BE273
Compartilhe:
Programa Provisório do XXVIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis
Para todos os estudiosos do Direito Registral Imobiliário e colaboradores assíduos do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, divulgamos o temário do XXVIII Encontro que será realizado na cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, no segundo semestre de 2001.
I - Lei dos Registros Públicos
II - Loteamento
III - Bens de Domínio Público e o Registro de Imóveis
1. Bens Públicos
1.1. O domínio público
1.1.1. natureza, critérios para classificação
1.1.2. bens de uso comum
1.1.3. bens de uso especial
1.1.4. bens dominicais disponíveis
1.1.5. bens dominicais indisponíveis
1.2. Afetação e desafetação de bens públicos
1.2.1. averbação - requisitos legais
1.2.2. qualificação registral de atos administrativos - limites
1.3. Matrícula de bens públicos
1.4. Desapropriação e retrocessão
1.5. Servidão administrativa
1.6. Loteamentos e desmembramentos e os bens públicos
1.6.1. condomínio fechado e as vias de circulação - concessão de uso
1.6.2. matriculação de vias públicas
1.6.3. desafetação de bens de domínio público - inconstitucionalidade
1.6.4. parcelamento de áreas públicas
1.6.5. reservas legais e a nova destinação em caso de parcelamentos
1.7. Concessão de direito real de uso
1.8. Problemas mais comuns no registro predial
1.8.1. vias públicas e averbação no registro
1.8.2. secção de imóveis matriculados por logradouros públicos
1.8.3. Matas ciliares e o registro
1.8.4. Reservas legais
1.8.5. Enfiteuse
Os trabalhos serão aceitos pela Comissão Examinadora até 31 de junho de 2001.
A Comissão Examinadora avaliará os trabalhos apresentados e deferirá a sua apresentação em plenário com ampla divulgação entre os associados.
Programe suas atividades! Participe e prestigie mais um grande Encontro organizado pelo IRIB especialmente para todos os profissionais envolvidos com o polêmico, emocionante e surpreendente Direito Registral Imobiliário.
Diretoria do IRIB
Reorganização de serviços notariais e registrais em São Paulo
Esclarecimentos do Presidente da AnoregSP
O Provimento 747/00 do Conselho Superior da Magistratura de São Paulo, publicado no Diário da Justiça de 16/1/2001, suscitou muitas dúvidas na categoria acerca do alcance desse diploma normativo e sobre como deverá ser cumprido.
Inúmeras cartas e e-mails diariamente tem sido dirigidos à AnoregSP solicitando um posicionamento desta Associação acerca dos problemas que deverão ser enfrentados pelos profissionais das notas e registros para dar cabal cumprimento àquela norma judiciária.
Os juízes-auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça de São Paulo colocaram-se à disposição para dirimir dúvidas e esclarecer o que ainda possa ser obscuro.
O Presidente da AnoregSP., Ary José de Lima, estará fazendo uma visita aos Juízes da CGJSP, procurando esclarecer dúvidas e solucionar problemas que já são ventilados pelos colegas.
Oportunamente serão publicados aqui subsídios para melhor esclarecimento e compreensão da extensão do que foi estatuído pelo referido Provimento 747/00.
Aguardem.
Últimos boletins
-
BE 5952 - 06/11/2025
Confira nesta edição:
“IRIB Qualifica” reúne cerca de 200 pessoas em Curso sobre Sustentabilidade e Práticas ESG | PL que restringe critérios de desapropriação de terras para reforma agrária é aprovado na Câmara dos Deputados | STJ: é válida a arrematação por 2% do valor de avaliação do imóvel pertencente à empresa falida | 2º ENAC: confira o gabarito definitivo e o resultado preliminar | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | A averbação de saneamento na matrícula do imóvel – Provimento 195/25 CNJ – por Vitor Frederico Kümpel e Fernando Keutenedjian Mady | Jurisprudência do TRF4 | IRIB Responde.
-
BE 5951 - 05/11/2025
Confira nesta edição:
Diretoria do IRIB se reúne para tratar sobre padronização | Lei n. 15.251, de 3 de novembro de 2025 | Portaria CN-CNJ n. 56, de 04 de novembro de 2025 | PL que trata de imóveis rurais em faixa de fronteira é aprovado no Senado Federal | Plataforma para redução de CO2 em projetos habitacionais é fruto de parceria entre CEF e USP | Nota Técnica do RIB-MG traz orientações sobre cobrança de emolumentos para Cédulas Rurais | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Georreferenciamento segue obrigatório com a suspensão da certificação do INCRA? – por Jean Karlo Woiciechoski Mallmann | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
-
BE 5950 - 04/11/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | IRIB realiza doação de exemplares e coleções clássicas aos associados | ONR aponta que bancos recuperaram 98,2% dos valores devidos decorrentes de alienação fiduciária | PL n. 4.497/2024 é novamente incluído na pauta do Plenário do Senado Federal | 96º ENCOGE: Ministro do STJ reforça o papel dos Cartórios no sistema de Justiça brasileiro | Clipping | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento sobre Procedimentos Operacionais Padrão e Inteligência Artificial | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Imunidade do ITBI: papel do STF na harmonização entre Temas 796 e 1.348 – por Isabella Fochesatto Panisson e Pedro Henrique Fernandes de Marco | Jurisprudência do CSMSP | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Cédula Rural Pignoratícia. Rerratificação. Aditivo. Garantia – alteração. Título hábil.
- Embargos à Execução Fiscal. Penhora. Box de garagem. Alienação Fiduciária. Impenhorabilidade.
- A averbação de saneamento na matrícula do imóvel – Provimento 195/25 CNJ
