BE740
Compartilhe:
Cursos, eventos e palestras - O Município e o Solo Rural
O importante Instituto Polis, de São Paulo, estará promovendo, no próximo dia 15 de julho, a partir das 9h, importante seminário que enfocará o problema do uso do solo rural nos municípios brasileiros.
Os registradores e notários brasileiros enfrentam diuturnamente problemas relacionados com parcelamentos para fins urbanos realizados em áreas situadas em zonas rurais – ou localizadas em áreas urbanas, contudo cadastradas no Incra como áreas rurais, assim consideradas por sua originária destinação.
Os parcelamentos do solo rural para fins urbanos, como as chácaras de recreio, alienações de frações ideais de glebas rurais para formação de sítios de lazer e recreio, parcelamentos de glebas rurais em lotes com área superior ao módulo e outras formas de tangenciamento das regras legais para o parcelamento do solo para fins urbanos, oferece um rico e complexo material para reflexão dos profissionais do direito que estão diretamente envolvidos com o fenômeno.
O painel formado por especialistas de renome emprestam ao evento a maior credibilidade, razão pela qual o Irib recomenda a participação dos registradores e notários.
A participação é livre, bastando comparecer no local com 15 minutos de antecedência.
Data: 15 de julho - Local: Instituto Pólis – auditório
Rua Araújo, 124, Centro, São Paulo – SP.
Telefone (11) - 3258-6121
E-MAIL [email protected]
Horário: das 9hs às 17hs
Programação
Manhã
9h – 9h30: abertura – Nelson Saule Júnior – Presidente do Instituto Pólis
9h30 – 10h: “O Mito da Zona Rural” – Edésio Fernandes (Diretor de Regularização do Ministério das Cidades)
10h – 10h30: “Metodologias de análise para o desenvolvimento rural” – Gerd Sparovek (Prof. Dr. da ESALQ)
10h30 – 11h: comentários – Petrus Emile Abi-Abib (Diretor Executivo INCRA)
11h – 12h: debate
12h – 14h: almoço
Tarde
14h – 14h30: “Ocupações urbanas na zona rural: modelos da informalidade, a regularização e o planejamento municipal” – José Carlos Freitas (Promotor do Ministério Público)
14h30 – 15h: “o processo de construção da política urbana para os pequenos municípios: as primeiras experiências do Ministério das Cidades” – Otilie Pinheiro (Ministério das Cidades)
15h30 – 16h: comentários – Silvia Nascimento (Procuradora da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado de São Paulo) e Sérgio Jacomino (Registrador e Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil).
16h – 17h: debate
17h – 17h30: encerramento
Últimos boletins
-
BE 5883 - 01/07/2025
Confira nesta edição:
Revista de Direito Imobiliário inicia chamada de artigos para edição do 1º semestre de 2026 | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: AINDA NÃO FEZ SUA INSCRIÇÃO? | CDU aprova substitutivo ao PL n. 20/2020 que cria o Programa Nacional de Moradia por Autogestão | ONR alerta sobre riscos jurídicos de tokenização fora da lei | PID 25: Registros de Imóveis contemplados já podem ser consultados no Ofício Eletrônico | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Os condomínios 10 anos após o CPC: A lei teve serventia? – por Jaques Bushatsky | Jurisprudência do CSMSP | IRIB Responde.
-
BE 5882 - 31/07/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: AINDA NÃO FEZ SUA INSCRIÇÃO? | Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Portaria RFB n. 561, de 24 de julho de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 201, de 28 de julho de 2025 | Uso obrigatório de títulos estruturados em XML no Registro de Imóveis é oficializado pelo ONR | PQTA 2025: prazo para inscrição se encerra HOJE! | PL Institui o Termo Territorial Coletivo como instrumento urbanístico de gestão territorial | Clipping | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Usucapião como limite temporal para reconhecimento da fraude à execução fiscal – por Antonio Carlos de Souza Jr. e Roberto Paulino de Albuquerque Júnior | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
-
BE 5881 - 30/07/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL PROMOVERÁ O LANÇAMENTO OFICIAL DE DIVERSAS OBRAS! | Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | TJBA cria Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial | IV Jornada de Direito Processual Civil: aberto o prazo para envio de propostas de enunciados | ABECIP divulga balanço do financiamento imobiliário do 1º semestre | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Regime da separação convencional de bens e a renúncia antecipada à herança – por Rafael Adelor Cabreira | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- PID 25: Registros de Imóveis contemplados já podem ser consultados no Ofício Eletrônico
- ONR alerta sobre riscos jurídicos de tokenização fora da lei
- CDU aprova substitutivo ao PL n. 20/2020 que cria o Programa Nacional de Moradia por Autogestão