BE935
Compartilhe:
Editora Copola lança livro sobre atividade notarial e o NCC e dá desconto de 10% aos notários e registradores
Capa do Livro
TABELIONATO DE NOTAS E O NOTÁRIO PERFEITO – Direito de propriedade e atividade notarial com vistas ao Código Civil 2002- 2ª Edição – 2003
Tamanho: 16 x 23 – 440 páginas - ISBN : 85-89070-14-x R$ 72,00
Autor: Afonso Celso F. de Rezende
Colaboração especial: Tabelião Antonio Carlos Ferraresso
Da capa: imagem da primeira página da carta de Pero Vaz de Caminha "o primeiro escrivão em terra brasileira"
"A horas de véspera, houvemos vista de terra..."
Dirigida ao Rei D. Manuel I de Portugal, a carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, é considerada a certidão de nascimento do Brasil: escrita diante do Monte Pascoal, entre 22 de abril e 1º de maio de 1500, reporta o encontro do europeu com o índio.
A Carta de Achamento do Brasil, o mais importante documento de nossa história colonial, noticia a descoberta de um novo mundo, equiparando, no olhar extasiado do escrivão, o Brasil ao paraíso.
No entanto, a narrativa de Pero Vaz de Caminha ficou desconhecida em sua época, como acontecia com muitos relatos de viagens e descobertas. Guardada no Arquivo da Torre do Tombo, em Lisboa, onde permanece até hoje, a carta foi divulgada somente em 1817 pelo Padre Manuel Aires do Casal, que a publicou no Rio de Janeiro e, desde então, traduzida para diversos idiomas do ocidente e editada uma centena de vezes, exerce grande influência no imaginário do brasileiro.
Do livro: Direito de propriedade e atividade notarial com vistas ao Código Civil 2002 e Lei nº 11.331 de 26.12.2002.
A importância da atividade cartorária e suas ações perante a sociedade mais uma vez são realçadas nesta obra. O autor e Antonio Carlos Ferraresso relatam de maneira detalhada, os aspectos particulares do Serviço Notarial, suas relações para com o público, bem como atua esse indispensável profissional no relacionamento com a sociedade.
No livro encontram-se temas de destaque, entre outros abrange:
Artigo sobre “Cartório Digital” / Domínio e propriedade / Da aquisição da propriedade imóvel / Do exame do título / Documentos a serem exigidos / Da boa posse / Aquisição por usucapião / Direito urbanístico / Fé pública, notarial e registral / Leis, regulamentos, livros e classificadores obrigatórios / Do desaparecimento, deterioração ou danificação de material cartorário / Base de cálculo dos emolumentos (antigas custas) / Principais alterações da Lei 11.331/2002 sobre a forma de cálculo das escrituras / Competência dos tabeliães / Testamento: capacidade, forma, aspectos jurídicos, requisitos / Forma e finalidade do instrumento público / Certidões, públicas-formas, reconhecimento de firmas, autenticações / Atas notariais, classificação e princípios / Mandato (extensa matéria) / De Tabelião para Tabelião e o Código Civil 2002 (Antonio Carlos Ferraresso) / Modelos / Legislação / Principais alterações do C. Civil 2002; Miniglossário Jurídico e muito mais.
Copola Editora - R. Dr. Quirino, 1551 - Centro - Campinas/SP - CEP: 13015-082
Tel.: (19) 3237 4420
E-mail: [email protected]
Últimos boletins
-
BE 5981 - 16/12/2025
Confira nesta edição:
ARIBA 2025 Conexão, Cooperação e Justiça: três entidades do Registro Imobiliário brasileiro participaram do evento | IRIB divulga link para AGO 2025 | Portaria SGD/MGI n. 11.229, de 12 de dezembro de 2025 | Portaria SGD/MGI n. 11.230, de 12 de dezembro de 2025 | Bem de Família, Direito Real de Habitação, herança e obrigações do vendedor após posse de comprador foram alguns temas tratados pelo STJ em 2025 | Programa Regularizar permite mais de 100 mil registros de imóveis no Piauí | CMULHER aprova PL que impede que marido agressor requeira usucapião de imóvel quando mulher fugir de violência doméstica | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | Reforma tributária e o cadastro imobiliário brasileiro: Uma nova arquitetura fiscal – por Ricardo Soriano e Natália Bessoni | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5980 - 15/12/2025
Confira nesta edição:
IRIB divulga link para AGO 2025 | SREI: ONR apresenta avanços da Fase 4 | Resultado definitivo do 2º ENAC é homologado pelo CNJ | CNB/CF elege novo Presidente para gestão nos próximos anos | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | É possível regularizar a minha fração ideal? Quando a estremação urbana é uma opção – por Dayana Fernanda Machado | Jurisprudência do TJPR | IRIB Responde.
-
BE 5979 - 12/12/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | ANOREG/BR publica matéria sobre relevância dos Cartórios na Regularização Fundiária | RIB emite Notas Técnicas sobre REURB, refinanciamento rural e assinaturas eletrônicas | CGJES veda criação de “sistema registral paralelo” | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | Em parceria com IRIB, ANOREG/BR, ENNOR e ENORE-RS, UNISC lança nova turma de Mestrado e Doutorado em Direito | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | A anticrese na reforma do Código Civil – por Eduardo Figueiredo Simões | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Reforma tributária e o cadastro imobiliário brasileiro: Uma nova arquitetura fiscal
- Inventário extrajudicial. Proprietário tabular – nome – divergência. Qualificação pessoal. Retificação.
- Penhora. Bem indivisível. Vaga de garagem. Impenhorabilidade. Restrição condominial.
