BE1555

Compartilhe:


Representante do Banco Mundial visita sede do irib


Em visita a São Paulo, representante do Banco Mundial reúne-se com a diretora de Urbanismo, Regularização Fundiária e Meio Ambiente do IRIB, Dra.Patrícia Ferraz.

No último dia 27 de janeiro de 2005, o representante do Banco Mundial, economista Matías Gutiérrez Girault, esteve visitando a sede do IRIB por ocasião de sua estada em São Paulo, sendo recebido pela diretora de Urbanismo, Regularização Fundiária e Meio Ambiente do IRIB, Dra.Patrícia Ferraz, juntamente com a assessora da presidência e ouvidora do IRIB, Juliana Freitas Lima.

A pauta da reunião versou sobre os projetos de informatização e interconexão de todos os cartórios no Brasil, além de informações precisas sobre o sistema registral brasileiro, fornecidas pela diretora do IRIB. O consultor do Banco Mundial levou material fornecido pelo IRIB, como exemplares das publicações da entidade – Boletim do IRIB em Revista e Revista do Direito Imobiliário –, além de cópias do Projeto de Lei 3.045 e da Lei 8.935, que despertaram o interesse do visitante.

Outro assunto de destaque na reunião foi a agenda de seminários e eventos do IRIB, especialmente o congresso internacional que será realizado em parceria com o CINDER, de 7 a 11 de novembro em Fortaleza.

Matías Gutiérrez Girault veio especialmente de Buenos Aires para cumprir uma agenda de reuniões com empresários e representantes de bancos brasileiros, abrindo espaço em sua agenda solicitou uma visita ao IRIB, instituto considerado referência em direito imobiliário e registral na América Latina.

A visita do Consultor do Banco Mundial decorre da política da instituição de combater a pobreza nos países em desenvolvimento– tarefa que passa necessariamente pelo fortalecimento dos direitos da propriedade.

Esse é o entendimento do Banco Mundial e também objeto de deliberação e celebração de protocolo pela Cúpula das Américas.

Atualmente há um consenso de que o fortalecimento dos direitos reais depende de um sistema registrário eficiente, transparente, ágil e seguro. Para isso, a informatização e interconexão dos serviços registrários e notariais sãoindispensáveis. Nesse sentido têm trabalhado o IRIB, o Banco Mundial eo Banco Interamericano de Desenvolvimento, todas instituições com assento na Alliance for Accountability on Property Rights (Aliança para o Fortalecimento dos Direitos de Propriedade), criada em julho de 2004, para implementação do deliberado pela Cúpula das Américas.

Este encontro, portanto, foi mais um importante passo no caminho de aprimoramento dos serviços de Registro de Imóveis no Brasil.



Últimos boletins



Ver todas as edições