BE273
Compartilhe:
Programa Provisório do XXVIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis
Para todos os estudiosos do Direito Registral Imobiliário e colaboradores assíduos do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, divulgamos o temário do XXVIII Encontro que será realizado na cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, no segundo semestre de 2001.
I - Lei dos Registros Públicos
II - Loteamento
III - Bens de Domínio Público e o Registro de Imóveis
1. Bens Públicos
1.1. O domínio público
1.1.1. natureza, critérios para classificação
1.1.2. bens de uso comum
1.1.3. bens de uso especial
1.1.4. bens dominicais disponíveis
1.1.5. bens dominicais indisponíveis
1.2. Afetação e desafetação de bens públicos
1.2.1. averbação - requisitos legais
1.2.2. qualificação registral de atos administrativos - limites
1.3. Matrícula de bens públicos
1.4. Desapropriação e retrocessão
1.5. Servidão administrativa
1.6. Loteamentos e desmembramentos e os bens públicos
1.6.1. condomínio fechado e as vias de circulação - concessão de uso
1.6.2. matriculação de vias públicas
1.6.3. desafetação de bens de domínio público - inconstitucionalidade
1.6.4. parcelamento de áreas públicas
1.6.5. reservas legais e a nova destinação em caso de parcelamentos
1.7. Concessão de direito real de uso
1.8. Problemas mais comuns no registro predial
1.8.1. vias públicas e averbação no registro
1.8.2. secção de imóveis matriculados por logradouros públicos
1.8.3. Matas ciliares e o registro
1.8.4. Reservas legais
1.8.5. Enfiteuse
Os trabalhos serão aceitos pela Comissão Examinadora até 31 de junho de 2001.
A Comissão Examinadora avaliará os trabalhos apresentados e deferirá a sua apresentação em plenário com ampla divulgação entre os associados.
Programe suas atividades! Participe e prestigie mais um grande Encontro organizado pelo IRIB especialmente para todos os profissionais envolvidos com o polêmico, emocionante e surpreendente Direito Registral Imobiliário.
Diretoria do IRIB
Reorganização de serviços notariais e registrais em São Paulo
Esclarecimentos do Presidente da AnoregSP
O Provimento 747/00 do Conselho Superior da Magistratura de São Paulo, publicado no Diário da Justiça de 16/1/2001, suscitou muitas dúvidas na categoria acerca do alcance desse diploma normativo e sobre como deverá ser cumprido.
Inúmeras cartas e e-mails diariamente tem sido dirigidos à AnoregSP solicitando um posicionamento desta Associação acerca dos problemas que deverão ser enfrentados pelos profissionais das notas e registros para dar cabal cumprimento àquela norma judiciária.
Os juízes-auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça de São Paulo colocaram-se à disposição para dirimir dúvidas e esclarecer o que ainda possa ser obscuro.
O Presidente da AnoregSP., Ary José de Lima, estará fazendo uma visita aos Juízes da CGJSP, procurando esclarecer dúvidas e solucionar problemas que já são ventilados pelos colegas.
Oportunamente serão publicados aqui subsídios para melhor esclarecimento e compreensão da extensão do que foi estatuído pelo referido Provimento 747/00.
Aguardem.
Últimos boletins
-
BE 5859 - 27/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: não deixe de conhecer as belezas de Manaus! | Você conhece a parceria do IRIB com a VFK Educação? | TJGO entende que PROCON-GOIÁS não possui competência para fiscalizar e autuar Cartórios | Oferta de crédito imobiliário para a classe média receberá “últimos retoques” | TJSC fixa tese sobre admissibilidade de usucapião extrajudicial | 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | A conta Escrow no Brasil: a gestão notarial de valores em negócios jurídicos – por Lucas Pavione | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5858 - 26/06/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: palestra de abertura terá como tema Inteligência Artificial | Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Salvo previsão legal, Cartórios não devem exigir procuração atualizada e com prazo de validade para prática de atos | ANOREG/BR lança uniformes nacionais dos Cartórios do Brasil | Habite Seguro poderá incluir vigilantes e servidores administrativos de órgãos de segurança pública | 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | O admirável mundo novo da inteligência artificial – por Sérgio Jacomino | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
-
BE 5857 - 25/06/2025
Confira nesta edição:
Ainda não fez sua inscrição para o L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL? | Diretor de Relações Internacionais do IRIB participará de Encontro na Paraíba | STJ: registro de escritura pública não impede rescisão contratual por inadimplência de loteador | RARES-NR é signatária do Pacto Global da ONU | Rondônia recebe Caravana da REURB | Grupo Estadão e SECOVI-SP realizarão Summit Imobiliário 2025 | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | Novo relatório do Banco Mundial: quebra de paradigmas na transferência imobiliária – por Ubiratan Guimarães | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Execução – direitos hereditários. Partilha – ausência. Averbação. Qualificação registral.
- Desmembramento sucessivo. Desdobro. Parcelamento do solo. Registro Especial.
- A conta Escrow no Brasil: a gestão notarial de valores em negócios jurídicos