BE1852
Compartilhe:
Curso sobre sistemas de titulação da propriedade
Registradores brasileiros enviam notícias de Madri
O Boletim eletrônico do Irib 1776 divulgou as informações completas e o programa do curso sobre sistemas de Titulação da Propriedade que está sendo realizado em realizado em Madri, na Espanha, entre os dias 11 e 22 de julho. Este ano, pela primeira vez, a FIIAPP e o Colégio de Registradores da Espanha, programaram esse curso de verão.
De Madri, o d iretor de assuntos agrários do Irib e r egistrador Imobiliário de Conchas,SP, Eduardo Augusto, envia a reportagem que segue.
MADRI – Curso de Verano: La Titulación de la Propiedad
Cerimônia de Abertura do Curso
Da esquerda para a direita: os registradores brasileiros e diretores do IRIB, Eduardo Augusto, Patrícia Ferraz, Aline Molinari e Marcelo A. S. de Melo.
Na manhã de 11 de julho, na sede do Instituto Nacional de Administração Pública (INAP), em Madri, houve a sessão solene de abertura dos cursos da Escuela de Verano de Gobierno y Políticas Públicas, patrocinados pelo governo espanhol e destinados a profissionais de países ibero-americanos.
A mesa diretora foi composta pelas seguintes autoridades: doutores Francisco Ramos Fernándes-Torrecilla, diretor do INAP; Antonio Fernández Poyato, diretor da federação internacional e para ibero-américa de administração e políticas públicas – FIIAP; José Luís Piñar Mañas, diretor da agência espanhola de proteção de dados; Antonio Martinez Serrano, subdiretor-geral de relações internacionais – INE; Frederico A. Castilho Blanco, secretário-geral da união ibero-americana de municipalistas; e Nicolás Nogueiroles Peiró, registrador imobiliário e diretor de relações internacionais do colégio de registradores da Espanha.
São noventa alunos ibero-americanos inscritos em quatro cursos da Escuela de Verano de Gobierno y Políticas Públicas:
1. La Titulación de la Propiedad – organizado pelo Colégio de Registradores da Espanha;
2. Gobierno, Gestión y Políticas Públicas Locales - organizado pela União Ibero-Americana de Municipalistas;
3. Indicadores Estatísticos para la Toma de Decisiones - organizado pelo Instituto Nacional de Estatística; e
4. Curso Teórico-Práctico sobre Protección de Datos - organizado pela Agência Espanhola de Proteção de Dados.
Depois da saudação de todas as autoridades, que desejaram aos alunos ibero-americanos um ótimo curso e uma excelente estada na capital espanhola, o grupo discente interdisciplinar foi dividido em salas de acordo com o curso em que estava matriculado.
São 20 alunos matriculados no curso de “La Titulación de la Propiedad” e a delegação brasileira está formada pelos registradores Aline Molinari, Eduardo Augusto, Patrícia Ferraz e Marcelo Melo, todos integrantes da diretoria do IRIB.
O corpo docente do curso é composto pelos melhores profissionais das áreas do Direito civil e do Direito registral imobiliário espanhol, sendo coordenado pelos doutores Nicolás Nogueiroles, do Colégio de Registradores, e Benito Arruñada Sánchez, catedrático de organização de empresas pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona.
Últimos boletins
-
BE 5982 - 17/12/2025
Confira nesta edição:
AGO 2025: IRIB REALIZARÁ ASSEMBLEIA HOJE, A PARTIR DAS 15H30 | Câmara dos Deputados aprova PL que regulamenta Reforma Tributária | Senado Federal aprova PL n. 3.758/2024 | IBGE: após três anos de alta, número de divórcios apresenta queda | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | Georreferenciamento em ponto morto: decreto acende alerta sobre segurança fundiária – por Adhemar Michelin Filho | Jurisprudência do TJMS | IRIB Responde.
-
BE 5981 - 16/12/2025
Confira nesta edição:
ARIBA 2025 Conexão, Cooperação e Justiça: três entidades do Registro Imobiliário brasileiro participaram do evento | IRIB divulga link para AGO 2025 | Portaria SGD/MGI n. 11.229, de 12 de dezembro de 2025 | Portaria SGD/MGI n. 11.230, de 12 de dezembro de 2025 | Bem de Família, Direito Real de Habitação, herança e obrigações do vendedor após posse de comprador foram alguns temas tratados pelo STJ em 2025 | Programa Regularizar permite mais de 100 mil registros de imóveis no Piauí | CMULHER aprova PL que impede que marido agressor requeira usucapião de imóvel quando mulher fugir de violência doméstica | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | Reforma tributária e o cadastro imobiliário brasileiro: Uma nova arquitetura fiscal – por Ricardo Soriano e Natália Bessoni | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5980 - 15/12/2025
Confira nesta edição:
IRIB divulga link para AGO 2025 | SREI: ONR apresenta avanços da Fase 4 | Resultado definitivo do 2º ENAC é homologado pelo CNJ | CNB/CF elege novo Presidente para gestão nos próximos anos | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | É possível regularizar a minha fração ideal? Quando a estremação urbana é uma opção – por Dayana Fernanda Machado | Jurisprudência do TJPR | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Condomínio. Retificação administrativa. Proprietários/condôminos – requerimento – assinatura. Georreferenciamento.
- Alienação fiduciária. Purgação da mora. Devedor – intimação por edital. Publicação exclusiva em meio eletrônico. Consolidação da propriedade – nulidade.
- Georreferenciamento em ponto morto: decreto acende alerta sobre segurança fundiária
