BE1088
Compartilhe:
Encontro Ibero-Americano de Direito Registral em Cartagena, 2004 - Trabalhos apresentados
Confira, abaixo, os trabalhos apresentados no Encontro Ibero-Americano de Direito Registral, realizado na cidade de Cartagena, Colômbia, entre os dias 01 e 03 de março de 2004.
Títulos judiciais e o registro de imóveis
Comitiva do IRIB representou o Brasil em evento internacional que promoveu o debate entre registradores e magistrados
Como anunciamos no BE 1030, o Irib organizou a comitiva brasileira que participou do encontro Títulos judiciais e o registro de imóveis nos dias 1, 2 e 3 de março de 2004, na cidade de Cartagena de Índias, Colômbia.
Realizado no Centro Ibero-americano de Formação, CIF, o evento foi promovido pela Fundação Internacional e para a Ibero-américa de Administração e Políticas Públicas, FIIAPP, em colaboração com o Colégio de Registradores da Propriedade e Mercantis da Espanha e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional, AECI, com o objetivo de debater temas relacionados com a qualificação registral e os títulos judiciais.
Os temas debatidos abordaram: a) a qualificação dos documentos judiciais; b) as medidas cautelares e o registro de imóveis; c) os procedimentos de execução, com enfoque especial na execução hipotecária.
Apresentamos, a seguir, os temas desenvolvidos pelos países participantes, os trabalhos dos brasileiros e as conclusões do encontro. Os demais trabalhos estão sendo traduzidos para serem divulgados.
Para ver as fotos do evento tecle aqui http://adobe.shutterfly.com/osi.jsp?i=67b0de21b34d7ef78445
Temas:
Espanha - 1
Perspectiva judicial do registro - PowerPoint
Ricardo Conde Díez
Espanha - 2
A alienação forçosa de bens e o registro da propriedade - PowerPoint
Juan José Jurado Jurado
Espanha - 3
O registro da proprie dade. Colaboração com os juizados: a execução hipotecária - PowerPoint
Javier Gómez Gálligo
Ricardo Conde Díez, Javier Gómez Gálligo, Juan José Jurado Jurado e Enrique Rajoy Brey - Word
México
Os documentos judiciais e o registro da propriedade - Word
Raul Castellano Martinez-Baez
Uruguai
Os documentos judiciais e o registro da propriedade - Word / PowerPoint
As medidas cautelares e o registro da propriedade - Word
Calificacion de Documentos Judiciales - Word
Paraguai
Da qualificação registral dos documentos no Paraguai - Word
Oficio C.S.J. Ley de la Función Pública - Word
Honduras
Poder Judicial - República de Honduras
Maria Elena Matute – Advogada, Magistrada da Corte Suprema de Justiça
Edith Urtecho Lopes – Advogada, Magistrada da Corte de Apelações
Conteúdo: resenha histórica, qualificação dos documentos judiciais; as medidas cautelares e o registro da propriedade; procedimentos de execução de hipotecas. - PowerPoint
Nicarágua
Os documentos judiciais e o registro da propriedade - Word / PowerPoint
Francisco Rosales Arguello – Magistrado
Myriam Jarquín - Coordenadora do Projeto
Anúncio específico de aquisições - implementação de um sistema para o processamento, administração e atualização de imagens computadorizadas de informação registral. - Word
Elaboração de manual de procedimentos de demarcação e titulação de terras comunais indígenas e étnicas. - Word
República Dominicana
Documentos judiciais no registro de títulos da República Dominicana - PowerPoint
Wilson Gómez – Coordenador Nacional dos Registradores e Registrador da Divisão de São Cristóvão
Rosabel Castillo – Registradora do Distrito Nacional
Peru
Qualificação de documentos judiciais - PowerPoint
Mirtha Rivera Bedregal - Presidenta do Tribunal Registral da SUNARP
El Salvador
Documentos judiciais e registro – as medidas cautelares, execuções e qualificação em El Salvador - PowerPoint
Ruth Jeannette Cuestas - Diretora de Registros de Propriedade, Raiz e Hipotecas
Chile
Os documentos judiciais e o registro da propriedade - Word / PowerPoint
Colômbia
Os documentos judiciais e o registro da propriedade - Word
Documentos judiciais sujeitos a registro - PowerPoint
Documentos judiciais sujeitos a registro - PowerPoint
Marta Cecilia Angarita Pineda
Costa Rica
La Eficacia de la Inscripción y la Ejecución Hipotecaria en Costa Rica - Word
Cuba
La Calificación Registral en la Reforma del la Reforma del Sistema de Publicidad Registral Inmobiliaria en Cuba - Word
Panamá
Registro Público do Panamá - PowerPoint
Brasil-1
A qualificação registral dos documentos judiciais. Medidas cautelares e o registro de propriedade. Procedimentos de execução - Venício Antonio de Paula Salles - Juiz de Direito Titular da 1a Vara de Registros Públicos de São Paulo-SP.
Brasil-2
Algumas considerações sobre a função registral no processo civil e a prelação no processo executivo - Sérgio Jacomino, 5o Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo-SP e presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil – IRIB.
Conclusões
Conclusões do II Encontro Ibero-americano sobre relações entre o registro da propriedade e os Tribunais de Justiça, celebrado na cidade de Cartagena de Índias, Colômbia, nos dias 1o a 3 de março de 2004.
São Paulo, 23/03/2004 - Boletim Eletrônico n º 1.067
Sobre a Qualificação de Títulos Judiciais no Brasil
Por Flauzilino Araújo dos Santos – 1º Registrador de Imóveis de São Paulo – Capital
São Paulo, 24/03/2004 - Boletim Eletrônico n º 1.070
Crédito Imobiliário no Brasil e Execuções Hipotecárias
Carlos Eduardo Duarte Fleury
Últimos boletins
-
BE 5981 - 16/12/2025
Confira nesta edição:
ARIBA 2025 Conexão, Cooperação e Justiça: três entidades do Registro Imobiliário brasileiro participaram do evento | IRIB divulga link para AGO 2025 | Portaria SGD/MGI n. 11.229, de 12 de dezembro de 2025 | Portaria SGD/MGI n. 11.230, de 12 de dezembro de 2025 | Bem de Família, Direito Real de Habitação, herança e obrigações do vendedor após posse de comprador foram alguns temas tratados pelo STJ em 2025 | Programa Regularizar permite mais de 100 mil registros de imóveis no Piauí | CMULHER aprova PL que impede que marido agressor requeira usucapião de imóvel quando mulher fugir de violência doméstica | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | Reforma tributária e o cadastro imobiliário brasileiro: Uma nova arquitetura fiscal – por Ricardo Soriano e Natália Bessoni | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5980 - 15/12/2025
Confira nesta edição:
IRIB divulga link para AGO 2025 | SREI: ONR apresenta avanços da Fase 4 | Resultado definitivo do 2º ENAC é homologado pelo CNJ | CNB/CF elege novo Presidente para gestão nos próximos anos | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | É possível regularizar a minha fração ideal? Quando a estremação urbana é uma opção – por Dayana Fernanda Machado | Jurisprudência do TJPR | IRIB Responde.
-
BE 5979 - 12/12/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | ANOREG/BR publica matéria sobre relevância dos Cartórios na Regularização Fundiária | RIB emite Notas Técnicas sobre REURB, refinanciamento rural e assinaturas eletrônicas | CGJES veda criação de “sistema registral paralelo” | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | A anticrese na reforma do Código Civil – por Eduardo Figueiredo Simões | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Reforma tributária e o cadastro imobiliário brasileiro: Uma nova arquitetura fiscal
- Inventário extrajudicial. Proprietário tabular – nome – divergência. Qualificação pessoal. Retificação.
- Penhora. Bem indivisível. Vaga de garagem. Impenhorabilidade. Restrição condominial.
