BE818
Compartilhe:
12 Deutscher EDV-Gerichtstag - Irib e Conselho Federal da Justiça participam em evento na Alemanha
O Irib estará representado no Encontro 12 Deutscher EDV-Gerichtstag, na Alemanha, entre os dias 24 a 26 de setembro p.f., pelos Drs. Kioitsi Chicuta, juiz do Tribunal de Alçada de São Paulo, professor de direito notarial e registral e pelo Prof. Dr. Jürgen Philips, professor universitário e maior especialista brasileiro em cadastros e pela Dra. Ana Paula Lobo, tradutora e que tem colaborado com pequenos artigos sobre o direito brasileiro em alemão (http://www.jura.uni-sb.de/link_der_woche.html/
ldwlink.php3?link=177&language).
Os profissionais brasileiros terão a oportunidade de conhecer o paradigmático sistema registral alemão, buscando conhecer e compreender como funciona a interconexão entre o sistema registral e o cadastro.
O evento se realiza no contexto do acordo de cooperação técnica e científica celebrado pelo Irib com o Institut für Rechtsinformatik da Universität des Saarlandes (Instituto de Direito e Informática da Universidade de Saarlandes), que existe há 11 anos na Alemanha e tem muita credibilidade junto à sociedade e comunidade jurídica local, sendo responsável pela informatização do Supremo Tribunal Constitucional alemão.
Os trabalhos se iniciam antes da realização do evento, como atividades paralelas. Publicamos abaixo o programa especial para os visitantes brasileiros, divulgando o programa oficial do evento.
Terça-feira 23/09
9:30 - 12:00 visita do cadastro imobiliário (Katasteramt)
13:30 - visita do registro de imóveis (Grundbuchamt) no Tribunal de primeira Instância, onde seremos recebidos pelo Sr. Scheer do Ministério da Justiça do Sarre e pela Ministra da Justiça pessoalmente.
Quarta-feira 24/09
Pela manhã encontro com o professor Witz (a ser confirmado) e encontro com os professores Herberger e Ruessmann.
15:30 - encontro com a diretoria da Associação Alemã da Informática no Judiciário e breve apresentação. A idéia é que os membros da diretoria (15 ao total: http://edvgt.jura.uni-sb.de/verein/vorstand.shtml) se apresentem pessoalmente à comitiva brasileira e vice-versa. Será possibilitado um contato direto durante o congresso, disponibilizando qualquer tipo de informação ou ajuda. Penso que todos falam inglês. A maioria são juízes em diferentes Tribunais da Alemanha, há alguns professores universitários, um advogado, uma procuradora, um engenheiro e um administrador de Justiça.
19:00 - recepção na empresa "juris GmbH" (http://www.juris.de/) para todos os visitantes do congresso. A empresa "juris" fornece a maior base de dados de literatura jurídica, legislação e jurisprudência da Alemanha.
Quinta-feira 25/09
8:15-17:00 congresso, 4 apresentações dos vídeos sobre o CJF e o Tribunal fluvial à tarde (13:00, 14:00, 15:00, 16:00).
19:00 jantar festivo numa ex-usina siderúrgica "Völklinger Hütte" que hoje em dia é patrimônio cultural da humanidade e usado para eventos, exposições etc. (http://www.alemanha.org.br/perfil/1/pag_75.htm), há ônibus da universidade para o local do evento e de volta para o centro/hotel.
Sexta-feira 26/09
11:00-12:30 palestras brasileiras: IRIB, CJF, Tribunal Fluvial
O programa completo do congresso está disponível em http://edvgt.jura.uni-sb.de/Tagung03/programm.shtml.
Últimos boletins
-
BE 5859 - 27/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: não deixe de conhecer as belezas de Manaus! | Você conhece a parceria do IRIB com a VFK Educação? | TJGO entende que PROCON-GOIÁS não possui competência para fiscalizar e autuar Cartórios | Oferta de crédito imobiliário para a classe média receberá “últimos retoques” | TJSC fixa tese sobre admissibilidade de usucapião extrajudicial | 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | A conta Escrow no Brasil: a gestão notarial de valores em negócios jurídicos – por Lucas Pavione | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5858 - 26/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: palestra de abertura terá como tema Inteligência Artificial | Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Salvo previsão legal, Cartórios não devem exigir procuração atualizada e com prazo de validade para prática de atos | ANOREG/BR lança uniformes nacionais dos Cartórios do Brasil | Habite Seguro poderá incluir vigilantes e servidores administrativos de órgãos de segurança pública | 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | O admirável mundo novo da inteligência artificial – por Sérgio Jacomino | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
-
BE 5857 - 25/06/2025
Confira nesta edição:
Ainda não fez sua inscrição para o L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL? | Diretor de Relações Internacionais do IRIB participará de Encontro na Paraíba | STJ: registro de escritura pública não impede rescisão contratual por inadimplência de loteador | RARES-NR é signatária do Pacto Global da ONU | Rondônia recebe Caravana da REURB | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | Novo relatório do Banco Mundial: quebra de paradigmas na transferência imobiliária – por Ubiratan Guimarães | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Execução – direitos hereditários. Partilha – ausência. Averbação. Qualificação registral.
- Desmembramento sucessivo. Desdobro. Parcelamento do solo. Registro Especial.
- A conta Escrow no Brasil: a gestão notarial de valores em negócios jurídicos