BE1678
Compartilhe:
Noite de autógrafos do Desembargador Ricardo Dip
Autor de RI (Vários Estudos ) é prestigiado pelo meio jurídico e acadêmico
Prestigiado pelo meio jurídico e acadêmico, o lançamento do novo título da coleção Irib em Debate – Registro de Imóveis (Vários Estudos) do desembargador Ricardo Henry Marques Dip -, realizado na noite do último dia 5 de abril de 2005, na Livraria Cultura, em São Paulo, contou, entre outras autoridades,com a presença do Desembargador Pires de Araújo, do Juiz aposentado Hélio Lobo Júnior, do Procurador de Justiça aposentado Jaques de Camargo Penteado, do diretor executivo do Irib, Dr. Alexandre Assoline, de maciço númerode alunos de Direito da Unip (Universidade em que o autor leciona) e de registradores paulistas, como George Takeda, Joélcio Escobar, Flaviano Galhardo, Henrique Rogério Dal Molin,Antonio Carlos Belato Câmara, Sérgio Jacomino, entre outros. Esteve presente ao lançamento, o tradutor do Irib, Sr. Francisco Tost.
Des. Pires de Araújo e Ricardo Dip em lançamento na Livraria Cultura
A obra, que reúne vários artigos e estudos do jurista, incluídos alguns publicados no Boletim Eletrônico do Irib e na Revista de Direito Imobiliário, versa sobre o Direito registral imobiliário brasileiro, esmiuçando a temática, desde o conceito, a função social do registrador, retificações, cancelamento de registro, alienação de bens, hipoteca, a segurança jurídica e o estatuto profissional do notário e do registrador, entre outros assuntos.
Na ocasião do lançamento do livro, o Desembargador Ricardo Dip falou com exclusividade ao BE: “Primeiramente há uma antiga frase,lembra-me que é muito conhecida, lembra-me que é de longa data e que dizisto: ‘lançar um livro é como ter um filho’. E esta obra - Registro de Imóveis (vários estudos) - que a Editora Sergio Fabris, com o apoio inestimável do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, acaba de lançar, representa para mim uma coisa inédita: é o lançamento de um filho de vinte anos! Ou seja, ela reúne, na verdade, trabalhos que vêm lá de 1984 e 85 quando, pela primeira vez, eu comecei a meditar sobre o tema do registro imobiliário mundial e particularmente o brasileiro. É como se nela tivesse um pedaço da minha melhor produção intelectual. Se ela tem valor ou não, não me cabe julgar, mas é certo que efetivamente eu encontro muito da minha personalidade nas páginas desse livro. É realmente um livro de que eu gosto muito porque traduz uma existência de vinte anos... e não é pouco uma caminhada de vinte anos, em meio a muitas atividades judiciais, em meio a muitos processos, em meio a minha vida em família, em meio às minhas aulas; e ter conseguido, apesar de tudo mas com a graça de Deus, uma obra que me parece bastante razoável para tentar ajudar um pouquinho a formar a comunidade registral brasileira...”.
Confira, a seguir, as declarações dos presentes na noite de autógrafos do Des. Ricardo Dip na Livraria Cultura.
Joélcio Escobar (Oficial do 8 ° RI da capital, SP): Dr. Ricardo Dip é um escritor que há muito tempo milita no nosso meio e mesmo tendo abandonado a magistratura registral, nunca deixou de participar do meio e os livros dele são sempre um sucesso!
Henrique Rogério Dal Molin (Oficial do RI de Mogi Guaçu): É sempre uma satisfação muito grande vir ao lançamento dos livros do Dr. Dip, porque sempre nos enriquecem muito. Eu conheço o Dr. Dip de longa data e ele sempre foi um estudioso que nos trouxe muita ajuda, então é sempre agradável poder desfrutar essa sabedoria.
Hélio Lobo Júnior (conselheiro jurídico do Irib): Eu tive contato com a obra em Maceió e como todo livro do Dr. Dip, é excepcional! Espero até que ele promova outra, como ele estava me dizendo hoje, está empenhadíssimo em lançar uma obra sobre o trabalho do Gilberto Valente. O Dr. Dip é realmente fora de série e especialmente agora estou muito animado com sua atuação, pois ele que era desembargador criminal, tornou-se desembargador civil da seção do direito público e eu quero ver todo esse talento do Dr. Dip voltado aseções do direito público. Isso tudo que ele pesquisa, que ele reflete e estuda a respeito de registro e outras questões filosóficas, voltado hoje ao direito público que é o direito mais próximo, por incrível que pareça, do registrário. Embora muitos entendam que é o direito civil, eu entendo que o direito público tem muito a ver com registro, com o processamento de registro, principalmente na área que eu gosto que é loteamento e condomínios. Então estou muito feliz de estar aqui com vocês, em mais um lançamento do Dr. Dip.
Antonio Carlos Belato Câmara (Oficial Substituto do 7° RI da capital, SP): Eu acho que mais um livro do Dr. Dip, como sempre, vai nos ajudar na nossa profissão, na nossa cruzada diária no registro de imóveis. E é sempre muito interessante ler o que ele escreve, pois realmente só tem a acrescentar. Parabéns pelo lançamento.
Flaviano Galhardo – (Oficial do 10º RI da capital, SP): Mais uma vez o Dr. Ricardo Dip fez um livro que, como todas as obras dele, é referência para os registradores. Dr. Dip é um grande nome do registro imobiliário brasileiro e um grande formador de opinião na área registrária, e para nós, registradores, sua obra é sempre um instrumento a mais, não só no campo teórico como na parte prática, para a aplicação do registro de imóveis ao caso concreto, para dirimir dúvidas e assim por diante.
George Takeda, Flaviano Galhardo e Ricardo Dip – diálogo com a jovem guarda registral paulistana
George Takeda (Oficial do 3° RI da capital, SP e membro do Conselho Editorial do Irib): que o Dr. Dip escreve dispensa comentários, porque a qualidade do conteúdo já é conhecida de todos, por isso tenho certeza absoluta de que é mais uma obra de leitura indispensável.
Silvia Dip (advogada, filha do Des. Ricardo Dip): O livro, a meu ver,é bem interessante,porque, sendouma coletânea, transitapor várias trilhas do Direito imobiliário.
José Simão (Tesoureiro Geral do Irib): Não poderia deixar de prestigiar mais um lançamento importante do Irib, que aborda vários aspectos do registro de imóveis.
Miro Miranda - aluno do 1° ano de Direito, da Unip-Alphaville: Neste semestre, nós vamos usar um pouco do que está nesta obra, então achamos muito importante os alunos virem no lançamento do livro, justamente porque é uma área que a gente agora vai estudar com o Prof. Dip. Considero que nós somos abençoados e sortudos, por termos um professor como o Dr. Dip, ele é bastante didático, explica muito bem e é uma pessoa muita aberta, por isso a matéria acaba fluindo com muita facilidade.
Albertino Barretos - aluno do 1° ano de Direito, da Unip-Alphaville: Nós temos inclusive uma história muito legal, muito bacana a respeito do Dr. Dip: na terceira aula deste ano ele conseguiu comover tanto os alunos, que um colega nosso, o Mauro, pediu até licença para poder aplaudi-lo e ele foi aplaudido por toda a turma, foi um momento muito emocionante. Então, para os alunos levantarem e baterem palmas para um professor é porque ele não é simplesmente um professor... é “o” professor.
Thaisa Pinheiros – aluna do 2° ano de Direito, da Unip-Alphaville: Primeiro, é uma oportunidade raríssima tê-lo como professor, é uma benção! Quanto ao livro, a gente sabe que ele esteve na Rússia, que é um dos países mais antigos do mundo, representando o Brasil com relação ao registro de imóveis. Então, depois disso, não tem mais o que falar, um livro obrigatório para quem quer aprender sobre direito registral.
Edgar de Sousa - aluno do 3° ano de Direito, da Unip-Alphaville: Como aluno, me considero privilegiado porque eu acho que é um privilégio muito grande a gente ter um professor do nível do Dr. Ricardo Dip. Ele é uma excelente pessoa e além de professor ele é um amigo, um conselheiro. Quanto ao livro, eu pretendo ler e em se tratando da inteligência do Dr. Ricardo Dip, eu tenho certeza que vai ser muito útil para o nosso dia a dia e para o nosso futuro.
O livro será distribuído a todos os associados do Irib já nesta semana e representa, na visão do Presidente do Irib, “não só um marco editorial do Irib e do Sérgio Fabris, mas é principalmente uma referência perene no campo das idéias, coisa que a edição de um bom livro sempre consagra”. Para Sérgio Jacomino, Ricardo Dip é um mestre no sentido da melhor tradição. Acolhe e sustenta um diálogo generoso com uma legião de alunos que ao longo dos anos se forma atenta e receptiva. “Eu mesmo, confessadamente um discípulo de Ricardo Dip, congratulo-me com o autor pelo lançamento deste livro formidável que é, também, a realização de um antigo sonho: constituir uma biblioteca fundamental de direito registral imobiliário no Irib”.
Últimos boletins
-
BE 5748 - 17/01/2025
Confira nesta edição:
Conheça o IRIB Cultural: a loja virtual do IRIB! | Lei Complementar n. 214, de 16 de janeiro de 2025 | RIB promove live sobre Provimento da Indisponibilidade e CNIB 2.0 | Titular de Cartório poderá acumular cargo público ou magistério | Reconstrução de edifício poderá ser submetida à Lei n. 4.591/1964 | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | TAC7 promoverá 3º Encontro de Gestão e Finanças para o Futuro | CENoR: Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – Professor Doutor Manuel Henrique Mesquita – 2025 | Reurb em área de preservação permanente e a Lei Federal 14.285/2021 – por Taniara Nogueira Ferreira | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5747 - 16/01/2025
Confira nesta edição:
Atenção! O IRIB agora está em um único perfil no Instagram | Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | CGJAM realiza investidura de aprovados em concurso para Serviços Notariais e Registrais | PMCMV: Projeto de Lei permite aplicação do programa em casas afetadas por desastres | Prevenção e Gerenciamento de Crises Ambientais: CEJ/CJF publica caderno definitivo da I Jornada Jurídica | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | TAC7 promoverá 3º Encontro de Gestão e Finanças para o Futuro | CENoR: Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – Professor Doutor Manuel Henrique Mesquita – 2025 | ITBI do município de Balsas/MA: De um caso particular à solução jurídica universal – por Anielly Belfort e Lourival da Silva Ramos Júnior | Jurisprudência do TJAC | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
-
BE 5746 - 15/01/2025
Confira nesta edição:
Revista de Direito Imobiliário inicia chamada de artigos para edição do 2º semestre de 2025 | Portaria SPU/MGI n. 324, de 13 de janeiro de 2025 | ONR fornecerá tecnologia para informatização de quase mil Cartórios de Registro de Imóveis | RE discute imunidade de ITBI para integralização de capital social de imobiliárias | Desapropriação para comunidades quilombolas possui prazo de caducidade diverso das desapropriações comuns | Clipping | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | Concentração legal, prioridade registral e a arrepsia da indisponibilidade regrada no provimento 188 do CNJ – arrebatamento matricial – por Douglas Gavazzi | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Reconstrução de edifício poderá ser submetida à Lei n. 4.591/1964
- Titular de Cartório poderá acumular cargo público ou magistério
- RIB promove live sobre Provimento da Indisponibilidade e CNIB 2.0