BE4104

Compartilhe:


BE4104 - ANO XII - São Paulo, 13 de setembro de 2011 - ISSN1677-4388

Segurança Jurídica será tema central do Encontro Nacional
Nos dias 20 e 21/09, oito palestras vão tratar de diversos aspectos sobre o assunto

A segurança é o mote do registro de imóveis. É a causa principal de existir um sistema registral imobiliário, para garantia da propriedade imóvel e das transações imobiliárias. Por isto, o IRIB reservou dois dias do Encontro Nacional em Fortaleza para tratar a fundo sobre a Segurança Jurídica. O evento ocorrerá de 19 a 23 de setembro, no Marina Park Hotel.

Nos dias 20 e 21/09, oito palestras vão tratar de diversos aspectos sobre o assunto. O registrador de imóveis em Araraquara/SP, Emanuel da Costa Santos, abrirá as discussões com a palestra sobre "O registro de imóveis no Brasil e a segurança jurídica". Em seguida, João Pedro Lamana Paiva, registrador de imóveis na Comarca Sapucaia do Sul/ RS, irá falar sobre "O registro de imóveis e o princípio da concentração". Para discorrer sobre "A segurança jurídica na manifestação da vontade e a sua consolidação como direito real", o IRIB convidou Roberto Portugal Bacellar, juiz de Direito e presidente da Escola Nacional de Magistrados (ENM) e Eduardo Pacheco Ribeiro de Souza, registrador de imóveis em Teresópolis/RJ.

Leia mais

Confira a programação do Encontro e o perfil dos palestrantes
 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 13.09.2011

 
Em um ano, portal IRIB ultrapassa a marca de 170 mil visitas
Em agosto, o site bateu o recorde de visitas: 1.049 acessos únicos em um só dia

Nesta terça-feira, dia 13 de setembro, completa um ano que o IRIB relançou o seu site, que foi totalmente reformulado. Com novo design, sistemas de navegação e pesquisa, o portal foi apresentado à época da realização do XXXVII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, em Natal/RN. Desde então, foram registradas 170. 829 visitas, com picos de 1.000 acessos/dia.

Outro dado importante é o tempo médio de permanência nas páginas: acima de 4 minutos. As informações são fornecidas pelo Google Analytics. Durante os 12 meses no ar foram publicadas 780 notícias. Cerca de 20 mil pessoas navegaram pela área do IRIB Responde, a mais visitada pelos associados do Instituto.

Em 31 de agosto, o site bateu o seu recorde de acessos únicos, registrando 1.049 visitantes. O aumento coincidiu com o último dia da promoção "Eu quero uma inscrição" no Encontro Nacional. O Instituto sorteou uma inscrição gratuita pela rede social Facebook para quem curtisse a Fan Page e a promoção.

Principal meio de comunicação entre o IRIB e seus associados, o site é atualizado diariamente com principais notícias de interesse da classe, trazendo informações sobre leis federais e estaduais, propostas de lei em tramitação, concursos e eventos, além das atividades e projetos desenvolvidos pelo Instituto.

O site possui, ainda, um banco de pesquisa de Jurisprudências, além das publicações produzidas pelo IRIB: Boletim Eletrônico(BE), Boletim Irib em Revista (BIR) e a Revista do Direito Imobiliário (RDI). Dedica, ainda, uma área específica aos Encontros IRIB, com todas as informações de eventos promovidos pelo Instituto e facilidades como inscrições online.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 13.09.2011

Workshop "Registro Torrens – Ferramenta para a Regularização Fundiária da Amazônia Legal?
Evento ocorrerá no Supremo Tribunal Federal, nos dias 29 e 30 de setembro

Nos dias 29 e 30 de setembro será realizado o workshop "Registro Torrens – Ferramenta para a Regularização Fundiária da Amazônia Legal?", na sala de sessões da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, em Brasília/DF. O evento é uma iniciativa do Fórum de Assuntos Fundiários, instituído pela Resolução do CNJ n° 110/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O encontro é destinado a membros dos Poderes Executivo e Judiciário, Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça da Amazônia Legal, Instituto de Terras, entidades e associações que atuam na área do registro de imóveis.

Leia mais

Programação completa

Inscrições

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 13.09.2011

TJAP edita súmula referente à comprovação de mora
A certidão dos oficiais de registros públicos com a informação de entrega da notificação extrajudicial também comprova a mora do devedor fiduciário

O Pleno do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) editou súmula que uniformizou jurisprudência no tocante a comprovação de mora nas ações de busca e apreensão. A nova súmula, que recebeu o número 13 e teve como relator o desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos como relator, recebeu a seguinte redação: "Nas ações de busca e apreensão de bem alienado fiduciariamente, a certidão dos oficiais de registros públicos com a informação de entrega da notificação extrajudicial, também comprova a mora do devedor fiduciário".

A questão tomou relevância a partir do julgamento de uma apelação cível da Aymoré Crédito, Financiamento e Investimento Ltda, que deu entrada no Tribunal de Justiça, insatisfeita com a sentença do Juízo da 6ª Vara Cível da comarca de Macapá que entendeu ser necessária a intimação pessoal do devedor.

Leia mais

Fonte: TJAP
Em 13.09.2011

TJPR: Condomínio horizontal de lotes – legislação municipal – necessidade
Sem legislação municipal específica que o autorize, condomínio horizontal de lotes não pode ser registrado

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) julgou, através de sua 12ª Câmara Cível, a Apelação Cível nº 771.313-1, que tratou acerca da impossibilidade de registro de "condomínio horizontal de lotes", quando não há legislação municipal específica que autorize a sua instituição. A decisão teve como Relator o Desembargador Clayton Camargo. A Câmara, por unanimidade, decidiu pelo não provimento do recurso.

No caso apresentado, o Oficial Registrador alegou ser impossível o registro de "condomínio horizontal de lotes", dada a ausência, em seu município, de legislação específica que autoriza a instituição desta modalidade condominial, inexistindo segurança jurídica para a prática do ato.

Leia mais

Íntegra da decisão

Seleção e comentários: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados de Jurisprudência do IRIB

Quais empresas brasileiras se submetem às regras da Lei nº 5.709/71?

Para esta edição do Boletim Eletrônico foi selecionada questão acerca da aplicação da Lei nº 5.709/71 para empresas brasileiras. A pergunta foi enviada ao Diretor de Assuntos Agrários do IRIB, Eduardo Augusto. Veja como foi tratado o tema:

Consulta:

Prezado Dr. Eduardo Augusto:
Empresa nacional, registrada na Junta Comercial (Jucesp), possui apenas sócios estrangeiros (dados anexos). Essa empresa possui um imóvel rural de 288 hectares neste município, registrado em seu nome (escritura e registro efetivados em 2003).

Após o Parecer da AGU, que equiparou essa empresa às pessoas jurídicas estrangeiras, ela não pôde mais adquirir imóveis rurais sem se submeter às regras da Lei nº 5.709/71.

No entanto, havia um outro imóvel que foi adquirido por compromisso de compra e venda (não registrado) e, agora que a empresa terminou de pagar, não poderá passar o imóvel para seu nome, principalmente porque não há projeto de utilização agrícola (a finalidade da aquisição foi apenas para aplicação de capital). Como a área deste outro imóvel rural é pequena (inferior a 3 módulos de exploração indefinida), poderia tal área ser adquirida pelo sócio estrangeiro, mesmo sendo ele o controlador da empresa que já possui outro imóvel rural?

Antecipadamente agradeço, Orlando

Veja a resposta

Autoria: Eduardo Augusto
Diretor de Assuntos Agrários do IRIB

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Francisco José Rezende dos Santos ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Tatielly Diniz
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
Francisco José Rezende dos Santos (presidente do IRIB); Ricardo Basto da Costa Coelho (vice-presidente); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (2º secretário); Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); João Carlos Kloster (diretor especial de Implantação do Registro Eletrônico); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB pelo estado do RS); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (vice-presidente do IRIB pelo estado de SP); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (suplente do Conselho Deliberativo) e Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições