BE177
Compartilhe:
Calendário de Reuniões ANOREG-SP 2000:
Reunião em São José dos Campos discute redução de emolumentos
A diretoria da ANOREG-SP está empenhada em percorrer o Estado de São Paulo, realizando encontros regionais com seus associados. A programação de São José dos Campos vai discutir questões que atingem toda a classe. Compareça e atualize-se.
Programa
Sexta-feira/20:00 horas:
Coquetel de boas-vindas e discussão de assuntos institucionais.
Tema principal:
Estudos do Banco Central para redução de emolumentos, em até 80%, sobre todos os serviços notariais e de registro.
Sábado:
08:00/08:30 Distribuição de crachás
08:30/10:30 Palestras e debate
10:30/10:45 Café
10:45/12:45 Palestras e debate
12:45/14:00 Almoço
14:00/16:00 Palestras e debate
16:00/16:15 Café
16:15/17:30 Conclusões
Faça já sua reserva de hotel e inscrição (gratuita).
COQUETEL, COFFEE-BREAKS E ALMOÇO GRÁTIS.
Data
17 e 18 de março/2000
Local
Novotel - São José dos Campos
Endereço
Av. Dr. Nelson D'Avila, 2.200 - Via Dutra: 1) sentido SP/RIO - km 151; 2) sentido RIO/SP - km 147
Inscrição
ANOREG-SP: (0xx11) 3105-8767 e 3106-3176
Reservas
Novotel - São José dos Campos: (0xx12) 321-1011
(Diária single/double: R$ 110,00 c/ café da manhã - preço especial para evento da ANOREG-SP. O hotel não cobra taxa de serviço.)
Incorporação. Necessidade de registro para comercialização das unidades autônomas.
Ementa. Civil. Incorporação imobiliária. Registro prévio.
O artigo 32, caput, da Lei n° 4.591, de 1964, proíbe o incorporador de negociar sobre unidades autônomas antes de ter arquivado, no Ofício Imobiliário, a incorporação. Hipótese, todavia, em que o defeito do ajuste preliminar, contratado antes do registro da incorporação, foi apagado pelo negócio definitivo, assinado quando a incorporação já estava registrada. Recurso especial não conhecido.
Brasília, 24/8/99. Relator: Ministro Ari Pargendler. (Recurso Especial Nº 69.098/SP; DJU 4/10/99; pg. 53)
Atividade notarial e de registro. Provimento.
Ementa. Administrativo. Serventias. Reunião. Oficial de Registro e Tabelião. Provimento efetivo em relação ao primeiro. Minas Gerais. Comarca de Ribeirão das Neves.
1. Provido o cargo de Escrivão de Paz do antigo registro, depois erigido a Comarca, passando a Oficial de Registro e havendo exercido, cumulativa e precariamente, o cargo de Tabelião, não há direito adquirido à manutenção da reunião dos cargos.
2. Recurso a que se nega provimento.
Brasília, 14/9/99. Relator: Min. Edson Vidigal. Recurso Ordinário em MS Nº 6.764/MG; DJU 11/10/99; pg. 75)
CND do INSS. Decurso do prazo de validade não acarreta perda do objeto do mandado de segurança.
Ementa. Certidão Negativa de Débito - decurso do prazo de validade - mandado de segurança - perda do objeto.
O decurso do prazo de validade da Certidão Negativa de Débito, expedida por força de liminar, não acarreta a perda do objeto do mandado de segurança. Permanece o interesse do INSS em ver apreciada a remessa oficial e decidida a questão de mérito, pois, caso seja denegada a segurança, teria a autarquia direito a perdas e danos ou de pleitear a anulação dos atos praticados com base na certidão.
Recurso provido.
Brasília, 2/9/99. Relator: Min. Garcia Vieira. (Recurso Especial Nº 217.302/RS; DJU 11/10/99; pg.48)
Meio ambiente. Aquisição de terra já desmatada. Ausência de responsabilidade.
Ementa. Dano ao meio ambiente - Aquisição de terra desmatada - Reflorestamento - Responsabilidade - Ausência - Nexo causal - Demonstração.
Não se pode impor a obrigação de reparar dano ambiental, através de restauração de cobertura arbórea, a particular que adquiriu a terra já desmatada.
O artigo 99 da Lei n° 8.171/91 é inaplicável, visto inexistir o órgão gestor a que faz referência.
O artigo 18 da Lei n° 4.771/65 não obriga o proprietário a florestar ou reflorestar suas terras sem prévia delimitação da área pelo Poder Público.
Embora independa de culpa, a responsabilidade do poluidor por danos ambientais necessita da demonstração do nexo causal entre a conduta e o dano.
Recurso improvido
Brasília, 24/8/99. Relator Min. Garcia Vieira. (Recurso Especial Nº 218.120/PR; DJU 11/10/99; pg.48)
Execução fiscal. Sucumbência da Fazenda Pública. Incumbência do proprietário de manter atualizados os registros cadastrais do imóvel: lei municipal.
Ementa. Processual civil. Extinção de ação de execução fiscal proposta contra pessoa errada. Cabimento de condenação de pagamento de honorários e custas processuais. Impossibilidade de exame de lei municipal para se auferir culpa imputável à executada que não atualizou o registro cadastral de imóvel de sua propriedade quando da sua alienação. Inexistência de violação ao art. 39, da Lei 6830/80.
1 - Há de ser confirmada decisão que inadmitiu seguimento de recurso especial interposto para imprimir modificação a acórdão que firmou a necessidade de pagamento de custas e honorários processuais, na hipótese de sucumbência da Fazenda Pública.
2 - Impossibilidade de exame de lei municipal que dispõe sobre a incumbência do proprietário de manter atualizados os registros cadastrais de bem imóvel.
3 - Não se vislumbra violação ao art. 39, da Lei 6830/80, quando a Fazenda Pública é vencida, e condenada ao pagamento de honorários advocatícios, bem como ao reembolso das custas processuais.
4 - Agravo regimental a que se nega provimento.
Brasília, 31/8/99. Relator: Ministro José Delgado. (Agravo Regimental no Agravo de Instrumento Nº 218.155/MG; DJU 11/10/99; pg.49)
CND do INSS. Decurso do prazo de validade não acarreta perda do objeto do mandado de segurança.
Ementa. Certidão Negativa de Débito - Decurso do prazo de validade - mandado de segurança - perda do objeto.
O decurso do prazo de validade da Certidão Negativa de Débito, expedida por força de liminar, não acarreta a perda do objeto do mandado de segurança. Permanece o interesse do INSS em ver apreciada a remessa oficial e decidida a questão de mérito, pois, caso seja denegada a segurança, teria a autarquia direito à perdas e danos ou de pleitear a anulação dos atos praticados com base na certidão.
Recurso provido.
Brasília, 2/9/99. Relator Min. Garcia Vieira. (Recurso Especial Nº 218.175/SC; DJU 11/10/99; pg.49)
CND do INSS. Fornecimento sujeito à aprovação da compensação efetuada pelo contribuinte.
Ementa. Certidão Negativa de Débito - Nulidade - violação ao artigo 458, CPC - Compensação - Aprovação.
Não há nulidade do acórdão que não examinou todos os artigos apontados como violados, posto serem tais dispositivos irrelevantes para o deslinde da controvérsia.
Em se tratando de lançamento por homologação, o fornecimento da certidão negativa de débito está sujeito à aprovação da compensação efetuada pelo contribuinte.
Recurso provido.
Brasília, 24/8/99. Relator: Min. Garcia Vieira. (Recurso Especial Nº 218.345/SC; DJU 11/10/99; pg.49)
V/C. Escritura pública com pacto comissório.
Ementa. Venda e compra. Escritura pública, com pacto comissório.
1. Pretensão do devedor de consignar, utilizando-se de cruzados novos bloqueados. Improcedência do pedido, à falta de aplicação da Lei n° 8.024/90. Especial sem cabimento, a teor das Súmulas 282, 283 e 356/STF.
2. Execução do pacto comissório. Possibilidade, tratando-se de título executivo extrajudicial (Cód. de Pr. Civil, art. 585-II).
3. Recurso especial não conhecido.
Brasília, 16/8/99. Relator: Ministro Nilson Naves. (Recurso Especial Nº 50.868/SP; DJU 11/10/99; pg. 68)
Móveis de imóvel residencial. Impenhorabilidade. Lei 8.009/1990.
Ementa. Móveis - Impenhorabilidade.
A Lei 8.009/1990 fez impenhoráveis, além do imóvel residencial próprio da entidade familiar, os equipamentos e móveis que o guarneçam, excluindo veículos de transporte, objetos de arte e adornos suntuosos. O favor compreende o que usualmente se mantém em uma residência e não apenas o indispensável para fazê-la habitável.
Brasília,24/8/99. Relator: Min. Eduardo Ribeiro. (Recurso Especial Nº 162.178/SP; DJU 11/10/99; pg. 68)
Últimos boletins
-
BE 5773 - 21/02/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | “Raio-X dos Cartórios” aponta serviços terceirizados mais contratados pelas Serventias Extrajudiciais | Projeto de Lei Complementar busca recuperação de biomas brasileiros | MPSP, CNB-CF e CNB-SP iniciam modelo de integração para transmissão de escrituras públicas | EPM promoverá seminário sobre LGPD nos Cartórios | CENoR: 2º módulo do Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – 2024/2025 | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | A coisa pública em Otto Mayer e a PEC das praias – por Fabio Paulo Reis de Santana | Jurisprudência do TJPA | IRIB Responde.
-
BE 5772 - 20/02/2025
Confira nesta edição:
Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Revista “Cartórios com Você”: confira a nova edição | Programa Lar Legal e Reurb-S beneficiam mais de seis mil famílias em MS | Programa Moradia Legal pernambucano é apresentado para representantes do Estado do Acre | EPM promoverá seminário sobre LGPD nos Cartórios | CENoR: 2º módulo do Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – 2024/2025 | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | A responsabilidade civil dos cartórios extrajudiciais por fraudes documentais – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5771 - 19/02/2025
Confira nesta edição:
IRIB promove nova edição da série RDI em Debate em live com articulistas | Estatuto do Pantanal poderá ter designação de Relator na Câmara dos Deputados | TJSC rescinde sentença de usucapião após descoberta de contrato de comodato | EPM promoverá seminário sobre LGPD nos Cartórios | CENoR: Poderes de Representação – A Procuração e Outros Instrumentos | XVIII Congresso Notarial e Registral do Estado do Pará | Multipropriedade imobiliária e registro de imóveis: Segurança e desafios – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do TJAP | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- MPSP, CNB-CF e CNB-SP iniciam modelo de integração para transmissão de escrituras públicas
- Projeto de Lei Complementar busca recuperação de biomas brasileiros
- “Raio-X dos Cartórios” aponta serviços terceirizados mais contratados pelas Serventias Extrajudiciais