BE1590

Compartilhe:


Mudança do Referencial Geodésico
Adotado o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS)


O Projeto Mudança do Referencial Geodésico - PMRG tem o prazer de informar que, por meio do Decreto Nº 5334/2005, assinado em 06/01/2005 e publicado em 07/01/2005 no Diário Oficial da União, foi dada nova redação ao artigo 21 do Decreto Nº 89.817, de 20 de junho de 1984 , que define as Instruções Reguladoras das Normas Técnicas da Cartografia Nacional . Pelo mesmo ato foi revogado o artigo 22 do referido decreto.

Com a nova redação, fica definido que os referenciais planimétrico e altimétrico para a Cartografia Brasileira são aqueles que definem o Sistema Geodésico Brasileiro - SGB, conforme estabelecido pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, em suas especificações e normas. Dessa forma, foi assinada em 25/02/2005 a Resolução do Presidente do IBGE Nº 1/2005 que estabelece o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS) , em sua realização do ano de 2000 (SIRGAS2000), como novo sistema de referência geodésico para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e para o Sistema Cartográfico Nacional (SCN). A resolução acima citada também estabelece um período de transição, a partir da assinatura da resolução e não superior a dez anos, onde o SIRGAS2000 pode ser utilizado em concomitância com o SAD 69 para o SGB e com o SAD 69 e Córrego Alegre para o SCN.

A íntegra do Decreto Nº 5334/2005 , da Resolução de Presidente Nº 1/2005 e da nova redação do Decreto Nº 89.817 , o documento Resolução do Rio de Janeiro , com explicações sobre o período de transição, e as apresentações do II Seminário sobre Referencial Geocêntrico no Brasil encontram-se disponíveis nos endereços eletrônicos:

http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/pmrg/leg.shtm (legislação) e http://www.ibge.gov.br/seminario_referencial_geocentrico/portugues/index.htm (apresentações).

Em breve, será divulgada Norma de Serviço do Diretor de Geociências do IBGE onde serão apresentadas informações detalhadas sobre a adoção do sistema e recomendações de uso, entre outras.

Finalmente, gostaríamos de informar que a nova versão do Banco de Dados Geodésicos , agora com acesso muito mais amigável e com coordenadas nos sistemas SAD69 e SIRGAS2000, e o novo Modelo de Ondulação Geoidal , também nos dois sistemas, já estão disponíveis nos endereços eletrônicos http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/sgb.shtm e http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/modelo_geoidal.shtm, respectivamente.

 Weblinks Sirgas  
http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/sirgas/principal.htm 
• http://www.igac.gov.co/MAGNAWEB/DocumentosMAGNA.htm 
• http://www.ignperu.gob.pe/IGN/geode1.htm



Últimos boletins



Ver todas as edições