BE97
Compartilhe:
PROJETO DE LEI PREVÊ PUNIÇÃO A OFICIAIS DE REGISTRO
O Correio Braziliense de hoje (22/6) noticia a votação de projeto de lei que prevê perda da delegação para os oficiais de registros civis que cobrarem pela certidão de nascimento. O projeto, de autoria do deputado Geraldo Magela (PT-DF), prevê a "cassação da licença dos cartórios" que insistirem em burlar a lei da gratuidade. ''A intenção é tentar garantir dignidade a todos os brasileiros e fazer com que os concessionários de serviços públicos deixem de cobrar pelos registros de nascimento e óbito'', diz Magela.
Na pauta da votação de hoje ainda está um projeto de autoria do deputado Agnelo Queiroz (PCdoB-DF) que estabelece multas para os cartórios que descumprirem a lei da gratuidade.
Segundo o jornal, as duas propostas, entretanto, "enfrentam o lobby dos donos de cartórios - que não querem a regulamentação da lei da gratuidade".
No Congresso Nacional, os governistas preferem a proposta que cassa a licença dos cartórios, mas parlamentares do PPB e do PFL consideram que a punição é severa demais. A saída encontrada para aprovação do projeto, segundo o que o Correio Braziliense apurou, é reduzir as penas. Assim, as cassações não seriam definitivas e sim por tempo determinado, como 90 dias ou 180 dias.
O jornal ainda "presta um serviço público" aos seus leitores, informando que a situação mais grave de "subregistro" de mortalidade infantil está no Nordeste. No Maranhão, o índice é de 89%; no Piauí, 87%. No Distrito Federal, o subregistro de mortalidade infantil chega a 15%.
Os índices são apresentados como prova cabal de que é a cobrança do registro de nascimento que sustenta cifras tão impressionantes de "subregistros", desconsiderando outras variáveis econômicas e culturais. Enfim, acostumados com o minimalismo de resultados sociais desse governo, os registradores civis podem esperar por mais uma temporada de exposição publicitária de autoridades, verberando um direito que é apenas formal e se reduz ao fornecimento de um papel.
JUSTIÇA REDUZ VALOR DE DÍVIDA COM AGIOTA
Sentença de 1.ª instância, em São Paulo, determinou redução de juro para 1% ao mês, anulou parcialmente o contrato, cancelou nota promissória protestada e condenou credor a pagar custas e honorários da ação. Segundo a reportagem do JT (22/6) os agiotas sofisticaram sua atuação, com a imposição de um contrato de mútuo e emissão de nota promissória que é enviada a cartório de protesto.
As decisões judiciais têm determinado a redução do juro do contrato para 1% ao mês, vetando a capitalização de juros, anulando parcialmente a confissão de dívida e o contrato de mútuo, a nota promissória e determinando a sustação definitiva do protesto (JT 22/6 - Silvana Rocha)
Últimos boletins
-
BE 5883 - 01/07/2025
Confira nesta edição:
Revista de Direito Imobiliário inicia chamada de artigos para edição do 1º semestre de 2026 | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: AINDA NÃO FEZ SUA INSCRIÇÃO? | CDU aprova substitutivo ao PL n. 20/2020 que cria o Programa Nacional de Moradia por Autogestão | ONR alerta sobre riscos jurídicos de tokenização fora da lei | PID 25: Registros de Imóveis contemplados já podem ser consultados no Ofício Eletrônico | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Os condomínios 10 anos após o CPC: A lei teve serventia? – por Jaques Bushatsky | Jurisprudência do CSMSP | IRIB Responde.
-
BE 5882 - 31/07/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: AINDA NÃO FEZ SUA INSCRIÇÃO? | Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Portaria RFB n. 561, de 24 de julho de 2025 | Provimento CN-CNJ n. 201, de 28 de julho de 2025 | Uso obrigatório de títulos estruturados em XML no Registro de Imóveis é oficializado pelo ONR | PQTA 2025: prazo para inscrição se encerra HOJE! | PL Institui o Termo Territorial Coletivo como instrumento urbanístico de gestão territorial | Clipping | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Usucapião como limite temporal para reconhecimento da fraude à execução fiscal – por Antonio Carlos de Souza Jr. e Roberto Paulino de Albuquerque Júnior | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
-
BE 5881 - 30/07/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL PROMOVERÁ O LANÇAMENTO OFICIAL DE DIVERSAS OBRAS! | Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | TJBA cria Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial | IV Jornada de Direito Processual Civil: aberto o prazo para envio de propostas de enunciados | ABECIP divulga balanço do financiamento imobiliário do 1º semestre | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Regime da separação convencional de bens e a renúncia antecipada à herança – por Rafael Adelor Cabreira | Jurisprudência do TJRJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- PID 25: Registros de Imóveis contemplados já podem ser consultados no Ofício Eletrônico
- ONR alerta sobre riscos jurídicos de tokenização fora da lei
- CDU aprova substitutivo ao PL n. 20/2020 que cria o Programa Nacional de Moradia por Autogestão