BE1448
Compartilhe:
IRIB e SERJUS assinam convênio com PUC Minas
Dr. Ari Pires, Profª Beatriz Ribeiro, Dr. Francisco Rezende, Dr. Sérgio Jacomino e Dr. Eduardo Pacheco
O IRIB – Instituto de Registro Imobiliário do Brasil e a SERJUS – Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas Gerais, assinaram, no dia de 22 de novembro p.p., convênio com a PUC Minas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, para a realização do primeiro Curso Virtual de Pós-graduação com Especialização em Direito Registral Imobiliário.
O curso será oferecido pela Internet e os alunos contarão com o apoio do IRIB e da SERJUS, como também de professores e tutores especialmente qualificados. Além das 360 horas-aula, será proposto aos alunos um módulo extracurricular optativo, com 120 horas-aula presenciais, sendo 60 horas-aula cursadas em Belo Horizonte e 60 horas-aula no CENoR – Centro de Estudos Notariais e Registrais da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. O curso será ofertado também na modalidade de Atualização.
Dr. Francisco Rezende
Presidente da SERJUS
Dr. Sérgio Jacomino
Presidente do IRIB
As entidades IRIB e SERJUS, representadas por seus respectivos presidentes Dr. Sérgio Jacomino e Dr. Francisco José Rezende dos Santos, realizam, assim, um antigo sonho, que é abrir possibilidades a todos os registradores brasileiros, seus funcionários e aos interessados na matéria, nos mais distantes pontos do território brasileiro, e até do exterior, de fazerem um curso de Direito Registral Imobiliário do mais alto nível, até agora nunca ofertado por qualquer instituição educacional nesse País.
Estiveram presentes a Profª Maria Beatriz Ribeiro O. Gonçalves, Diretora da PUC Minas Virtual; o Dr. Sérgio Jacomino, presidente do IRIB; o Dr. Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza, Vice-presidente do IRIB; o Dr. Francisco José Rezende dos Santos, Presidente da SERJUS; o Dr. Ari Álvares Pires Neto, 1º Vice-presidente da SERJUS e o Dr. Wolfgang Jorge Coelho, Presidente da ANOREG-MG.
Dr. Wolfgang Coelho, Dr. Ari Pires, Profª Beatriz Ribeiro, Dr. Francisco Rezende, Dr. Sérgio Jacomino e Dr. Eduardo Pacheco (da esquerda p/ direita)
Módulo Extracurricular em Coimbra - Portugal.
Matrícule-se já. Vagas limitadas.
Últimos boletins
-
BE 5936 - 15/10/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” abordará o tema “Cartório Blindado: LGPD” | RI Digital e e-Notariado: integração entre plataformas é oficialmente habilitada | CRE do Senado Federal aprova texto substitutivo do PL n. 4.497/2024 | Registro torna comprador responsável pelas cotas condominiais | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Biblioteca: Obra “Tratado Notarial e Registral – Vol. 5 – Ofício de Registro de Imóveis” chega à 2ª edição | STF caminha para garantir imunidade de ITBI a empresas imobiliárias – por Werner Damásio | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5935 - 14/10/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | Justiça Federal suspende efeitos da Resolução COFECI n. 1.551/2025 | CGJPA: Portaria Conjunta regulamenta a mediação e a conciliação nas Serventias Extrajudiciais | Análise Econômica e o papel da Constituição na realidade brasileira são tema de palestra do Ministro Luiz Fux | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | O art. 185 do CTN, a usucapião tabular e o mundo de Nárnia – por Eduardo Moreira Reis | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
-
BE 5934 - 13/10/2025
Confira nesta edição:
“RDI em Debate”: atuação do Registrador perante norma inconstitucional e o caso das antenas de telecomunicação e o Registro de Imóveis serão temas da próxima live | Congresso de Direito Notarial e Registral: saiba como foram as apresentações das Diretorias do IRIB | Resolução CMN n. 5.255, de 10 de outubro de 2025 | ANOREG/BR publica matéria sobre impacto da digitalização nas Serventias Extrajudiciais | Episódio do programa “Cartório Contemporâneo” trata sobre governança e reforma do Código Civil | ANOREG/PR: crença de Cartórios milionários não resiste a dados que apontam déficit em quase 170 Serventias paranaenses | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | ISSQN – Serviços notariais e de registro – Arbitramento da base de cálculo – por George Takeda | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Condomínio de lotes. Remembramento. Condôminos – aprovação. Qualificação registral.
- Alienação Fiduciária – cancelamento. Instrumento particular. Escritura pública. SFI. Tempus regit actum.
- STF caminha para garantir imunidade de ITBI a empresas imobiliárias