BE271
Compartilhe:
Aposentadoria compulsória de notários e registradores
um outro capítulo na eterna novela
oficial de registro Maria Ignez Uchôa Pinheiro assegurou no Superior Tribunal de Justiça reserva de vaga no Cartório de Registro e Distribuição do Distrito Federal, até o julgamento do recurso (embargos de declaração) que decidirá sobre sua aposentadoria compulsória, decretada pela presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Ela luta na Justiça para anular esse decreto desde 1995, quando completou 70 anos.
Maria Ignez relata que o TJ, "andando na contramão da Justiça e ao arrepio do direito", realizou concurso público para o provimento da função de oficial titular de serviços notariais e de registro de vários cartórios, declarando entre os cargos vagos aquele que era ocupado por ela. A escrivã, que entrou com mandado de segurança no TJ para se manter no cargo, sustenta que a regra de aposentadoria compulsória, por limite de idade, incide apenas sobre o servidor público, o que não seria o seu caso uma vez que os notários e registradores de cartórios exercem atividade privada, por delegação do Poder Público.
Como está prevista a posse imediata dos concursados aprovados, o vice-presidente do STJ, no exercício da presidência, ministro Nilson Naves, julgou existir "os pressupostos autorizadores da cautela de urgência", o que garante a reserva de vaga até que os embargos de divergência, que têm como relator o ministro Hamilton Carvalhido, sejam julgados pela Sexta Turma do STJ.
Maria Ignez, que também conseguiu assegurar no Supremo Tribunal Federal a reserva de vaga por meio de liminar, argumenta que a emenda constitucional de 1998 que estabeleceu a aposentadoria compulsória aos 70 anos só se aplica aos servidores públicos e que o titular de cartório está vinculado ao regime da Previdência Social , como qualquer outro trabalhador da iniciativa privada. Ela afirma ainda que o presidente do Tribunal de Justiça não poderia ter assinado o decreto de sua aposentadoria por ser "absolutamente incompetente" para tal iniciativa, que cabe exclusivamente ao Presidente da República, como determina a Constituição (Notícias do STJ de 16/1/2001).
Fraudes em cartórios: no RS não!
O presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, Oly Fachin, garantiu nesta semana que os cartórios registrais e notarias do Estado realizam um trabalho exemplar em termos de ética e correção.
Não há, segundo ele, possibilidade de haver fraudes nos registros de imóveis gaúchos. A Corregedoria-Geral de Justiça, responsável pela fiscalização, faz um trabalho muito severo e criterioso.
A garantia foi feita após a declaração do presidente Fernando Henrique Cardoso que pediu um maior controle sobre os cartórios, devido à ação da Polícia Federal que investiga o envolvimento das entidades no esquema de grilagem de terras no Amazonas.
O Vice-presidente do Colégio Registral do RS, João Pedro Lamana Paiva, afirmou que as denúncias são genéricas e referem-se a certidões e registros de imóveis fraudulentos.
Não podemos dizer que não existem operações irregulares, até porque são mais de três mil cartórios de registro
de imóveis em todo o Brasil. Aqui no Estado, todos os registradores exercitam sua profissão com muita seriedade. Não há registro de ilegalidades, pois se houvesse a Corregedoria já havia apontado, assegura Lamana Paiva.
Ele solicita que o Governo Federal nomine os registradores envolvidos nas irregularidades.
É preciso deixar claro que apoiamos a investigação, mas é necessário que o Governo aponte quem está por trás delas.
Últimos boletins
-
BE 5883 - 01/07/2025
Confira nesta edição:
Revista de Direito Imobiliário inicia chamada de artigos para edição do 1º semestre de 2026 | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: AINDA NÃO FEZ SUA INSCRIÇÃO? | CDU aprova substitutivo ao PL n. 20/2020 que cria o Programa Nacional de Moradia por Autogestão | ONR alerta sobre riscos jurídicos de tokenização fora da lei | PID 25: Registros de Imóveis contemplados já podem ser consultados no Ofício Eletrônico | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Os condomínios 10 anos após o CPC: A lei teve serventia? – por Jaques Bushatsky | Jurisprudência do CSMSP | IRIB Responde.
-
BE 5882 - 31/07/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: AINDA NÃO FEZ SUA INSCRIÇÃO? | Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Portaria RFB n. 561, de 24 de julho de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 201, de 28 de julho de 2025 | Uso obrigatório de títulos estruturados em XML no Registro de Imóveis é oficializado pelo ONR | PQTA 2025: prazo para inscrição se encerra HOJE! | PL Institui o Termo Territorial Coletivo como instrumento urbanístico de gestão territorial | Clipping | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Usucapião como limite temporal para reconhecimento da fraude à execução fiscal – por Antonio Carlos de Souza Jr. e Roberto Paulino de Albuquerque Júnior | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
-
BE 5881 - 30/07/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL PROMOVERÁ O LANÇAMENTO OFICIAL DE DIVERSAS OBRAS! | Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | TJBA cria Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial | IV Jornada de Direito Processual Civil: aberto o prazo para envio de propostas de enunciados | ABECIP divulga balanço do financiamento imobiliário do 1º semestre | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Regime da separação convencional de bens e a renúncia antecipada à herança – por Rafael Adelor Cabreira | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- PID 25: Registros de Imóveis contemplados já podem ser consultados no Ofício Eletrônico
- ONR alerta sobre riscos jurídicos de tokenização fora da lei
- CDU aprova substitutivo ao PL n. 20/2020 que cria o Programa Nacional de Moradia por Autogestão