BE1852

Compartilhe:


Curso sobre sistemas de titulação da propriedade
Registradores brasileiros enviam notícias de Madri


O Boletim eletrônico do Irib 1776 divulgou as informações completas e o programa do curso sobre sistemas de   Titulação da Propriedade que está sendo realizado em realizado em Madri, na Espanha, entre os dias 11 e 22 de julho. Este ano, pela primeira vez, a FIIAPP e o Colégio de Registradores da Espanha, programaram esse curso de verão.

De Madri, o d iretor de assuntos agrários do Irib e r egistrador Imobiliário de Conchas,SP, Eduardo Augusto, envia a reportagem que segue.

MADRI – Curso de Verano:   La Titulación    de la Propiedad  

Cerimônia de Abertura do Curso

Da esquerda para a direita: os registradores brasileiros e diretores do IRIB, Eduardo Augusto, Patrícia Ferraz, Aline Molinari e Marcelo A. S. de Melo.

Na manhã de 11 de julho, na sede do Instituto Nacional de Administração Pública (INAP), em Madri, houve a sessão solene de abertura dos cursos da Escuela de Verano de Gobierno y Políticas Públicas, patrocinados pelo governo espanhol e destinados a profissionais de países ibero-americanos.

A mesa diretora foi composta pelas seguintes autoridades: doutores Francisco Ramos Fernándes-Torrecilla, diretor do INAP; Antonio Fernández Poyato, diretor da federação internacional e para ibero-américa de administração e políticas públicas – FIIAP; José Luís Piñar Mañas, diretor da agência espanhola de proteção de dados; Antonio Martinez Serrano, subdiretor-geral de relações internacionais – INE; Frederico A. Castilho Blanco, secretário-geral da união ibero-americana de municipalistas; e Nicolás Nogueiroles Peiró, registrador imobiliário e diretor de relações internacionais do colégio de registradores da Espanha.

São noventa alunos ibero-americanos inscritos em quatro cursos da Escuela de Verano de Gobierno y Políticas Públicas:

1. La Titulación de la Propiedad – organizado pelo Colégio de Registradores da Espanha;

2. Gobierno, Gestión y Políticas Públicas Locales - organizado pela União Ibero-Americana de Municipalistas;

3. Indicadores Estatísticos para la Toma de Decisiones - organizado pelo Instituto Nacional de Estatística; e

4. Curso Teórico-Práctico sobre Protección de Datos - organizado pela Agência Espanhola de Proteção de Dados.

Depois da saudação de todas as autoridades, que desejaram aos alunos ibero-americanos um ótimo curso e uma excelente estada na capital espanhola, o grupo discente interdisciplinar foi dividido em salas de acordo com o curso em que estava matriculado.

São 20 alunos matriculados no curso de “La Titulación de la Propiedad” e a delegação brasileira está formada pelos registradores Aline Molinari, Eduardo Augusto, Patrícia Ferraz e Marcelo Melo, todos integrantes da diretoria do IRIB.

O corpo docente do curso é composto pelos melhores profissionais das áreas do Direito civil e do Direito registral imobiliário espanhol, sendo coordenado pelos doutores Nicolás Nogueiroles, do Colégio de Registradores, e Benito Arruñada Sánchez, catedrático de organização de empresas pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona.



Últimos boletins



Ver todas as edições