BE:N/D
Compartilhe:
Proprietários mantêm apartamentos em imóvel hipotecado pela construtora
A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça, por maioria, assegurou a permanência dos proprietários em seus apartamentos, no Edifício Ouro Verde - localizado na Alameda Tietê, no valorizado bairro Jardins da capital paulista -, dado como garantia pela construtora em hipoteca junto à instituição que financiou as obras, que o penhorou.
Angelino Manzione e outros adquiriram os imóveis diretamente da Construtora Marcovena, mediante escrituras lavradas e registradas, na maioria, em 73. Imóveis em que residem e realizaram benfeitorias e decoração. Contudo, foram surpreendidos, em 77, com a apreensão judicial de seus apartamentos em razão de execução promovida pela Delfin Crédito Imobiliário contra a Unimov Empreendimentos e Construções S.A., sucessora da Marcovena, que havia dado o imóvel em garantia hipotecária.
Os proprietários entraram com embargos de terceiros à execução, julgados improcedentes no tribunal de origem, por entender que o crédito hipotecário foi ajustado e inscrito no registro imobiliário antes da promessa de venda. Decisão da qual apelaram e perderam novamente. Recorreram, então, ao STJ.
A financiadora Delfin, por sua vez, alega que o posicionamento dos proprietários é de pura malícia, de modo a jogar o ônus para a empresa, pois ignorou totalmente o débito hipotecário existente e comprou diretamente da construtora.
Para o ministro Ruy Rosado de Aguiar, do STJ, é evidente a violação à Lei 8009/90 - que trata da impenhorabilidade do bem de família -, pois a dívida foi feita pela construtora e não pelos adquirentes, e ao Art. 846 do Código Civil, por tratar-se de terceiro de boa fé: "Há que se preservar o terceiro adquirente, que estará exposto a perder o imóvel que está pagando".
Com a decisão, a hipoteca continua valendo em relação à construtora, mas não para os adquirentes, que usam o imóvel como residência. Processo: Resp 171421 (STJ)
Últimos boletins
-
BE 5964 - 21/11/2025
Confira nesta edição:
Conheça o IRIB Cultural: a loja virtual do IRIB! | Resolução CGSIRC n. 12, de 19 de novembro de 2025 | ND+ “Brasil se consolida como referência mundial na digitalização dos serviços de cartório” | CRA do Senado Federal requer esclarecimentos do MJ sobre demarcação de terras indígenas | IV Jornada de Direito Processual Civil aprova 38 Enunciados | “IRIB Qualifica”: Como aprimorar seus processos, prazos e produtividade | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Importância da publicização processual: função jurídica da averbação premonitória – por Victor Porto Abreu | Jurisprudência do CSMSP | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
-
BE 5963 - 19/11/2025
Confira nesta edição:
IRIB realiza doação de exemplares e coleções clássicas aos associados | Provimento CN-CNJ n. 208, de 18 de novembro de 2025 | Direito real de habitação do cônjuge sobrevivente é tema do podcast “STJ No Seu Dia” | CEP Rural: PL que busca assegurar o mapeamento georreferenciado das propriedades rurais no Brasil é aprovado pela CCJC da Câmara dos Deputados | Valor do imóvel poderá ser atualizado na Declaração de IR | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Biblioteca: IRIB publica obra “Centros Antilavagem de Dinheiro para Notários e Registradores” – livro de autoria de Rafael Brum Miron integra Coleção IRIB Academia | Aceitar para conhecer ou conhecer para aceitar? O dilema da nomeação de inventariante extrajudicial – por Alexandre Gonçalves Kassama e Flávia Gentil | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
-
BE 5962 - 18/11/2025
Confira nesta edição:
ATENÇÃO: IRIB ENCAMINHA EDITAL DE AGO POR E-MAIL | IRIB Cultural lança campanha de Black Friday com descontos a partir de 20% em todo seu catálogo | FNDI debate temas estratégicos e planejamento para 2026 | “Cartório Contemporâneo” abordou o papel social e atuação dos Cartórios no Brasil | CAR Pré-Preenchido é lançado pelo MGI na COP30 | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Justiça consensual, teorema de Coase e a ata notarial como mecanismo alternativo de resolução de conflitos pela via negocial – por Alexandre Gonçalves Kassama | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Documentos eletrônicos – assinatura – requisitos. Plataforma Gov.br.
- Divórcio judicial. Partilha. Compra e venda entre ex-cônjuges. Instrumento hábil. Ato registral.
- Hipoteca judiciária. Indisponibilidade de bens.
