BE699
Compartilhe:
Seminário de regularização fundiária - Aspectos registrais, urbanísticos e ambientais
Colegas e amigos de todo o Brasil,
Segue abaixo a programação oficial de mais um evento dos parceiros Ministério Público do Estado de São Paulo e Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (MPSP e IRIB), nesta oportunidade tratando do polêmico, atual e necessário tema das regularizações dos assentamentos humanos com enfoque registrário, urbanístico e ambiental.
Destaco a participação de membros da Magistratura e Ministério Público paulistas, bem como de outros importantes especialistas nas áreas jurídica e técnica, dentre os quais alguns colegas do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU, fundado no 2º Congresso de Direito Urbanístico de Porto Alegre/RS.
Trataremos também, pela primeira vez (num evento dessa iniciativa entre os parceiros acima referidos) do financiamento das regularizações, com a presença de representantes dos bancos oficiais que indicarão a fonte dos recursos.
Os profissionais foram convidados em razão de seu conhecimento teórico e, acima de tudo, prático no trato das questões sobre regularização, cada um na sua esfera de atuação.
Quem tiver alguma dúvida ou sugestão de assunto a ser tratado no seminário, poderá encaminhar-nos para enriquecer as discussões (inclusive com breve indicação de algum caso concreto, descrito de forma sucinta e dificuldade encontrada na área registral, jurídica ou urbanística, para que possamos já encaminhar aos palestrantes).
Esperamos contar com a sua participação e divulgação (principalmente para os executivos e legislativos municipais), pois o tema promete bons debates. Reserve já o seu lugar.
Dr. José Carlos de Freitas
Ministério Público de São Paulo
Seminário de Regularização Fundiária em São Paulo
Aspectos registrais, urbanísticos e ambientais
A regularização fundiária é um dos temas sobre os quais o Irib se tem debruçado com grande interesse e determinação, buscando soluções e oferecendo sua contribuição para que se encontrem modelos de regularização urbana e fundiária que possam ser viabilizados rápida e eficazmente.
Agora, em mais uma proveitosa parceria proporcionada pelo convênio firmado entre as duas entidades, o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil e o Ministério Público do Estado de São Paulo realizam o Seminário de Regularização Fundiária, que reunirá no mesmo debate registradores, promotores de justiça, procuradores jurídicos, juízes, advogados, engenheiros, arquitetos, urbanistas, geólogos, governos municipais e demais interessados no tema.
O objetivo do seminário é debater a questão com profissionais do Direito, especialmente os envolvidos com a função registral e a atuação do Judiciário.
Inscrição gratuita
Confira o programa e inscreva-se o quanto antes. Graças aos patrocínios obtidos, as inscrições serão gratuitas para todos os participantes.
Sérgio Jacomino
Presidente do Irib
SEMINÁRIO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
ASPECTOS REGISTRAIS, URBANÍSTICOS E AMBIENTAIS
Realização:
Ministério Público do Estado de São Paulo, MPSP
Instituto de Registro Imobiliário de Brasil, Irib
Dias 26 e 27 de junho de 2003.
Local:
Maksoud Plaza São Paulo
Al. Campinas, 150
Tel.: (11) 3145-8000
Vagas: 380
Público alvo: Registradores, Notários, Promotores de Justiça, Procuradores Jurídicos, Juízes, Advogados, Engenheiros, Arquitetos, Urbanistas, Geólogos, Governos Municipais e demais interessados no tema.
Inscrição gratuita: sede do Irib - telefones (0xx11) 289-3599 e 289-3321 - e-mail: [email protected]
Programa
Dia 26 de junho, quinta-feira
Manhã
8h30 às 9h – Credenciamento
9h às 9h30 – Abertura
Sérgio Jacomino, presidente do Irib
Luiz Antônio Guimarães Marrey, Procurador-geral de Justiça de São Paulo
9h30 às 13h
Regularização Fundiária – A Função Registral e a Atuação do Judiciário.
Presidente da mesa: Sérgio Jacomino - Registrador e Presidente do Irib
Narciso Orlandi Neto - Advogado e Desembargador aposentado
Gilberto Valente da Silva - Juiz de Direito aposentado
Kioitsi Chicuta - Juiz de Direito do Segundo Tribunal de Alçada Civil de São Paulo
Tarde
14h às 17h30
Regularização Urbanística – Estudo de Casos
Presidente da mesa: Mariana Moreira - Advogada da Fundação Prefeito Faria Lima, Cepam
Betânia de Moraes Alfonsin - Advogada e Assessora Jurídica da Secretaria de Planejamento de Porto Alegre, RS e Professora na Faculdade de Direito Luterana do Brasil
Mônica Alves Paes Tagnin - Urbanista, representante da Secretaria da Habitação do Município de São Paulo
Dia 27 de junho, sexta-feira
Manhã
9h30 às 13h
Financiamento da Regularização Fundiária - Origem dos Recursos e Financiamento
Presidente da mesa: Paulo Teixeira - Secretário da Habitação do Município de São Paulo
Debatedor: Carlos Eduardo Duarte Fleury, Superintendente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, Abecip
Caixa Econômica Federal
Banco Nossa Caixa
Tarde
14h às 17h30
Pós-regularização Urbanística e seus Efeitos Ambientais e Urbanísticos
Presidente da mesa: José Carlos de Freitas - MPSP
Rosângela Staurenghi - Promotora de Justiça de São Bernardo do Campo
Maria Lúcia Refinetti Martins - Doutora em Arquitetura e Urbanismo e Professora do Departamento de Projeto e Pesquisadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU/USP.
Sônia Lima - Secretária do Meio Ambiente de São Bernardo do Campo, SP
17h30 - Encerramento
Últimos boletins
-
BE 5714 - 18/11/2024
Confira nesta edição:
18 DE NOVEMBRO: DIA NACIONAL DO NOTÁRIO E DO REGISTRADOR | NOTA DE FALECIMENTO – SÉRGIO POMPÍLIO ECKERT | NOTA DE FALECIMENTO – JOÃO DALMÁCIO CASTELLO MIGUEL | Cartórios do Espírito Santo têm prazo máximo de 30 minutos para atendimento | Reforma Tributária: Senado Federal debaterá aspectos relacionados ao mercado imobiliário | XXIV Congresso da ANOREG/BR e VII CONCART | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | XXIII Congreso Internacional de Derecho Registral IPRA-CINDER | A registrabilidade da sentença arbitral de usucapião – por Gustavo Favaro Arruda | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
-
BE 5713 - 14/11/2024
Confira nesta edição:
IRIB disponibiliza fotos do XLIX Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil | Senado Federal aprova substitutivo do PL que regula Mercado de Carbono | STJ afeta REsp sobre alteração na lei de alienação fiduciária de imóveis | XXIV Congresso da ANOREG/BR e VII CONCART | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | XXIII Congreso Internacional de Derecho Registral IPRA-CINDER | Smart Contracts vs Contratos Eletrônicos vs Outras Classificações: Por uma sistematização de nomenclatura – por Carlos Eduardo Elias de Oliveira | Jurisprudência do CSMSP | IRIB Responde.
-
BE 5712 - 13/11/2024
Confira nesta edição:
Envie seu artigo para publicação no Boletim do IRIB | Presidente do IRIB participa de AGE da CNR | Portaria Interministerial AGU/MDA/MF n. 4, de 8 novembro de 2024 | Mérito da Questão apresenta Lar Legal MS | XXIV Congresso da ANOREG/BR e VII CONCART | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | XXIII Congreso Internacional de Derecho Registral IPRA-CINDER | Biblioteca: Coleção Cadernos IRIB: Adjudicação Compulsória Extrajudicial – obra escrita por João Pedro Lamana Paiva foi lançada no XLIX Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil | Inteligência artificial: O oxímoro, a atividade notarial e o seu método – por João Ricardo da Costa Menezes | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- A registrabilidade da sentença arbitral de usucapião
- Reforma Tributária: Senado Federal debaterá aspectos relacionados ao mercado imobiliário
- Cartórios do Espírito Santo têm prazo máximo de 30 minutos para atendimento