BE1445
Compartilhe:
I Prêmio ABECIP de Jornalismo
A cerimônia de premiação dos vencedores do I Prêmio Abecip de Jornalismo, criado com vistas a reconhecer os trabalhos da mídia impressa que mais se aprofundaram na discussão de temas pertinentes ao setor e de grande repercussão pública ocorrerá no dia 3 de dezembro, às 11hs, no Hotel Gran Meliá Mofarrej, em São Paulo.
Os trabalhos foram escolhidos por comissão julgadora formada por seis pessoas, sendo três jornalistas com notório conhecimento da área financeira e três especialistas em economia e crédito imobiliário. Foram inscritos 28 trabalhos e premiados os três melhores em cada categoria, sendo 1º lugar, 2º lugar e menção honrosa, conforme relação abaixo.
Sistema Financeiro da Habitação - SFH
1) Matéria: A explosão das favelas. O Globo. Fernanda Melo da Escossia e Equipe
2) Matéria: Conjuntos habitacionais. Diário de Pernambuco. Karla Veloso de Almeida e Jaqueline Andrade
3) Matéria: Bancos facilitam casa própria. O Dia. Cristiane Campos.
Sistema Financeiro Imobiliário - SFI
1) Matéria: Alternativa ao imóvel. Valor Econômico. Catherine Cruz Vieira
2) Matéria: O dinheiro encalhou. O Globo. Isabel Kopschitz Praxedes Lusis
3) Matéria: Guia do financiamento. Folha de S. Paulo. Patrícia Villaça Trudes da Veiga, Renato Essenfelder Abrahão Filho e Renata de Gáspari Valdejão
Segurança Jurídica
1) Matéria: Invasores vendem apartamentos em Icaraí. O Globo. Isabela Bastos de Souza e Rodrigo Leonardo da Silva March
2) Matéria: Trabalhador informal tem direito a financiamento. O Estado de S. Paulo. Alexandra Penhalver Netto
3) Matéria: Cessão de superfície incentiva mercado. Valor Econômico. Josette Goulart
A comissão julgadora reservou o direito de enquadrar os trabalhos enviados em outras categorias para adequá-los ao foco das matérias
Últimos boletins
-
BE 5936 - 15/10/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” abordará o tema “Cartório Blindado: LGPD” | RI Digital e e-Notariado: integração entre plataformas é oficialmente habilitada | CRE do Senado Federal aprova texto substitutivo do PL n. 4.497/2024 | Registro torna comprador responsável pelas cotas condominiais | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Biblioteca: Obra “Tratado Notarial e Registral – Vol. 5 – Ofício de Registro de Imóveis” chega à 2ª edição | STF caminha para garantir imunidade de ITBI a empresas imobiliárias – por Werner Damásio | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5935 - 14/10/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | Justiça Federal suspende efeitos da Resolução COFECI n. 1.551/2025 | CGJPA: Portaria Conjunta regulamenta a mediação e a conciliação nas Serventias Extrajudiciais | Análise Econômica e o papel da Constituição na realidade brasileira são tema de palestra do Ministro Luiz Fux | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | O art. 185 do CTN, a usucapião tabular e o mundo de Nárnia – por Eduardo Moreira Reis | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
-
BE 5934 - 13/10/2025
Confira nesta edição:
“RDI em Debate”: atuação do Registrador perante norma inconstitucional e o caso das antenas de telecomunicação e o Registro de Imóveis serão temas da próxima live | Congresso de Direito Notarial e Registral: saiba como foram as apresentações das Diretorias do IRIB | Resolução CMN n. 5.255, de 10 de outubro de 2025 | ANOREG/BR publica matéria sobre impacto da digitalização nas Serventias Extrajudiciais | Episódio do programa “Cartório Contemporâneo” trata sobre governança e reforma do Código Civil | ANOREG/PR: crença de Cartórios milionários não resiste a dados que apontam déficit em quase 170 Serventias paranaenses | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | ISSQN – Serviços notariais e de registro – Arbitramento da base de cálculo – por George Takeda | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Condomínio de lotes. Remembramento. Condôminos – aprovação. Qualificação registral.
- Alienação Fiduciária – cancelamento. Instrumento particular. Escritura pública. SFI. Tempus regit actum.
- STF caminha para garantir imunidade de ITBI a empresas imobiliárias