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Salvador2003: sucesso total!
 
O Congresso brasileiro das entidades de notas e registros – Salvador2003 – foi um sucesso absoluto de público e crítica. 
 
Parabéns notários e registradores brasileiros! Parabéns entidades de notas e registros! 
 
O Irib tem o gosto e a satisfação de apresentar publicamente o resultado de uma ampla e inédita pesquisa, encomendada a empresa especializada em pesquisas de opinião, que retrata a satisfação dos participantes deste evento que representa um marco histórico na trajetória dos notários e registradores brasileiros. 
 
O resultado dos trabalhos, assinado com responsabilidade técnica, será encaminhado às entidades que contribuíram para o sucesso dessa empresa. 
 
Como coordenador do evento, não gostaria de deixar passar a oportunidade de agradecer, publicamente, a todos os que emprestaram sua melhor colaboração para que o êxito deste congresso fosse alcançado. Igualmente não gostaria de desperdiçar a oportunidade de salientar que os resultados desta pesquisa, contrariando as aparências, desentranha a inesperada opinião, esmagadoramente majoritária, de que o evento, congregando notários e registradores num mesmo espaço e num mesmo período de tempo, é a satisfação de um anseio genuíno da categoria profissional que representamos. 
 
É sempre necessário que estejamos atentos à opinião daqueles que são o sentido e o fundamento da existência das entidades de representação profissional.  
 
Fico satisfeito de ter podido captar e apreender, com humildade e atenção, os sentimentos de mudança que se insinuavam já nos últimos congressos do Irib e da própria AnoregBR. Ventos de mudança, sentidos de transformação, esses sinais foram percebidos e respeitados. De alguma forma, advogando um novo formato de nossos encontros, no fórum seleto das entidades de representação corporativa e de estudos defendemos enfaticamente a realização de um congresso aglutinador das entidades de notas e registros, contrariando algumas vozes dissonantes. Estou plenamente convencido de que, mais do que nunca, é necessário que os esforços sejam racionalizados, que os nossos objetivos comuns sejam definidos e alcançados por uma estratégia deliberada e articulada, que a categoria profissional de notários e registradores, cindida por um sem-número de entidades representativas, seja enfim unificada. 
 
Esse encontro teve um efeito inesperadamente agregador, proporcionando um ambiente de convivência e favorecendo os debates técnicos e institucionais enriquecidos pela perspectiva multidisciplinar e multi-corporativa. 
 
O sentimento é o de dever cumprido. 
 
Encerro deixando consignado meu muito obrigado a todos os colegas notários e registradores brasileiros. (Sérgio Jacomino, Presidente do Irib e Coordenador do Congresso Brasileiros das Entidades de Notas e Registros – Salvador2003). 
 
AVALIAÇÃO do CONGRESSO BRASILEIRO DAS ENTIDADES DE NOTAS E REGISTROS - SALVADOR 2003 
 
CONTEÚDO 
 
• Objetivos 
 
• Características do Estudo 
 
• Metodologia 
 
• Perfis Resultados 
 
OBJETIVOS 
 
• Avaliar o evento 
 
• Satisfação e grau de aproveitamento 
 
• Identificar pontos positivos e negativos 
 
CARACTERÍSTICAS DO ESTUDO 
 
• Coleta de dados por meio da coleta da opinião de todos os participantes 
 
• Obter uma compreensão da realidade do evento 
 
• Apontar as falhas do evento 
 
• Estatisticamente chegar ao resultado do evento 
 
METODOLOGIA 
 
• Foram feitas 331 entrevistas por telefone com os participantes do evento. 
 
PERFIS 
 
Universo pesquisado:  registradores, notários, juízes, escreventes, advogados, desembargadores, estudantes e acompanhantes. 
 
RESULTADOS 
 
CLASSIFICAÇÃO DO LOCAL 
 
• Cidade Escolhida 
 
• Hotel – custos x benefícios 
 
1a) CIDADE ESCOLHIDA
 
Gráfico
 
RELATÓRIO - 1a 
 
A cidade foi em 78% a escolha perfeita para o congresso. Sendo fator principal a beleza da cidade e a oportunidade de lazer. Fator de desagrado: ser frio o acolhimento pela ausência dos anfitriões da casa - as autoridades locais. 
 
Nota do Organizador: As autoridades foram convidadas antecipadamente. As circunstâncias especialíssimas do Estado que sediou o encontro – o fato dos serviços notariais e de registro serem estatizados – devem ter contribuído para uma discreta presença das autoridades no transcurso do evento. Foram, contudo, registradas as presenças de vários funcionários do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. 
 
1b) HOTEL CUSTOS X BENEFÍCIOS
 
Gráfico
 
RELATÓRIO - 1b 
 
Recusa: 11% não responderam à questão por não terem se hospedado no hotel (por falta de acomodações). 15% consideram o custo do hotel elevado. 45% ficaram plenamente satisfeitos. 
 
ORGANIZAÇÃO GERAL DO CONGRESSO 
 
• Recepção (chegada, encaminhamento, saída) 
 
• Secretaria 
 
• Material de apoio oferecido 
 
• Horários estabelecidos 
 
2a) RECEPÇÃO
 
Gráfico
 
RELATÓRIO - 2a 
 
Não houve nenhum tipo de problema sério, sendo que 78% de opinião satisfeita e muito satisfeita. 21% dos participantes se sentiram carentes de informação e atenção. 2% não opinaram pois não necessitaram deste serviço do hotel. 
 
2b) SECRETARIA
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 2b 
 
44% ficaram muito satisfeitos com o serviço da secretaria. 39% reconhecem que apesar de certa aglomeração, a secretaria foi cortês com seus convidados deixando-os satisfeitos. 15% ficaram de insatisfeitos a muito insatisfeitos pela precariedade do atendimento, tumulto e falta de organização. 
 
2c) MATERIAL DE APOIO
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 2c 
 
68% consideram o material oferecido como suficiente e satisfatório. 31% demonstram insatisfação por não terem recebido o material - e cabe aqui a observação que fizeram: devido ao excesso de pessoas que acorreram ao evento, número que provavelmente o Irib não esperava, causou uma das falhas apontadas, a falta de material para atender a todos. 
 
2d) HORÁRIOS ESTABELECIDOS
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 2d 
 
75% dos entrevistados ficaram entre muito satisfeitos e satisfeitos com a pontualidade e cumprimento dos horários. 24% entre insatisfeitos e muito insatisfeitos acharam que muitas palestras tinham o mesmo horário obrigando-os a optar por uma e deixando de participar da outra que também era de seu interesse. 
 
Nota do organizador: O temário foi organizado de maneira tal a permitir a apresentação de todo o programa elaborado pelas entidades co-participantes. Deliberadamente muitas palestras foram programadas para ocorrer concomitantemente. 
 
SERVIÇOS OFERECIDOS 
 
• Acomodações no auditório 
 
• Salas de aula 
 
• Sala de coffee-break 
 
• Shows 
 
• Buffet (almoços e jantares) 
 
• Lanches 
 
• Equipe de apoio (atendentes) 
 
• Recepcionistas 
 
• Curso de Introdução ao Direito Notarial e Registral 
 
3a) ACOMODAÇÕES NO AUDITÓRIO
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 3a 
 
A grande maioria (94%) avaliou as acomodações confortáveis, com boas cadeiras, som e espaço suficientes; o restante (6%) ficou descontente sem nenhum motivo evidente. 
 
3b) SALAS DE AULA
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 3b 
 
Sobre as salas de aula, também a grande maioria se sentiu satisfeita sobrando 5% que consideraram o local apertado. 
 
3c) SALA COFFEE-BREAK
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 3c 
 
85% não tiveram nenhum desagrado em relação à sala. 15% criticaram alegando que a sala era pequena e mais parecia com um corredor. 
 
Nota do organizador: A “sala” de coffee-break na verdade era de fato um corredor que permitia aos participantes um contato estreito com os expositores e o trânsito entre os stands. O local foi organizado para proporcionar um contato estreito com os expositores. Mas abaixo se avaliará a participação dos expositores. 
 
3d) SHOWS
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 3d 
 
59% gostaram principalmente do show de música que consideraram muito bom deixando-os entre satisfeitos e muito satisfeitos. Já os outros 34% foram unânimes em dizer que não conseguiram ouvir o show que foi realizado em ambiente aberto. O som das ondas do mar batendo nas pedras abafou a voz do comediante Juca Chaves deixando-os insatisfeitos. 
 
3e) SERVIÇOS DE BUFFET
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 3e 
 
67% entre satisfeitos e muito satisfeitos não tiveram nenhuma queixa, mas também não elogiaram. Os outros 23% se sentiram insatisfeitos e houve criticas ferozes sobre a comida servida, a falta dela e o atendimento rude dos garçons. 10% não fizeram nenhuma refeição no hotel. 
 
3f) LANCHES
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 3f 
 
76% apreciaram os lanches sem maiores comentários. 18% se sentiram insatisfeitos achando insuficiente e insignificante este item e 6% nem experimentaram e nem tiveram conhecimento do lanche. 
 
3g) ATENDENTES
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 3g 
 
87% elogiaram bastante as atendentes pela sua simpatia e atenção, restando 12% que sentiram falta de atenção e esclarecimentos da parte das mesmas. 
 
3h) RECEPCIONISTAS
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 3h 
 
Coerentemente os mesmos 89% também apreciaram a cortesia e a simpatia das recepcionistas, enquanto 10% acharam fraco este serviço. 
 
3i) CURSO DE INTRODUÇÃO AO DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL - “IDNR”
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 3i 
 
64% elogiaram bastante o curso “IDNR” e se sentiram muito satisfeitos com ele. Já 17% tiveram queixas sobre o curso ser para iniciantes e estudantes e não ter tido um aprofundamento maior; mas são unânimes em reconhecer a necessidade de ter este curso nos congressos, pela carência de informações básicas de muitos profissionais. 
 
Nota do organizador: O curso foi concebido justamente com esse perfil: atendimento prioritário a estudantes e neófitos em temas de direito notarial e registral. O curso de introdução visava a atingir estudantes da Bahia, atraindo escreventes e demais interessados, sem prejuízo do acesso de registradores e notários desejosos de avaliar os temas apresentados, que foram considerados, de qualquer maneira, de muito bom nível.  
 
4a) INSCRIÇÕES
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 4a 
 
82% ficaram muito satisfeitos com a efetivação das inscrições. Dentro deste número acha-se a grande maioria que se inscreveu pela Internet, agilizando todo o serviço. 14% acharam complicado e tumultuado o processo para fazer as inscrições no local. 
 
4b) EMISSÃO CERTIFICADOS
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 4b 
 
67% por estarem em posse de seus certificados estão satisfeitos. Porém os 30% restantes ainda não receberam, deixando-os insatisfeitos neste quesito. Muitos aproveitaram a oportunidade para solicitarem o envio dos mesmos. 
 
Nota do organizador: Os certificados foram expedidos e enviados pelo correio a todos os participantes. No transcurso das entrevistas, segundo relato da pesquisadora responsável, houve abrupta mudança na opinião dos entrevistados, o que foi avaliado como sendo a efetiva chegada do certificado pelo correio.  
 
4c) INFORMAÇÕES
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 4c 
 
85% pela presteza e esclarecimento das informações solicitadas estão satisfeitos. 15% sentiram-se não atendidos nos seus pedidos de informações, fazendo-os pensar que os mesmos informantes não estavam completamente aptos para dar as devidas informações solicitadas. 
 
4d) ATENDIMENTO
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 4d 
 
90%, isto é, a grande maioria, elogiou o IRIB pelo atendimento. E neste quesito fizeram-se diversas referências expressas e nominais ao Sr. Presidente do Irib, Dr.Sérgio Jacomino, por sua atuação nesta gestão, ressaltam sua competência, sua capacidade de administração e um grande anfitrião que foi neste congresso. 10% em algum momento se sentiram carentes de atenção. 
 
FRASES 
 
Nesta fase da pesquisa os entrevistados eram estimulados a responder a perguntas específicas. As respostas estimuladas eram: (a) discordo totalmente; (b) discordo; (c) nem concordo, nem discordo; (d) concordo; (e) concordo totalmente e (f) recusa. 
 
5a) TEMAS ABORDADOS
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 5a 
 
74% consideram todos os temas abordados no congresso de grande importância e relevância. Foi de opinião de alguns que determinados assuntos foram elitizados, desfavorecendo um público mais carente de informações básicas. Por outro lado, o que foi motivo de crítica para alguns, foi também de elogio para outros (falando em elitização). Nessas críticas incluem-se 12% de insatisfeitos e 14% não se acharam aptos de julgar. 
 
5b) NÃO FALTOU ASSUNTO
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 5b 
 
48% concordam que todos os assuntos importantes foram discutidos no congresso. 35% acharam que faltaram os temas do dia a dia - em suas próprias expressões “o feijão com arroz” ou “bê-á-bá”. Alguns mencionaram a falta de um esclarecimento maior sobre o novo código civil e a grande maioria sentiu muita falta dos debates, do tradicional “pinga fogo” e especialmente do Dr.Gilberto Valente da Silva, que faleceria em seguida ao evento. 
 
5c) PALESTRANTES APTOS
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 5c 
 
82% foram unânimes nos elogios aos palestrantes, achando-os capacitados para proferir as palestras; já os restantes de 7% discordaram sem uma razão específica e 10% não tiveram opinião a esse respeito. 
 
5d) TEMPO DA PALESTRA
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 5d 
 
64% acharam o cumprimento dos horários, a precisão com que foram cumpridos, excelentes, notando o esforço do Presidente do Irib e coordenador para que os horários fossem obedecidos. 20% foram de opinião de que o cumprimento dos horários prejudicou as palestras tendo que terminá-las, às vezes, de forma abrupta, deixando vagos alguns assuntos. 15% não tiveram opinião sobre este assunto. 
 
5e) NÍVEL DAS PALESTRAS
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 5e 
 
68% concordam com essa frase e estão completamente de acordo que todas as palestras mantiveram um alto nível de informações e atualizações. Já os restantes de 15% sentiram que este nível de palestra estava distante de suas realidades. 
 
5f) PALESTRANTES ESTRANGEIROS
 
Gráfico
 
RELATÓRIO - 5f 
 
61% se sentiram enriquecidos com as palestras dos convidados estrangeiros, que, na opinião de muitos, tornaram o congresso um evento global, melhorando, inclusive, a imagem do Brasil para o exterior. 22% se dividiram nas opiniões que deveriam ter prestigiado os nossos próprios palestrantes, citando inúmeros nomes que poderiam ser lembrados, pessoas que consideram da maior qualificação. Já a metade das pessoas que discordaram tiveram dificuldades de entender as palestras por problemas técnicos de som ou de tradução. 
 
5g) CURSO DE INTRODUÇÃO AO DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL “IDNR”
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 5g 
 
54% consideram este curso fundamental para o congresso, sempre tirando informações vitais para os seus trabalhos diários; muitas vezes pela falta dessas informações do curso os entrevistados são obrigados a pedir a pessoas mais experientes de outro Cartório informações que foram dadas no curso. 20% acharam falta de assuntos mais aprofundados, visto que são freqüentadores de congressos anteriores e conhecem os temas abordados muito bem; mesmo assim reconhecem a necessidade do curso. 
 
Nota do coordenador: Mais uma vez o curso de introdução ao direito notarial e registral, na opinião dos participantes, alcançou plenamente seus objetivos. O aprofundamento dos temas apresentados não representava os objetivos que animaram a formulação do programa. Mesmo nos congressos anteriores o curso, que está se tornando uma salutar tradição nos encontros do Irib, tangia temas básicos, formativos. 
 
5h) CURSO REPETIDO
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 5h 
 
68% reconhecem a necessidade do curso. Os outros 16% preferem um nível de aprofundamento maior com curso de abordagem avançado. 
 
Nota do coordenador: a recidiva do curso é anelada pelos participantes. O foco deve ser mantido – temas de introdução ao direito notarial e registral. 
 
5i) CONTEÚDO DO CURSO
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 5i 
 
60% concordam que se trata de um conteúdo essencial, enriquecedor para todo o congresso, pelas carências de vários Cartórios dessas informações aos seus profissionais. 16% não concordam por já conhecerem o assunto há muito tempo. 
 
5j) DR.RICARDO DIP
 
Gráfico
 
RELATÓRIO - 5j 
 
71% são unânimes sobre a competência e preparo do Prof. Ricardo Dip e foram recorrentes os elogios que se teceram à sua pessoa. 10% discordam porque esperavam um aprofundamento maior no curso. 9% não deram a sua opinião. 
 
5k) NOTÁRIOS E REGISTRADORES NUM ÚNICO EVENTO
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 5k 
 
72% acharam excelente da oportunidade de estarem juntos, estudas e poder sentar para um cafezinho, trocar informações que consideram preciosas para seus trabalhos; gostariam de outras oportunidades para estarem juntos novamente. Foi muito apreciada esta iniciativa, acompanhada, sempre, de parabenização por esta oportunidade. 20% discordam porque consideram que poderia haver mais assuntos específicos de sua área para melhor aproveitamento do congresso. Outra parte discorda pelo simples fato de se interessar pelas palestras das duas áreas e tendo que optar por uma, pela coincidência dos horários, sempre se fazia em detrimento da outra. 
 
5l) APROVEITAMENTO NO EVENTO
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 5l 
 
70% foram unânimes quanto ao aproveitamento de 100%. 17% apenas acharam que o aproveitamento do evento deixou a desejar, ou seja, faltou o esclarecimento de dúvidas pessoais. 
 
5m) INFORMAÇÕES FORAM ÚTEIS
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 5m 
 
82% a grande maioria considera a utilidade e aplicação de todos os ensinamentos e informações recebidas no congresso de grande importância para seus trabalhos. 10% apenas de freqüentadores antigos dos congressos reclamaram por já ter conhecimento de grande parte das informações. 
 
5n) ASSIMILEI OS TEMAS
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 5n 
 
81% - também a grande maioria - elogiaram a forma de abordagem dos temas e a facilidade para compreendê-los, assimilando perfeitamente todos os temas tratados. Apenas 9% saíram com dúvidas a respeito dos temas que foram abordados. 
 
5o) SATISFEITO POR TER PARTICIPADO
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 5o 
 
Para 88% dos participantes esta questão é fundamental e definitiva e representa a conclusão da pesquisa, onde se apura que a grande maioria (89%) se sentiu satisfeita e gratificada por ter participado do evento. Nessa porcentagem significativa podemos, com toda a segurança, afirmar o pleno sucesso do congresso. 
 
• 6% tiveram insatisfações por motivos pessoais. 
 
5p) CONVIDADO PARA OUTRO EVENTO
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 5p 
 
90% afirmaram que certamente irão ao próximo congresso, havendo já o questionamento quanto à data e local do próximo; apenas 4% ficaram em dúvida para afirmar com tanta certeza. 
 
5q) OBTER LIVRO, APOSTILAS
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 5q 
 
89% - também a grande maioria - deseja e tem necessidade do conteúdo dos trabalhos, alguns querem em fita K7, outros em DVD e alguns preferem mesmo em apostila, mas todos desejam e solicitam este material. 7% não vêem necessidade de obter o material com conteúdo dos trabalhos. 
 
Nota do coordenador: Não obstante haver quem dispensasse o material com o conteúdo dos trabalhos, o Irib estará distribuindo em meados de março o livro “Curso de Introdução ao direito notarial e registral”, coordenado por Ricardo Dip, a todos os associados do Instituto. 
 
5r) PRESENÇA DE EXPOSITORES
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 5r 
 
89% acham ótima a oportunidade do fácil acesso a livros e outros produtos muito úteis para sua profissão, que dependendo da região da comarca não é tão fácil de obtê-los. Todos concordam ser benéfica a presença desses expositores. Entrevistando os congressistas e também alguns expositores foi colocada a necessidade de um espaço exclusivo para seus estandes, e um tempo exclusivo para visitação dos mesmos. 3% são indiferentes a esses expositores, e, acham que tumultuam o congresso. 
 
5s) PRESENÇA DOS EXPOSITORES
 
Gráfico
 
RELATÓRIO – 5s 
 
89% novamente a grande maioria concorda na necessidade e no benefício da presença desses expositores nos próximos congressos, e, mantendo-se coerente, os mesmos 3% dispensam sua presença. 
 
6) RECOMENDARIA O CONGRESSO
 
Gráfico
 
RELATÓRIO - 6 
 
Confirmando o resultado da pesquisa, o sucesso do congresso foi comprovado por 93% dos participantes, a maioria absoluta, tendo ainda comentários extremamente favoráveis na recomendação do congresso a pessoas da área e outros profissionais de interesse. 7% apenas por motivos pessoais mantiveram suas posições contrárias ao congresso. 
 
PARTICIPAÇÃO POR REGIÃO
 
Gráfico
 
DADOS CLASSIFICAÇÃO 
 
Notas = 156 
 
Registro de Imóveis = 166 
 
Protesto = 91 
 
Registro Civil = 59 
 
Registro Títulos e Doctos.e Pessoa Jurídica = 112 
 
Outros= 32 - advogado área imobiliária, Empresa Privada (aquisição de terras), Secretária, Estudante, Juiz de Registro Público, Empresa Transmissora de Energia Elétrica do Sul , Distribuição, Ofício Sede Municipal, Registro Público e Informática. 
 
FALHAS DO EVENTO 
 
Os organizadores têm que estar atentos a ocorrência de falhas apontadas: 
 
• levar em consideração que 26% dos participantes não estão satisfeitos com o hotel – falta de acomodação e custo elevado. 
 
• Recepção: 21% sentiram necessidade de mais e melhores informações e atenção dedicada. 
 
• Secretaria: 15% ficaram insatisfeitos pela falta de organização. 
 
• Material de apoio: 31% ficaram insatisfeitos por não terem recebido o material; não pode haver este tipo de falha num evento como este. 
 
• Certificado: muito importante dar mais atenção e esclarecimentos aos 30% de participantes que não receberam o certificado. 
 
• Show: atenção com o ambiente aberto, neste evento houve 34% participantes insatisfeitos. 
 
• Buffet: também é importante satisfazer os 33% insatisfeitos; quando se está participando de um evento como este, a última preocupação de um participante é a alimentação; tem que chegar e estar disponível e agradar à grande maioria. 
 
• Dar mais importância ao som e à tradução, num momento de falha o evento não vale de nada. 
 
• É importante lembrar dos profissionais nacionais. 
 
• O departamento responsável por esta área tem que estar mais atento para que não haja falhas em itens básicos do congresso. 
 
CONCLUSÃO DO RESULTADO DO ESTUDO 
 
Estatisticamente 93% afirmaram categóricos a aprovação, aproveitamento e o sucesso deste congresso realizado em Salvador em novembro de 2003, organizado pelo IRIB. Pelos comentários obtidos, a grande maioria afirma a necessidade e importância do congresso, do curso, conjunto que foi de grande utilidade profissional e a satisfação pela maneira como foi realizado.
 


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