuntos relevantes para o segmento da habitação.
No âmbito internacional a ABECIP é filiada a várias entidades do setor e mantém intercâmbio de informações que visa acompanhar a experiência de outros países e analisar a sua aplicação no caso brasileiro.
Exemplo de parceria de sucesso: Irib/Abecip. Reunião de trabalho envolvendo agentes do crédito imobiliário e registradores de SP (16/8/2005).
Nos últimos anos a ABECIP investiu na modernização do SFH, participando de estudos para criação dos institutos da Alienação Fiduciária de Bens Imóveis e do Patrimônio de Afetação, instrumentos que aprimoram o sistemas de garantias nas operações de crédito imobiliário e na criação do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) que redundou na criação da Companhia Brasileira de Securitização – Cibrasec
Entre os parceiros da entidade, destaca-se o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, que mantém convênio técnico, reiterado pela segunda vez consecutiva, que tem proporcionado bons frutos para o mercado imobiliário.
Últimos boletins
-
BE 5782 - 10/03/2025
Confira nesta edição:
Assista as palestras do XLIX Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil! | CNR adia data de inscrições para Selos Cartório Mulher, Boas Práticas e Ações de Acessibilidade e Cartório Sem Preconceito | PL pretende instituir novo título de crédito | PDL poderá anular Portaria MMA/MDA n. 1.309/2025 | Seminário: Imersão em Direito de Família e Sucessões nos Cartórios Extrajudiciais | Fundação ENORE-RS e UNISC: Curso de Especialização em Direito Notarial, Registral e Imobiliário | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Vinculação do memorial descritivo: Segurança jurídica x Flexibilidade – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
-
BE 5781 - 07/03/2025
Confira nesta edição:
8 de março: IRIB homenageia mulheres pelo Dia Internacional da Mulher | Primeiro ENAC tem mais de 18 mil inscrições homologadas | Folha de S. Paulo: “Cartórios pedem que Gleisi regulamente marco das garantias” | ELLAS promove equidade e empoderamento feminino | Seminário: Imersão em Direito de Família e Sucessões nos Cartórios Extrajudiciais | Fundação ENORE-RS e UNISC: Curso de Especialização em Direito Notarial, Registral e Imobiliário | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Inconstitucionalidade da cobrança de ITBI sobre o excedente na integralização de capital social – por Ana Beatriz Sampaio | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
-
BE 5780 - 06/03/2025
Confira nesta edição:
ATENÇÃO: não perca o prazo para enviar seu trabalho para a RDI! | Solução de Consulta RFB n. 27, de 27 de fevereiro de 2025 | Páscoa Solidária: ANOREG/MT promove campanha de doação de leite em pó para Hospital do Câncer | PL regulamenta ações de advogados com perícia no setor imobiliário | Natal Inteligente: RARES-NR realiza entrega de doações | Seminário: Imersão em Direito de Família e Sucessões nos Cartórios Extrajudiciais | Fundação ENORE-RS e UNISC: Curso de Especialização em Direito Notarial, Registral e Imobiliário | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | O procedimento extrajudicial de usucapião e o direito fundamental à propriedade imobiliária – por Rodrigo Henriques de Araújo | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Execução de título extrajudicial. Bem de família. Imóvel de alto valor. Impenhorabilidade.
- Assista a íntegra das palestras do XLIX Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil!
- [EXCLUSIVO PARA ASSOCIADOS] Assista as palestras do XLIX Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil!