BE1664
Compartilhe:
Vem aí o curso de direitos reais e sistemas registrais
Universidade de Coimbra, PUCMG, Serjus e Irib concretizam antigo sonho
No último dia 2 de abril de 2005, na sede da SERJUS, em Belo Horizonte, Minas Gerais, ocorreu a reunião entre os representantes do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil e a Associação dos Serventuários de Minas Gerais, SERJUS para tratar do desenvolvimento dos cursos em andamento.
Participaram da reunião Sérgio Jacomino (Presidente do Irib), Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza (Vice-Presidente do Irib pra o RJ), Francisco José Rezende dos Santos (Presidente da SERJUS), Ari Álvares Pires Neto (Vice-Presidente da SERJUS e Diretor Financeiro do Irib).
Pauta: (entre outros assuntos): Módulo extracurricular de Coimbra – “Curso de Direitos Reais e Sistemas Registrais” – módulos I, II e III. Módulo I – Direitos Reais. Módulo II – Sistemas de Registro. Módulo III – Direitos Reais e Direito Registral Imobiliário. As matérias são as constantes da grade curricular abaixo relacionada:
Módulo I – Direitos Reais (30 horas/aula – Brasil)
1. Distinção entre os direitos reais e as obrigações.
2. Pontos de contato ou afinidades entre os direitos reais e as obrigações.
3. Conseqüências da caracterização dos direitos reais como relações de domínio.
4. Obrigações reais, ob rem ou propter rem .
5. Ônus reais.
6. O problema dos direitos reais in faciendo : inadmissibilidade desta figura jurídica.
7. Princípios dominantes em matéria de direitos reais.
8. Classificação dos direitos reais.
9. Qualificação de direitos cuja natureza, real ou obrigacional, é objeto de controvérsia:
a) Direito do arrendatário;
b) Direito de preferência dotado de eficácia em relação a terceiros;
c) Direito do promissário, no contrato-promessa de transmissão ou constituição de direitos reais sobre imóveis, ou sobre imóveis sujeitos a registro, quando as partes lhe atribuam “eficácia real”.
Módulo II – Sistemas de Registro (30 horas – Brasil)
1. O direito registral e a publicidade.
2. As funções (principais e acessórias) do Registro de Imóveis.
3. O exercício da atividade registral no mundo.
4. Sistemas de registro ao nível do direito comparado.
5. As garantias dos direitos reais mediante o sistema de registro e o sistema de seguro.
6. Os meios técnicos e informáticos a serviço do sistema registral.
7. O registro imobiliário e o direito à proteção dos dados pessoais.
Módulo III – Direitos Reais e Direito Registral Imobiliário (60 horas – Coimbra, Portugal)
1. Direitos reais de garantia.
2. A posse.
3. O direito de propriedade.
4. A compropriedade.
5. A propriedade horizontal.
6. O direito de usufruto.
7. O direito de uso e habitação.
8. O direito de superfície.
9. O direito de servidão.
10. O sistema registral português em face dos demais sistemas registrais.
11. Modalidades de atos de registro em Portugal.
12. Os princípios fundamentais do Direito Registral português:
a) Princípio da instância;
b) Princípio da especialidade;
c) Princípio da legalidade;
d) Princípio do trato sucessivo ou da continuidade;
e) Princípio da inscrição;
f) Princípio da legitimidade registral;
g) Princípio da prioridade.
13. Presunções decorrentes do registro em Portugal.
14. Terceiros para efeitos do registro, no sistema registral português.
15. As finalidades do Direito Registral Imobiliário.
1. Realização do Módulo I – dias 23, 24 e 25 de junho de 2005 (Hotel Estrada Real Ouro Preto, em Ouro Preto), com 30 horas/aula.
2. Realização do Módulo II – dias 22, 23 e 24 de setembro de 2005 (Hotel Solar da Ponte, em Tiradentes), com 30 horas/aula.
3. Realização do Módulo III – dias 5, 6, 7, 9, 10, 11 e 12 de janeiro de 2006 (Universidade de Direito em Coimbra, Portugal), com 60 horas/aula.
Condições para participação:
Para os módulos I e II, a inscrição será aberta ao público em geral. No final dos dois módulos, após avaliação, serão selecionados os alunos que cursarão o Módulo III, em Coimbra, Portugal. Para que o interessado se inscreva no Módulo III é indispensável que o mesmo tenha cursado os Módulos I e II. Para se inscrever no Módulo III, além de cursar os dois primeiros módulos, o aluno deverá ser Especialista em Direito Notarial-Registral ou estar cursando o curso virtual de Direito Registral Imobiliário (PUCMG), incluindo-se os professores que lecionaram em tais cursos.
A conclusão dos três módulos dará direito ao certificado de pós-graduação (extensão) em Coimbra, Portugal. A participação exclusiva em módulos separados dará direito somente a um certificado de participação.
Últimos boletins
-
BE 5936 - 15/10/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” abordará o tema “Cartório Blindado: LGPD” | RI Digital e e-Notariado: integração entre plataformas é oficialmente habilitada | CRE do Senado Federal aprova texto substitutivo do PL n. 4.497/2024 | Registro torna comprador responsável pelas cotas condominiais | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Biblioteca: Obra “Tratado Notarial e Registral – Vol. 5 – Ofício de Registro de Imóveis” chega à 2ª edição | STF caminha para garantir imunidade de ITBI a empresas imobiliárias – por Werner Damásio | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5935 - 14/10/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | Justiça Federal suspende efeitos da Resolução COFECI n. 1.551/2025 | CGJPA: Portaria Conjunta regulamenta a mediação e a conciliação nas Serventias Extrajudiciais | Análise Econômica e o papel da Constituição na realidade brasileira são tema de palestra do Ministro Luiz Fux | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | O art. 185 do CTN, a usucapião tabular e o mundo de Nárnia – por Eduardo Moreira Reis | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
-
BE 5934 - 13/10/2025
Confira nesta edição:
“RDI em Debate”: atuação do Registrador perante norma inconstitucional e o caso das antenas de telecomunicação e o Registro de Imóveis serão temas da próxima live | Congresso de Direito Notarial e Registral: saiba como foram as apresentações das Diretorias do IRIB | Resolução CMN n. 5.255, de 10 de outubro de 2025 | ANOREG/BR publica matéria sobre impacto da digitalização nas Serventias Extrajudiciais | Episódio do programa “Cartório Contemporâneo” trata sobre governança e reforma do Código Civil | ANOREG/PR: crença de Cartórios milionários não resiste a dados que apontam déficit em quase 170 Serventias paranaenses | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | ISSQN – Serviços notariais e de registro – Arbitramento da base de cálculo – por George Takeda | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Condomínio de lotes. Remembramento. Condôminos – aprovação. Qualificação registral.
- Alienação Fiduciária – cancelamento. Instrumento particular. Escritura pública. SFI. Tempus regit actum.
- STF caminha para garantir imunidade de ITBI a empresas imobiliárias