BE914
Compartilhe:
Ainda sobre o compromisso de compra e venda e a alienação fiduciária - José de Mello Junqueira[i]*
Quando de meu parecer, adotado pela ARISP, omiti duas questões que, agora, considero-as essenciais ao deslinde de todas essas apreciações, todas ponderadas e respeitadas, ainda que com algumas não concorde. Cumpre, principalmente, rever minha afirmativa ao assegurar à Securitizadora, adquirente dos créditos e direitos dominiais sobre o imóvel compromissado à compra, os direitos decorrentes dos artigos 26 e 27 da Lei 9514, de 1997, embora reafirme possível a alienação fiduciária do imóvel e seus direitos por parte do compromitente vendedor, despicienda qualquer discussão sobre a posse, como bem apreciou os Doutores Carlos Eduardo da Costa Pires Steiner, Michael Altit e Eduardo Messias Altemani.
1) Inexiste óbice legal ou jurídico de o promitente vendedor alienar o domínio sobre o imóvel e conseqüentes direitos da promessa de venda. Detém ele a propriedade do bem, ainda que restrita, porquanto, ao final do recebimento de seu crédito, está obrigado, ou por terceiro a quem transferiu seus direitos, a outorgar a escritura definitiva de venda ao compromissário comprador.
A transmissão do imóvel prometido vender é legalmente admitida. Basta verificar o disposto no artigo 1418 do atual Código Civil.
O tema foi exaustivamente apreciado nesta Audiência Pública (III) e todos estão concordes na possibilidade de o promitente vendedor transmitir o domínio do imóvel prometido e seus direitos de crédito e obrigações, dentre eles o de transmitir a propriedade, definitivamente, ao compromissário comprador, satisfeitas todas as prestações.
Considerando a possibilidade dessa transmissão, não vejo óbice se concretize como garantia, por meio da alienação fiduciária, constituindo-se a propriedade fiduciária em favor de uma instituição financeira ou securitizadora. Na hipótese o fiduciário receberia a propriedade fiduciária do domínio, ainda que restrito e os créditos titulados em favor do promitente vendedor.
Constituída a propriedade fiduciária o promitente vendedor-fiduciante continua com a posse indireta relativamente ao compromissário comprador, transmitindo-a idêntica ao fiduciário.
É o que ocorre nas hipóteses de alienação fiduciária e constituição da propriedade fiduciária de imóveis locados ou sobre eles instituído usufruto.
Na alienação fiduciária de bem locado, o proprietário-locador tem, tão só, a posse indireta do imóvel, mantendo a posse direta o locatário, que não poderá se valer do direito de preferência, por não se caracterizar a alienação fiduciária uma venda. O locador fiduciante, no caso, transmite ao fiduciário a posse que detém, a posse indireta, permanecendo a posse direta em mãos do locatário.
É expressa a lei na admissão da constituição da propriedade fiduciária de imóvel locado (art. 27, § 7o e art. 37-B).
Mesma situação se observa no caso de usufruto, como salientam os advogados Carlos Eduardo, Altit e Altemani.
O artigo 23, parágrafo único, da Lei 9514/97 não impõe requisitos para a constituição da alienação fiduciária, obrigando, sempre, a posse direta do fiduciante e indireta do fiduciário.
A posse originária direta do fiduciante é necessária, do contrário não a teria transmitido ao locatário, usufrutuário e, agora, ao compromissário comprador. Na relação entre essas pessoas contratantes sempre haverá uma posse direta de quem a transmite, reservando-se a indireta.
Se a companhia securitizadora adquirir o crédito e domínio do imóvel compromissado à venda, na qualidade de propriedade fiduciária, duas situações poderão ocorrer:
a) o pagamento integral de todas as prestações pelo compromissário comprador, hipótese que se resolve a propriedade fiduciária do imóvel e, diante do termo de quitação fornecido pelo fiduciário, efetuar-se-á o cancelamento respectivo no Registro de Imóveis; a propriedade volta ao promitente vendedor original que terá a obrigação de outorgar a escritura definitiva ao compromissário comprador, com o pagamento do imposto inter vivos. Para maior segurança do compromissário comprador, pode, no ato da constituição da propriedade fiduciária, o promitente vendedor (fiduciante) outorgar ao fiduciário, mandato com a finalidade deste transmitir definitivamente a propriedade ao compromissário comprador, paga a dívida.
b) não pagamento e vencimento, no todo ou em parte, da dívida devida pelo compromissário comprador; na hipótese, constituído o fiduciante-promitente vendedor em mora, consolidar-se-á a propriedade restrita do imóvel em nome do fiduciário, com as mesmas características que a recebeu. O fiduciário, agora, na qualidade de compromitente vendedor, estará legitimado a promover a cobrança e resolução do contrato.
Nesta última hipótese, se houve emissão de CRI ou CCI, o fiduciário, como lembra Melhim, terá condições de recuperar os direitos sobre o imóvel prometido vender, mantendo, por essa forma, o lastro e podendo, sem objeção, recolocar o imóvel no mercado para recompor o fluxo de pagamento dos subscritores de títulos. Por esse modo, confere-se à securitizadora poder de disposição sobre o imóvel e autonomia para promover as medidas necessárias à recomposição do fluxo de pagamento dos títulos.
Ressalte-se a impossibilidade de, no inadimplemento da obrigação pelo compromissário comprador, utilizar-se o fiduciário dos meios e procedimentos da execução extrajudicial prevista na Lei nº 9514/97. Isto, por óbvio, porque não participou o compromissário comprador do contrato de alienação fiduciária.
Cyberhemeroteca
Confira ainda sobre o tema:
São Paulo, 18/07/2003 - Boletim Eletrônico n º 749
Audiência Pública 3/2003
Irib instaura nova Audiência Pública
Cessão de Crédito Imobiliário e Alienação Fiduciária de Bem Imóvel Objeto de Compromisso de Compra e Venda Registrado
São Paulo, 13/08/2003 - Boletim Eletrônico n º 776
CESSÃO DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO E ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL OBJETO DE COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA REGISTRADO
Alienação fiduciária de imóvel por possuidor indireto do bem
São Paulo, 16/09/2003 - Boletim Eletrônico n º 828
CESSÃO DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO E ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL OBJETO DE COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA REGISTRADO
Securitização de créditos imobiliários - Aspectos relevantes
Melhim Namem Chalhub - Advogado
São Paulo, 18/09/2003 - Boletim Eletrônico n º 832
Cessão de crédito imobiliário e alienação fiduciária de bem imóvel objeto de compromisso de compra e venda registrado
São Paulo, 30/09/2003 - Boletim Eletrônico n º 857
Parecer de Maria Helena Leonel Gandolfo
São Paulo, 19/10/2003 - Boletim Eletrônico n º 891
CESSÃO DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO E ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL OBJETO DE COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA REGISTRADO
Alexandre Assolini Mota, advogado (CIBRASEC)
São Paulo, 23/10/2003 - Boletim Eletrônico n º 899
Variações a respeito da alienação fiduciária em garantia e a securitização de recebíveis imobiliários
Marcelo Terra
São Paulo, 27/10/2003 - Boletim Eletrônico n º 904
Consulta do Dr. Marcelo Terra, decisão da Primeira Vara de Registros Públicos de SP e da Eg. Corregedoria-Geral da Justiça de SP.
São Paulo, 28/10/2003 - Boletim Eletrônico n º 908
Considerações sobre a venda sob condição suspensiva
Maria Helena Leonel Gandolfo
[i]* José de Mello Junqueira é Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo e consultor do Irib.
Últimos boletins
-
BE 5843 - 05/06/2025
Confira nesta edição:
Condomínio de lotes será tema de painel do L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Provimento CN-CNJ n. 196, de 4 de junho de 2025 | Dia Mundial do Meio Ambiente: Cartórios brasileiros cada vez mais engajados na sustentabilidade ambiental | Confira a nova edição da revista “Cartórios com Você” | Amazônia: estudo aponta que 10,2 milhões de hectares de florestas públicas não destinadas apresentam alto risco de grilagem | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Imersão em Direito Registral: curso será realizado pela UNI ÍTALO e CENoR | Atualizações normativas para a usucapião extrajudicial em Minas Gerais – por Letícia Franco Maculan Assumpção, Paulo Hermano Soares Ribeiro e Carlos Rogério de Oliveira Londe | Jurisprudência do TJPR | IRIB Responde.
-
BE 5842 - 04/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL debaterá aspectos do fracionamento da propriedade imobiliária | INCRA envia Ofício ao IRIB sobre emissão do CCIR-2025 | Portaria SPU/MGI n. 4.322, de 2 de junho de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 195, de 3 de junho de 2025 | CNJ publica Provimento CN-CNJ n. 195/2025 criando IERI-e e SIG-RI | Exame Nacional dos Cartórios: FGV divulga resultados preliminares | RDI em Debate: próximo episódio aborda a expropriação no Registo Predial e a transmissão inter vivos de propriedade no Direito Visigótico | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Imersão em Direito Registral: curso será realizado pela UNI ÍTALO e CENoR | Consolidação da propriedade, leilão extrajudicial e a essencialidade da intimação pessoal do devedor – por Priscylla Bezerra Lima | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
-
BE 5841 - 03/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: painel sobre reforma do Código Civil integra programação | Você conhece a parceria do IRIB com a VFK Educação? | Programa Link CNJ destaca atuação de Cartórios na regularização fundiária | Cartas de Brasília: confira os documentos assinados no 95º ENCOGE e no 7º Fórum Fundiário Nacional | Summit ABRAINC 2025: painéis destacam importância do Registro de Imóveis no mercado imobiliário | Clipping | RDI em Debate: próximo episódio aborda a expropriação no Registo Predial e a transmissão inter vivos de propriedade no Direito Visigótico | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Imersão em Direito Registral: curso será realizado pela UNI ÍTALO e CENoR | Aquisição de imóveis em leilão – Efeitos da arrematação – por Marcelo Lopes e Gerlane Oliveira | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Usufruto – extinção. Morte do usufrutuário. ITCMD – recolhimento – exigibilidade.
- Atualizações normativas para a usucapião extrajudicial em Minas Gerais
- Amazônia: estudo aponta que 10,2 milhões de hectares de florestas públicas não destinadas apresentam alto risco de grilagem