BE1202
Compartilhe:
Encontro Internacional de registradores em Fortaleza 2005 - Governador do CE recebe Cinder e Irib
A cidade de Fortaleza foi palco de importantes reuniões e decisões por ocasião da visita do presidente do IRIB, Sérgio Jacomino, juntamente com comitiva internacional incluindo Elias Mohor Albornoz, registrador e vice-presidente da Corporação Chilena de Estudos de Direito Registral e Cadastro e o espanhol Enrique Rajoy Brey, secretário-geral do CINDER – Centro Internacional de Direito Registral. Os registradores aportaram na capital cearense para reuniões e encontros na cidade escolhida para sediar o próximo congresso internacional promovido pelo CINDER em parceria com o IRIB.
O evento será realizado em novembro de 2005.
No dia 13/7/2004, às 11h00, o presidente do IRIB foi recebido pelo governador do Ceará, Lúcio Gonçalo Alcântara, juntamente com os convidados internacionais.
Gov. Lúcio Gonçalo Alcântara, Enrique R. Brey, Sérgio Jacomino e Jaime A. Araripe
Rajoy Brey explicou ao governador que o congresso internacional CINDER 2005 vai reunir juristas e registradores da Europa, Brasil e América Latina, para debater os seguintes temas:
1) Os processos de regularização fundiária rústica e urbana.
a. Regularização de assentamentos em prédios rústicos públicos ou privados;
b. Regularização urbana de prédios públicos ou privados – os assentamentos ilegais e irregulares;
2) O crédito imobiliário como fator impulsionador da economia;
a. O crédito imobiliário como fator decisivo no desenvolvimento econômico: um enfoque na construção civil;
b. O crédito imobiliário como elemento de eficácia do direito constitucional de moradia;
Escolhido o hotel do evento
Contando com o apoio do governo do Ceará, a comitiva do IRIB seguiu a agenda programada em Fortaleza, visitando os principais hotéis e decidindo pelo arrojado Hotel Caesar Park para a realização do Congresso Internacional de Direito Registral - hotel que dispõe da melhor infra-estrutura de eventos na capital cearense, incluindo seis salões com capacidade para até mil pessoas e 230 apartamentos com serviços de qualidade internacional e localização central, na praia de Mucuripe.
Caesar Park Hotel – tecle para conhecer os detalhes
No final da tarde do dia 13/07/04, às 18h00, o secretário-geral do CINDER, Enrique Rajoy Brey, proferiu palestra na Mesa Redonda sobre Direito Imobiliário, encontro promovido pela Anoreg-CE (Associação dos Notários e Registradores do Ceará), onde foi apresentado o importante plano de regularização fundiária de imóveis rurais do estado do Ceará.
Também proferiram palestras: Wilson Brandão (Superintendente do IDACE – Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará), Sérgio Jacomino (presidente do IRIB), Jürgen Philips (professor da Universidade Federal de Santa Catarina) e Eduardo Augusto (registrador da comarca de Conchas/ S. Paulo).
Aguardem posterior publicação das palestras neste espaço.
Na ocasião, na sede da Anoreg-CE, o superintendente do IDACE, Wilson Brandão, declarou especialmente para a reportagem do IRIB: “Mais uma vez o IRIB está de parabéns, juntamente com a ANOREG-CE, por promover esse tipo de debate. A regularização fundiária e o georreferenciamento representam uma questão, vamos dizer, ‘efervescente’. A discussão está sendo feita por toda a sociedade, e nesse momento, acontece aqui no estado do Ceará, que é um Estado que se destaca por já adotar o georreferenciamento em alguns municípios de maneira bastante abrangente; estamos firmando um acordo com a ANOREG para levar essa questão do georreferenciamento de forma a beneficiar a todos, tanto o registro imobiliário, quanto o cadastro de imóveis rurais – principalmente o diretamente beneficiado numa ação dessas, que é o pequeno proprietário ou o proprietário do imóvel rural de uma maneira geral nesse imenso Brasil”.
Ainda no encontro de Direito Imobiliário, colhemos declaração do anfitrião Jaime de Alencar Araripe, presidente da Anoreg-CE: “Eu achei um encontro da mais alta importância, principalmente do ponto de vista prático dos oficiais de registro de imóveis, quando eles tomaram conhecimento, de maneira mais aprofundada, sobre a questão do georreferenciamento e a importância de nós, aqui no Ceará, nos capacitarmos para podermos cumprir a lei. E em segundo lugar, pela boa nova que eles trouxeram e que muito nos honrou, que é a contemplação do Estado do Ceará para sediar no próximo ano o Congresso Internacional de Direito Registral Imobiliário. Por ser um evento de porte, um evento que trará ao Ceará as novas expressões intelectuais na área registral e imobiliária, isso nos enche de orgulho e nós, aqui no Ceará, estamos de braços abertos aguardando para emprestar todo o apoio necessário ao IRIB e ao CINDER na organização desse evento”.
Além dos palestrantes, registramos na mesa do encontro da Anoreg-CE, as presenças de Raimundo Eymar Amoreira, Juiz da 1ª Vara de Registros Públicos de Fortaleza, e de Ana Tereza Fiúza, vice-presidente do IRIB-Ceará.
Últimos boletins
-
BE 5936 - 15/10/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” abordará o tema “Cartório Blindado: LGPD” | RI Digital e e-Notariado: integração entre plataformas é oficialmente habilitada | CRE do Senado Federal aprova texto substitutivo do PL n. 4.497/2024 | Registro torna comprador responsável pelas cotas condominiais | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Biblioteca: Obra “Tratado Notarial e Registral – Vol. 5 – Ofício de Registro de Imóveis” chega à 2ª edição | STF caminha para garantir imunidade de ITBI a empresas imobiliárias – por Werner Damásio | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5935 - 14/10/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | Justiça Federal suspende efeitos da Resolução COFECI n. 1.551/2025 | CGJPA: Portaria Conjunta regulamenta a mediação e a conciliação nas Serventias Extrajudiciais | Análise Econômica e o papel da Constituição na realidade brasileira são tema de palestra do Ministro Luiz Fux | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | O art. 185 do CTN, a usucapião tabular e o mundo de Nárnia – por Eduardo Moreira Reis | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
-
BE 5934 - 13/10/2025
Confira nesta edição:
“RDI em Debate”: atuação do Registrador perante norma inconstitucional e o caso das antenas de telecomunicação e o Registro de Imóveis serão temas da próxima live | Congresso de Direito Notarial e Registral: saiba como foram as apresentações das Diretorias do IRIB | Resolução CMN n. 5.255, de 10 de outubro de 2025 | ANOREG/BR publica matéria sobre impacto da digitalização nas Serventias Extrajudiciais | Episódio do programa “Cartório Contemporâneo” trata sobre governança e reforma do Código Civil | ANOREG/PR: crença de Cartórios milionários não resiste a dados que apontam déficit em quase 170 Serventias paranaenses | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | ISSQN – Serviços notariais e de registro – Arbitramento da base de cálculo – por George Takeda | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Condomínio de lotes. Remembramento. Condôminos – aprovação. Qualificação registral.
- Alienação Fiduciária – cancelamento. Instrumento particular. Escritura pública. SFI. Tempus regit actum.
- STF caminha para garantir imunidade de ITBI a empresas imobiliárias