BE917
Compartilhe:
Foi lançado em 2 de outubro de 2003 o livro Direitos Reais, do Advogado e Professor Melhim Namem Chalhub[i]*.
O livro faz parte da coleção Curso de Direito Civil da Editora Forense, coordenada pelo Desembargador Professor Sylvio Capanema.
A obra, destinada a advogados e estudantes, trata dos fundamentos dos direitos reais de forma didática, em linguagem simples.
O autor é advogado militante, estudioso dos problemas vinculados aos direitos reais na sociedade contemporânea, sobretudo os negócios que expõem a riscos patrimoniais o cidadão comum no mercado de captação de poupança do público, em especial quanto aos fundos de investimento e às incorporações imobiliárias.
É nessa área que o autor já formulou alguns projetos de lei visando à proteção da economia popular, destacando-se o projeto que regulamenta o contrato de fidúcia, que cria reservas patrimoniais em proteção das pessoas que adquirem cotas de fundos de investimento ou de outros investimentos coletivos (como, por exemplo, o caso da Fazendas Reunidas Boi Gordo), e o projeto que cria o patrimônio de afetação das incorporações imobiliárias, em proteção dos adquirentes de imóveis na planta, este já convertido na Medida Provisória 2.221, de 2001. Esse projeto, aliás, foi apresentado pelo Professor Melhim no Instituto dos Advogados Brasileiros e nele foi objeto de amplos debates ao longo do ano de 1999.
Nesse livro o autor estende sua apreciação sobre os riscos dos negócios contemporâneos e trata das garantias reais capazes de proteger o cidadão comum, bem como as garantias compatíveis com as características das modernas operações de crédito.
Matéria que mereceu especial destaque é a função social da propriedade, para a qual o autor dedicou um capítulo específico, apreciando seus fundamentos e a forma em que o princípio da função social se apresenta nas diversas situações, entre elas as situações urbanísticas e ambientais, previstas na Constituição e no Estatuto da Cidade.
A parte dedicada aos Direitos Reais de Garantia também foi alvo de apreciação pormenorizada, e nela o autor não se conteve aos limites do Código Civil, mas apreciou detalhadamente todas as garantias reais criadas por leis especiais que não foram agregadas ao Código, tais como a propriedade fiduciária em garantia dos subscritores de cotas dos fundos de investimento, assim como nas sociedades anônimas, a alienação fiduciária dos bens imóveis, a cessão de créditos oriundos da comercialização de imóveis, a caução de direitos do promitente comprador de imóvel e a caução real em garantia dos contratos de locação.
Em suma, em linguagem concisa, a obra é caracterizada pela modernidade e pela densidade na apreciação dos temas, orientada pelas diretrizes emanadas da Constituição Federal de 1988, no Código Civil de 2002 e no Estatuto da Cidade, destacando-se os modernos instrumentos de política urbana.
Imagens: 1 2
Seus livros mais recentes são
- Negócio fiduciário,
- Trust-perspectivas do direito contemporâneo na transmissão da propriedade para fins de investimento e garantia
- Propriedade imobiliária: função social e outros aspectos e
- Da incorporação imobiliária.
É autor de importantes anteprojetos de lei já convertidos em lei, tais como o da alienação fiduciária de bens imóveis (PL 1.665/97 da Câmara, incorporado ao PL 3242, que foi convertido na lei 9.514/97 - Sistema de Financiamento Imobiliário) e o do patrimônio de afetação das incorporações imobiliárias (PLs da Câmara 2.109/99, 3.455/2000 e 3742/2000 e Medida Provisória 2.221, de 2001), bem como o que regulamenta o contrato de fidúcia (PL 4.809/98 da Câmara), adaptando alguns elementos do trust anglo-americano, ainda em tramitação.
[i]* Melhim Namem Chalhub é autor de vários livros tratando de matéria contratual e dos direitos reais, além de escrever com freqüência nas mais importantes revistas jurídicas sobre as demandas da sociedade contemporânea nesse campo, com destaque para a utilização da idéia da fidúcia como garantia de negócios do cotidiano, seja sob a perspectiva do pequeno poupador ou investidor nos fundos de investimento, do processo de securitização de créditos ou da garantia de financiamentos imobiliários em geral.
Últimos boletins
-
BE 5739 - 18/12/2024
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | Orientação Normativa AGU n. 93, de 17 de dezembro de 2024 | FDI emite Nota Técnica de Padronização sobre Incorporação Imobiliária e certidões de objeto e pé | REURB-E: CDU aprova PL que amplia rol de beneficiários | IBGE disponibiliza os mapas de 199 municípios que tiveram atualizações de seus limites | TJSC: prescrição de dívida condominial não gera CND | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | Resolução 571/24 CNJ: Inventário extrajudicial envolvendo menores e incapazes – por Flávia Pereira Ribeiro e César Augusto Costa | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
-
BE 5738 - 17/12/2024
Confira nesta edição:
Hospital de Amor: doe seu Imposto de Renda até o dia 31 de dezembro | Resolução CNJ n. 601 de 13 de dezembro de 2024 | Diário do Estado publica matéria sobre cadastro e Cartórios | CMADS aprova criação de fundo para financiar aumento de áreas verdes nas cidades | Clipping | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | A atualidade da Lei da Incorporação Imobiliária ao completar sessenta anos – por Melhim Namem Chalhub | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
-
BE 5737 - 16/12/2024
Confira nesta edição:
Conheça o IRIB Cultural: a loja virtual do IRIB! | Alienação Fiduciária: STF entende possível celebração do contrato por instrumento particular | Inexiste prazo de preclusão ou decadência para o direito formativo de desfazimento do contrato com base em cláusula resolutiva expressa | Raio-X dos Cartórios: ANOREG/BR iniciará divulgação de resultados | Clipping | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | Fundação ENORE-RS e UNISC lançam cursos de Mestrado e Doutorado | Averbação de indisponibilidade de bens – O CNJ prestigia a insegurança jurídica – por Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- União Estável – registro e averbação. Ato registral.
- Escritura de Compra e Venda. Remição de foro. Escritura – rerratificação. Laudêmio – pagamento – alvará. Segurança jurídica.
- Orientação Normativa AGU n. 93, de 17 de dezembro de 2024