BE621
Compartilhe:
Irib recebido pelo Ministro da Justiça - Comitiva coordenada pela AnoregBR entrega documento
No último dia 4/2, terça-feira, o Presidente do Irib, Sérgio Jacomino, foi recebido pelo Sr. Ministro da Justiça, Dr. Márcio Thomaz Bastos, integrando a comitiva formada pelos presidentes dos institutos que representam as diversas especialidades de notários e registradores, atendendo ao convite formulado pelo Presidente da AnoregBR, Dr. Rogério Portugal Bacellar.
Os notários e registradores hipotecaram seu apoio às iniciativas governamentais no plano social oferecendo seus préstimos e apoio para aprofundamento das questões relacionadas com as atividades notariais e registrais (vide ofício abaixo).
Por seu turno, o Presidente Jacomino expôs ao Sr. Ministro que o Irib se credencia como a instituição mais preparada e vocacionada para dar apoio e incentivo à proposta de regularização fundiária que hoje representa um desafio importante para o Governo Federal, tendo em vista a experiência acumulada pelo Instituto ao longo de seus mais de 30 anos de estudos e dedicação ao tema do registro imobiliário.
Integrando grupos de estudo no Brasil e no exterior, o Irib acumula experiência e conhecimento técnico especializado para impulsionar as propostas de regularização fundiária, podendo conjugar esforços com o Governo Federal para que se alcance essa importante meta.
Além disso, o Presidente Jacomino expôs ao Ministro Thomaz Bastos, fazendo coro à proposta original do Presidente Bacellar, que seria desejável que o Ministério da Justiça pudesse instalar uma comissão ou grupo de apoio para fomentar as discussões que se fazem necessárias para o aperfeiçoamento das atividades registrais e notariais brasileiras.
O Presidente expressou ao Ministro que os registros imobiliários vivem atualmente um grande problema de integração e interconexão por não contarem com disciplina regulamentar homogênea que de maneira vertical pudesse regular as atividades registrais em todo o território nacional, concretizando a disposição constitucional contida no art. 22, inc. XXV da CF/88. Em tempos de globalização e integração dos mercados, o registro imobiliário - importante mecanismo legal para consagrar a segurança jurídica no tráfico jurídico-imobiliário - padece de atomização e fragmentação, sem ordenação regulamentar sistemática, centralizada e integrada, sem planejamento estratégico para impulsionar não só as transações econômicas que se refiram ao mercado imobiliário, mas principalmente para consagrar o direito de propriedade, titulando parcelas expressivas da população que vive às margens do sistema legal e formal de propriedade imobiliária.
Por essas razões, o Presidente do Irib vislumbra um amplo espaço para desenvolver um trabalho produtivo junto ao Ministério, contribuindo com o aperfeiçoamento das instituições.
Carta da AnoregBR entregue ao Ministro
Brasília, em 04 de fevereiro de 2003
Ofício nº 006/2003 - gov
Senhor Ministro,
Esta entidade nacional, que representa Notários e Registradores, vem, respeitosamente, por seu presidente, agradecer a Vossa Excelência pela especial deferência de nos receber em audiência, para a qual trazemos o resultado de consenso da Classe.
A exemplo do que sempre temos feito junto aos Municípios, Estados e União, vimos apresentar a Vossa Excelência o nosso desejo de oferecer colaboração ao Ministério, sabiamente confiado às suas reconhecidas e competentes mãos, através da sugestão de constituir-se um Grupo de Apoio ao Ministério para as áreas Notariais e de Registro.
Referido Grupo, que atuaria com a exclusiva função de assessorar o Ministério da Justiça nas áreas indicadas, seria composto pela presidência desta entidade, a quem incumbiria indicar um representante de cada especialidade, cabendo a Vossa Excelência a tarefa de indicar membros dessa Pasta para integrá-lo.
No caso dos Notários e Registradores, essa participação no Grupo - que poderia se reunir pelo menos uma vez ao mês, ou sempre que se fizer necessário - será feita de forma inteiramente graciosa, por entendermos de nosso dever oferecer a melhor colaboração às nossas autoridades constituídas.
Com este oferecimento de assessoria específica para as áreas Notarial e de Registro, renovamos a Vossa Excelência nossos protestos de elevada estima e distinguido respeito.
Rogério Portugal Bacellar
Presidente
Excelentíssimo Senhor
DOUTOR MÁRCIO THOMAS BASTOS
Ministro da Justiça
Brasília, DF
Últimos boletins
-
BE 5739 - 18/12/2024
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | Orientação Normativa AGU n. 93, de 17 de dezembro de 2024 | FDI emite Nota Técnica de Padronização sobre Incorporação Imobiliária e certidões de objeto e pé | REURB-E: CDU aprova PL que amplia rol de beneficiários | IBGE disponibiliza os mapas de 199 municípios que tiveram atualizações de seus limites | TJSC: prescrição de dívida condominial não gera CND | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | Resolução 571/24 CNJ: Inventário extrajudicial envolvendo menores e incapazes – por Flávia Pereira Ribeiro e César Augusto Costa | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
-
BE 5738 - 17/12/2024
Confira nesta edição:
Hospital de Amor: doe seu Imposto de Renda até o dia 31 de dezembro | Resolução CNJ n. 601 de 13 de dezembro de 2024 | Diário do Estado publica matéria sobre cadastro e Cartórios | CMADS aprova criação de fundo para financiar aumento de áreas verdes nas cidades | Clipping | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | A atualidade da Lei da Incorporação Imobiliária ao completar sessenta anos – por Melhim Namem Chalhub | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
-
BE 5737 - 16/12/2024
Confira nesta edição:
Conheça o IRIB Cultural: a loja virtual do IRIB! | Alienação Fiduciária: STF entende possível celebração do contrato por instrumento particular | Inexiste prazo de preclusão ou decadência para o direito formativo de desfazimento do contrato com base em cláusula resolutiva expressa | Raio-X dos Cartórios: ANOREG/BR iniciará divulgação de resultados | Clipping | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | Fundação ENORE-RS e UNISC lançam cursos de Mestrado e Doutorado | Averbação de indisponibilidade de bens – O CNJ prestigia a insegurança jurídica – por Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- União Estável – registro e averbação. Ato registral.
- Escritura de Compra e Venda. Remição de foro. Escritura – rerratificação. Laudêmio – pagamento – alvará. Segurança jurídica.
- Orientação Normativa AGU n. 93, de 17 de dezembro de 2024