BE1402
Compartilhe:
Distrito Federal - ADI. Cartórios de Registro de Imóveis. Reorganização
O Tribunal, resolvendo questão de ordem suscitada pelo Min. Joaquim Barbosa, relator, em ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil – ANOREG contra a Resolução 6/2004, da Presidência do Tribunal de Justiça do DF, aplicando o disposto no art. 12 da Lei 9.868/99, deferiu liminar para suspender, com eficácia ex nunc , o art. 2º, caput, incisos I e II; o parágrafo único do art. 4º; o parágrafo único do art. 5º e a integralidade do art. 9º da norma impugnada, que cria 17 novos ofícios dos serviços de notas e registro do DF, fixa prazos para a sua instalação, dispõe sobre a realização de concursos para essas novas delegações, altera as atribuições de cartórios existentes e extingue ofício e sucursal. Mencionou-se, de início, a similaridade do caso com o recentemente resolvido em questão de ordem na ADI 3319/RJ (acórdão pendente de publicação — v. abaixo). Na linha do que decidido nessa ADI, entendeu-se que estavam presentes os requisitos autorizadores da concessão da liminar, tendo em conta a aplicabilidade imediata da Resolução, a iminência da fluência do prazo conferido aos atuais titulares de ofício de registro de imóveis para o exercício da opção a que alude o inciso I do art. 29 da Lei 8.935/94 e, ainda, a aparente ofensa à reserva de lei formal, haja vista a existência de lei federal tratando da matéria concernente à estruturação dos serviços notariais do DF (Lei 8.185/91). ADI 3331 QO/DF, rel. Min. Joaquim Barbosa, 27.10.2004.
Rio de Janeiro - ADI. Cartórios de Registro de Imóveis. Reorganização
O Tribunal resolveu questão de ordem suscitada pela Min. Ellen Gracie, relatora, em ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil - ANOREG/BR contra a Resolução 12/2004, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que dispõe sobre a criação de novos Ofícios de Registro de Imóveis no Município do Rio de Janeiro e a reorganização da divisão territorial, por agrupamento de bairros, das serventias de registro de imóveis dessa cidade, e fixa prazos para que os titulares dos atuais cartórios optem por uma das novas circunscrições criadas e instalem as respectivas serventias, dentre outras providências. Tendo em conta o esgotamento, em 15.10.2004, do prazo concedido aos atuais registradores para a escolha das circunscrições a assumir dali em diante, a improbabilidade do início do julgamento da ADI antes da fluência do exíguo prazo imposto para a instalação das novas serventias e, ainda, a necessidade de haver julgamento único e definitivo da ação, a fim de se evitarem prejuízos na prestação do serviço de registro de imóveis na cidade do Rio de Janeiro, determinou-se, aplicando-se o disposto no art. 12 da Lei 9.868/99, a suspensão da vigência dos §§ 1º e 2º do art. 4º da norma impugnada, com eficácia ex tunc, no que diz respeito ao prazo referido no citado §1º ("Art. 4º. Aos atuais titulares dos Cartórios do Registro de Imóveis fica garantida a opção de que trata o art. 29 inciso I da Lei Federal 8.935/94 para a Circunscrição correspondente a um dos bairros abrangidos pela sua atual serventia. Parágrafo 1º.: A opção será exercida no prazo de 30 dias a contar da publicação da presente Resolução. Em não sendo feita, caberá ao Corregedor-Geral da Justiça a indicação. Parágrafo 2º.: Feita a opção, terão os atuais Titulares o prazo de 60 dias para a instalação da nova serventia, sob pena de perda do direito de opção."; Lei 8.935/94: "Art. 29. São direitos do notário e do registrador: I - exercer opção, nos casos de desmembramento ou desdobramento de sua serventia;"; Lei 9.868/99: "Art. 12. Havendo pedido de medida cautelar, o relator, em face da relevância da matéria e de seu especial significado para a ordem social e a segurança jurídica, poderá, após a prestação das informações, no prazo de dez dias, e a manifestação do Advogado-Geral da União e do Procurador-Geral da República, sucessivamente, no prazo de cinco dias, submeter o processo diretamente ao Tribunal, que terá a faculdade de julgar definitivamente a ação."). ADI 3319 QO/RJ, rel. Min. Ellen Gracie, 20.10.2004. (ADI-3319) – Confira: ADI 3319
Últimos boletins
-
BE 5807 - 11/04/2025
Confira nesta edição:
ATENÇÃO: não perca o prazo para enviar seu trabalho para a RDI! | Mercado de Carbono brasileiro é tema de workshop em evento realizado na ANOREG/BR | CAPADR da Câmara dos Deputados aprova substitutivo de PL sobre georreferenciamento | Campanha do Agasalho 2025: participe desta iniciativa da ANOREG/SP | SAVE THE DATE: L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Prática Registal e o Direito da Família – Alguns aspectos básicos | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | O bis in idem tributário nas operações imobiliárias: Análise da dupla incidência do IBS e ITBI – por Igor Bastos de Almeida Dias e Gabriel Alves Elias | Jurisprudência do CSMSP | IRIB Responde.
-
BE 5806 - 10/04/2025
Confira nesta edição:
Fórum de Desenvolvimento Imobiliário: IRIB nomeia novos integrantes para Grupos de Trabalho | PL que simplifica retificação de registro é aprovado pela CAPADR da Câmara dos Deputados | Programa Aquilomba Brasil: Ministérios e INCRA assinam Portaria Conjunta que institui plano de ação | Conheça mais sobre o Projeto ELLAS | Biblioteca: O desenvolvimento das cadeias produtivas na Amazônia, a partir da experiência do Amapá – obra escrita por Paulo Sérgio Sampaio Figueira está disponível em formato digital na Amazon | SAVE THE DATE: L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Prática Registal e o Direito da Família – Alguns aspectos básicos | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Alguns apontamentos sobre retificação da matrícula e o georreferenciamento de imóvel rural – por Helio Lobo Junior, Narciso Orlandi Neto e Bruno Drumond Gruppi | Jurisprudência do TJMS | IRIB Responde.
-
BE 5805 - 09/04/2025
Confira nesta edição:
IRIB convida Registros de Imóveis do país a transformar vidas com doação de valores do Imposto de Renda ao Hospital de Amor | CNJ destaca relevância dos Cartórios na preservação histórica e modernização | CICS da Câmara dos Deputados aprova texto do PL n. 1.950/2020 | Reforma Agrária: PL determina que desapropriações somente poderão ser realizadas se assentamento tiver infraestrutura básica | SAVE THE DATE: L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Webinar: “Execução Extrajudicial AFG x Hipoteca e a Execução Extrajudicial em Concurso de Credores” | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Condomínio fechado à beira-mar: constitucionalidade e legalidade – por Georges Humbert | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Campanha do Agasalho 2025: participe desta iniciativa da ANOREG/SP
- CAPADR da Câmara dos Deputados aprova substitutivo de PL sobre georreferenciamento
- Mercado de Carbono brasileiro é tema de workshop em evento realizado na ANOREG/BR