BE1829

Compartilhe:


Catedráticos da Universidade de Coimbra cumprem agenda de visitas em BH


Responsáveis por ministrar o curso preparatório para o ingresso na carreira de Notários e Registradores em Portugal, os membros do corpo diretivo do Centro de Estudos Notariais e Registrais da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, CENoR, Mónica Jardim e Rafael Reis, cumpriram agenda oficial em Belo Horizonte, antes de deslocaram-se para Ouro Preto, onde ministraram o primeiro módulo do Curso de Direitos Reais e Sistemas Registrais  , para 106 alunos oriundos de dez estados brasileiros.

Os catedráticos portugueses, que vieram ao Brasil a convite do Irib e da Serjus, visitaram na tarde do dia 28/6/2005, a sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, onde foram recepcionados pelo assessor especial da presidência do TJ, Ricardo Arnaldo Malheiros Fiúza , acompanhados do vice-presidente da Serjus, Ari Pires e do registrador de Teresópolis/RJ, Eduardo Pacheco , responsável pelo convênio entre a Universidade de Coimbra e o Irib.

Ricardo Fiúza (assess. TJ-MG), Profª Mónica Jardim (CENoR), Eduardo Pacheco (registrador Teresópolis/RJ), Prof. Rafael Reis (CENoR) e Ari Álvares Pires Neto (vice-presidente da Serjus)

“A vinda dos professores Mónica Jardim e Rafael Reis ao nosso País promove um importante intercâmbio de conhecimentos. Quando se trata da Universidade de Coimbra, esta importância cresce porque a história de Minas e do Brasil está ligada a esta Universidade. Vale lembrar que os grandes inconfidentes brasileiros e portugueses vieram para cá com ideais de justiça e liberdade”, opinou o assessor especial da presidência do TJ, Ricardo Arnaldo Malheiros Fiúza.
 
Ricardo Fiúza (assess. TJ-MG), presenteia os professores do CENoR, Rafael Reis e Mónica Jardim

 Convidados internacionais do Irib e da Serjus são prestigiados pela UFMG  

Em seguida, cumprindo agenda de visitas em Belo Horizonte, os catedráticos também foram recebidos na Faculdade de Direito da UFMG, onde fizeram um tour pelas instalações e visitaram o memorial da faculdade, que abriga obras anteriores a 1920, em sua maior parte doadas pelo jornalista e mecenas Assis Chateaubriand. Eles foram recepcionados pelo diretor da Faculdade  de Direito da UFMG, Aluízio Gonzaga , que declarou: “Os professores da Universidade Coimbra vieram ao Brasil tratar de uma matéria importantíssima para os cartórios brasileiros, que é o Direito Notarial e Registral. É preciso que se estude muito esta matéria para praticá-la bem no dia-a-dia da profissão de notários e registradores”.

Mónica Jardim, Ari Álvares Pires Neto, Rafael Reis, Eduardo Pacheco e Prof. Aluízio Gonzaga (UFMG)
  
Eduardo Pacheco acompanha Mónica Jardim e Rafael Reis em visita à biblioteca da Faculdade de Direito da UFM



Últimos boletins



Ver todas as edições