BE280
Compartilhe:
Ademar Fioranelli em (concorrida) noite de autógrafos
O registrador paulistano Ademar Fioranelli foi homenageado pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil em noite de autógrafos na Livraria Cultura, na Capital paulistana.
O recém editado Direito Registral Imobiliário (Irib/safE), que agora chega às livrarias, despertou o interesse dos registradores, notários, juízes, promotores de justiça e demais profissionais de direito. Este livro de indiscutível utilidade está sendo utilizado como referência para as intrincadas questões relativas ao registro predial, indicando a melhor interpretação doutrinária e jurisprudencial para inúmeros casos que mereceram a atenção e os estudos do registrador paulistano.
http://www.irib.org.br/images/AdemarNet.jpg
Estiveram presentes ao coquetel de lançamento inúmeras autoridades, além de registradores e notários que vieram do interior do Estado de São Paulo e de outros estados para prestigiar o estudioso registrador.
A diretoria do Irib esteve presente em peso. Prestigiaram o evento Lincoln Bueno Alves - Presidente, Gleci Palma Ribeiro Melo, Vice-Presidente, Gilma Teixeira Machado, 1ª Secretária, Plínio Antônio Chagas, 2º Secretário, José Simão, Tesoureiro Geral, Manoel Carlos de Oliveira, 2º Tesoureiro, João Baptista Galhardo, Diretor de Publicidade e Divulgação, Meirimar Barbosa Júnior, Diretor de Legislativo. O conselho de ética do Irib esteve representado pelo grande registrador brasileiro Elvino Silva Filho.
Sérgio Jacomino, Coordenador Editorial do Instituto, esteve presente, fotografando o evento para divulgação nas páginas do Boletim e do Eletrônico e representando o Presidente e Vice-presidente da AnoregSP., Ary José de Lima e Clóvis Lapastina Camargo, que não puderam comparecer em virtude de compromissos assumidos anterioremente.
Além de Gilberto Valente da Silva, Assessor Jurídico do Irib, estiveram presentes os seguintes registradores associados do Instituto: Armando Clapis, Bernardo Oswaldo Francez, Flauzilino Araújo dos Santos, Francisco Ventura de Toledo, Jersé Rodrigues da Silva, Joelcio Escobar, Livingstone Bueno Alves, Lúcia Helena Vilela de Camargo, Maria Helena Leonel Gandolfo, Maria Luiza Teixeira de Almeida Krahenbuhl, Oswaldo de Oliveira Penna, Ricardo Nahat
Representantes de Institutos afins: Francisco Raymundo, Presidente da Associação dos Registradores de Imóveis de São Paulo - ARISP; José de Mello Junqueira, Assessor Jurídico da ARISP; Paulo Tupinambá Vampré, Presidente do Sindicato dos Notários e Registradores de São Paulo.
Demais autoridades: Raul Jungmann - Ministro da Reforma Agrária; Representando o Corregedor-Geral da Justiça de São Paulo, Des. Luís de Macedo, e os Juízes Auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça de SP., Dr. Luís Paulo Aliende Ribeiro. Dr. Hélio Lobo Júnior - Juiz do 1. Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo; Dr. Kioitsi Chicuta - Juiz do 2º Tribunal de Alçada Civil do Est. SP; Dr. Narciso Orlandi Neto - Desembargador Tribunal de Justiça - SP; Dr. José Renato Nalini - Juiz do Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo. Dr. Antônio Albergaria Pereira, Dra. Hisae Cristina Chicuta, Dr. Marcelo Terra, Lourdes Maria Spinola Viana - escrevente - Reg. Imóveis - Santo André além do Editor Sérgio Antônio Fabris, por seu filho.
Gratuidade do Registro Civil
ArpenSP derrotada em mandado de segurança
Não deu certo a tentativa da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo (Arpen/SP) de voltar a cobrar pelas certidões de nascimento e atestados de óbito na capital paulista. A instituição recorreu ao Superior Tribunal de Justiça contra ato do corregedor-geral de Justiça do Estado de São Paulo que havia divulgado um comunicado alertando os cartórios para o cumprimento da lei federal que garantiu a prestação do serviço de emissão de registros gratuitos. A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça negou, por unanimidade, o recurso em mandado de segurança (RMS) da Arpen. Os cartórios associados pretendiam manter a gratuidade do fornecimento somente para pessoas comprovadamente pobres.
A Associação dos Registradores pedia no RMS a suspensão imediata do ato do corregedor, alegando inconstitucionalidade. Com a medida, a Arpen esperava desobrigar seus associados de emitir os registros de nascimento e outras certidões gratuitas até posterior deliberação da Corregedoria-Geral de Justiça sobre a questão.
Para o ministro Peçanha Martins, relator do recurso no STJ, o corregedor-geral do Estado não praticou nenhum ato ilegal, pois apenas se limitou a alertar quanto "a necessidade de que fosse assegurada a continuidade da prestação do serviço público delegado". Além disso, atacar o comunicado seria declarar inconstitucional a Lei n. 9534/98, que ainda se encontra em plena vigência, uma vez que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), proposta perante o Supremo Tribunal Federal, ainda não "recebeu provimento liminar a fim de suspender sua validade". Fonte: Notícias do STJ - Título original: Associação paulista de cartórios não pode cobrar por certidões de nascimento. 09/02/2001 - Processo: RMS 10984.
Últimos boletins
-
BE 5739 - 18/12/2024
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | Orientação Normativa AGU n. 93, de 17 de dezembro de 2024 | FDI emite Nota Técnica de Padronização sobre Incorporação Imobiliária e certidões de objeto e pé | REURB-E: CDU aprova PL que amplia rol de beneficiários | IBGE disponibiliza os mapas de 199 municípios que tiveram atualizações de seus limites | TJSC: prescrição de dívida condominial não gera CND | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | Resolução 571/24 CNJ: Inventário extrajudicial envolvendo menores e incapazes – por Flávia Pereira Ribeiro e César Augusto Costa | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
-
BE 5738 - 17/12/2024
Confira nesta edição:
Hospital de Amor: doe seu Imposto de Renda até o dia 31 de dezembro | Resolução CNJ n. 601 de 13 de dezembro de 2024 | Diário do Estado publica matéria sobre cadastro e Cartórios | CMADS aprova criação de fundo para financiar aumento de áreas verdes nas cidades | Clipping | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | A atualidade da Lei da Incorporação Imobiliária ao completar sessenta anos – por Melhim Namem Chalhub | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
-
BE 5737 - 16/12/2024
Confira nesta edição:
Conheça o IRIB Cultural: a loja virtual do IRIB! | Alienação Fiduciária: STF entende possível celebração do contrato por instrumento particular | Inexiste prazo de preclusão ou decadência para o direito formativo de desfazimento do contrato com base em cláusula resolutiva expressa | Raio-X dos Cartórios: ANOREG/BR iniciará divulgação de resultados | Clipping | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | Fundação ENORE-RS e UNISC lançam cursos de Mestrado e Doutorado | Averbação de indisponibilidade de bens – O CNJ prestigia a insegurança jurídica – por Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- União Estável – registro e averbação. Ato registral.
- Escritura de Compra e Venda. Remição de foro. Escritura – rerratificação. Laudêmio – pagamento – alvará. Segurança jurídica.
- Orientação Normativa AGU n. 93, de 17 de dezembro de 2024