BE1774
Compartilhe:
IRIB prepara primeiras reportagens para a Tv Justiça
Bastidores das gravações em Diadema
O Iribestá produzindo uma série de programas sobre regularização fundiária urbana que serão exibidos nos próximos meses na TV Justiça, peloprograma "Cartório, o Parceiro Amigo", com o objetivo de discutir as propostas relativas ao assunto e a legislação vigente. Temas como a regularização de terras da União, planos diretores das cidades, inclusão social e os obstáculos para a regularização, serão a principal pauta do programa de TV.
Direto do estúdio, a diretora de Urbanismo e Regularização Fundiária do Irib e diretora da AnoregBR, Patrícia Ferraz, entrevistará um rol de convidados que representam importante papel na questão da regularização no Brasil – tanto da esfera governamental, como do Judiciário, ambientalistas, urbanistas, advogados, economistas –, personalidades de escol, que colaboram com ações concretas para o enfrentamento e solução dos problemas da moradia.
Áreas ocupadas em Diadema
Para agilizar o formato do programa, estão sendo produzidas reportagens externas, que serão inseridas nos blocos e que representam standards em questões de irregularidade fundiária. O Irib preparou as primeiras reportagens, no último sábado, dia 28/05, cujas imagens foram gravadas em Diadema - município da Grande São Paulo, com crescimento recorde nos últimos anos, fato que acarretou inúmeros problemas. De 1970 a 1980, por exemplo, a cidade tinha 16 favelas; de 80 a 90esse número multiplicou para 160 favelas. Hojeo municípiopossui muitas ocupações irregulares e loteamentos clandestinos, alguns em área de mananciais, com significativo impacto ambiental, além de problemas de saneamento.
A equipe de reportagem do Irib visitou quatro lugares que retratam a situação atual do município: Sítio Joaninha, Jardim das Praias, Jardim Portinari e Jardim Campanário, onde foram registradas imagens contundentes e depoimentos, em que a população é unânime em afirmar que precisa haver a regularização da propriedade para que hajam melhorias efetivas em suas vidas.
Sítio Joaninha, ar puro e água contaminada
Ao chegar no Sítio Joaninha, a sensação é de estar no paraíso, respirando muito ar puro e contemplando o verde. Porém na realidade é um loteamento clandestino em área de manancial, onde toda a água está contaminada, há precariedadede infra-estrutura, faltade iluminação pública, a comunidade recebe água de caminhão pipa uma vez a cada 10 ou 15 dias. A área é predominantemente rural, com muita vegetação da Mata Atlântica, sendo que os moradores que integram a Associação de Amigos do Bairro se comprometeram com a prefeitura de Diadema a não mais permitirem invasões e a cuidar do local ocupado.Foram entrevistados integrantes da associação do bairro, como Raimunda do Vale Ferreira, dona de casa, 56 anos, e Anísio Oliveira Neto, prestador de serviços de construção, 44 anos.
Jardim das Praias , um “modelo” de regularização
Casas bem construídas, ruas asfaltadas, praças, áreas de lazer e urbanização em 362 lotes. Esse é retrato de uma área em avançado processo de regularização pela prefeitura em parceria com os moradores, com preservação das áreas verdes, parcelamento das casas, o assentamento representa um "modelo" para a prefeitura local. Possui quatro associações muito participativas, que cuidam da infra-estrutura do bairro: Associação de Moradia Nossa Luta-Nossa Terra; Associação de Moradores Jardim Maria Tereza; Associação dos Moradores de Aluguel e Cortiços da Região Oeste de Diadema; e Associação Pró-Moradia Liberdade. Foi entrevistado o líder comunitário Ronaldo José Lacerda, que contou como as associações se mobilizaram para conseguir regularizar a região.
Jardim Portinari, área de risco com deslizamentos
Popularmente conhecida como Mazzaferro, a área é totalmente irregular e extremamenteproblemática. Neste localpróximo ao bolsãoindustrial, há ocupações de risco e a prefeitura está remanejando as famílias, fornecendo aluguel social. O projeto é recuperar áreas verdes e construir um conjunto habitacional em local mais adequado, respeitando a preservação ambiental.
Jardim Campanário, núcleo habitacional regular
Área de concessão, também conhecida pelo nome de Celite, onde hoje se encontra o Núcleo Habitacional 18 de Agosto e Santa Luzia, em situação regular. Os moradores estão envolvidos com o centro comunitário, as casas são construídas em alvenaria, com boa infra-estrutura. Crianças brincando no parquinho, movimento de carros, ruas pavimentadas, o bairro é resultado de um projeto de urbanização bem-sucedido. Segundo apuramos na reportagem, os moradores almejam ter o título de propriedade devidamente regularizado no Registro de Imóveis.
Últimos boletins
-
BE 5748 - 17/01/2025
Confira nesta edição:
Conheça o IRIB Cultural: a loja virtual do IRIB! | Lei Complementar n. 214, de 16 de janeiro de 2025 | RIB promove live sobre Provimento da Indisponibilidade e CNIB 2.0 | Titular de Cartório poderá acumular cargo público ou magistério | Reconstrução de edifício poderá ser submetida à Lei n. 4.591/1964 | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | TAC7 promoverá 3º Encontro de Gestão e Finanças para o Futuro | CENoR: Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – Professor Doutor Manuel Henrique Mesquita – 2025 | Reurb em área de preservação permanente e a Lei Federal 14.285/2021 – por Taniara Nogueira Ferreira | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5747 - 16/01/2025
Confira nesta edição:
Atenção! O IRIB agora está em um único perfil no Instagram | Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | CGJAM realiza investidura de aprovados em concurso para Serviços Notariais e Registrais | PMCMV: Projeto de Lei permite aplicação do programa em casas afetadas por desastres | Prevenção e Gerenciamento de Crises Ambientais: CEJ/CJF publica caderno definitivo da I Jornada Jurídica | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | TAC7 promoverá 3º Encontro de Gestão e Finanças para o Futuro | CENoR: Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – Professor Doutor Manuel Henrique Mesquita – 2025 | ITBI do município de Balsas/MA: De um caso particular à solução jurídica universal – por Anielly Belfort e Lourival da Silva Ramos Júnior | Jurisprudência do TJAC | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
-
BE 5746 - 15/01/2025
Confira nesta edição:
Revista de Direito Imobiliário inicia chamada de artigos para edição do 2º semestre de 2025 | Portaria SPU/MGI n. 324, de 13 de janeiro de 2025 | ONR fornecerá tecnologia para informatização de quase mil Cartórios de Registro de Imóveis | RE discute imunidade de ITBI para integralização de capital social de imobiliárias | Desapropriação para comunidades quilombolas possui prazo de caducidade diverso das desapropriações comuns | Clipping | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | Concentração legal, prioridade registral e a arrepsia da indisponibilidade regrada no provimento 188 do CNJ – arrebatamento matricial – por Douglas Gavazzi | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Reconstrução de edifício poderá ser submetida à Lei n. 4.591/1964
- Titular de Cartório poderá acumular cargo público ou magistério
- RIB promove live sobre Provimento da Indisponibilidade e CNIB 2.0