BE44
Compartilhe:
DEBATE NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SÃO PAULO ATRAI JURISTAS
Conforme já noticiado aqui, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo, órgão do Ministério Público de São Paulo ([email protected]), organizou e realizou no último dia 5/3 concorrido seminário sobre as recentes alterações das leis de parcelamento do solo urbano, de registros públicos e do DEL nº 3.365/41 que trata da Desapropriação por Utilidade Pública. O advento da lei 9785, de 29/1/99, suscitou amplos debates e empolgou os palestrantes, debatedores e platéia. Sob a coordenação competente do Promotor de Justiça José Carlos de Freitas e colaboração direta das Promotoras de Justiça Doutoras Beatriz Augusta Pinheiro Samburgo e Cláudia Helena Tamiso, o evento foi coroado de pleno êxito. Confira no site do IRIB (http://www.irib.org.br - na seção biblioteca) a opinião dos ilustres juristas convidados pelo Ministério Público paulista, pelo atuante Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo - COAHURB.
Os registradores e notários brasileiros, honrados pelo convite feito pelo Ministério Público paulista, oferece sua colaboração para ampliação e aprofundamento dos estudos sobre a matéria.
Lincoln Bueno Alves, Presidente do IRIB
Ary José de Lima, Presidente da ANOREG-SP
Índice dos trabalhos publicados
CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO DE LEI DA CÂMARA N. 52 (PL N. 3818/93, DA CASA DE ORIGEM) José Carlos de Freitas (Coord.), Beatriz Augusta Pinheiro Samburgo e Cláudia Helena Tamiso. Estudo elaborado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, encaminhado ao Governo Federal, propondo alterações e vetos ao projeto que redundou na Lei 9785, de 29 de janeiro de 1999.
PROJETO DE LEI DA CÂMARA 52, DE 1998. Discussão em plenário e aprovação do projeto que redundou na Lei 9785, de 29 de janeiro de 1999. Reprodução dos debates parlamentares e do texto da lei, publicados no Diário do Senado Federal em 8/1/99.
LEI 9785, DE 19/1/99. Confira o texto integral da lei sob exame e as RAZÕES DE VETO
"É PRECISO LUTAR CONTRA A MÁQUINA DE REGULARIZAÇÃO DE LOTEAMENTO", Sérgio Guimarães AELO. Extrato da palestra proferida pelo Presidente da Associação de Empresas de Loteamentos de São Paulo
"A LÓGICA DO MERCADO NÃO É A LÓGICA SOCIAL" - Raquel Rolnik, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC de Campinas. A professora Rolnik analisa aspectos sociológicos relacionados com o parcelamento do solo urbano no estado de São Paulo.
"O GRAPROHAB CONTINUA COM COMPETÊNCIA PARA ANUIR NOS PROJETOS DE PARCELAMENTO Cibele Riva Rumel, presidente do GRAPROHAB.
AS NOVAS ALTERAÇÕES DA LEI DO PARCELAMENTO URBANO. Diógenes Gasparini. O autor analisa, em forma de resposta a quesitos, as principais alterações da Lei 9785, de 29/1/99.
ALTERAÇÕES DAS LEIS FEDERAIS 6015/73 E 6766/79 E DO DECRETO-LEI FEDERAL 3365/41. Marcelo Martins Berthe. O Juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de São Paulo apresenta as anotações da palestra proferida no evento, salientando que são proposições para discussões e não representam, necessariamente, a opinião da CGJSP.
"O PRAZO ESTABELECIDO NO CRONOGRAMA É FISCALIZADO PELO REGISTRO DE IMÓVEIS" Palestra proferida pelo Magistrado Hélio Lobo Júnior, do Tribunal de Alçada Civil de São Paulo. O juiz atuou na Corregedoria-Geral da Justiça de São Paulo, com larga experiência no trato com os problemas do parcelamento do solo urbano, sendo reconhecido um especialista na matéria. O texto refere-se à comunicação apresentada no evento, sujeito a revisão pelo autor.
POSSE - NOVO OBJETO DE GARANTIA IMOBILIÁRIA. Dr. Melhim Namem Chalhub, Advogado no Rio de Janeiro. O autor analisa a natureza jurídica da garantia oferecida pelo cessionário de posse prevista no art. 26, § 4° da Lei 9785/99. O tema suscita grandes discussões.
ASPECTOS REGISTRÁRIOS DA APLICAÇÃO DA LEI 9785/99. João Baptista Galhardo. O registrador paulista enfrenta o desafio de analisar, sob o aspecto da prática registrária, a novel lei que alterou a legislação sobre parcelamentos do solo urbano.
A QUESTÃO DA TAXATIVIDADE DOS REGISTROS "STRICTO SENSU" NO OFÍCIO IMOBILIÁRIO. Ricardo Henry Marques Dip e Sérgio Jacomino. Os autores analisam o acesso de títulos ao registro predial, discriminando o que seja tipicidade dos direitos reais e taxatividade dos atos e fatos inscritíveis, tendo por referência o acesso ao Registro da figura criada pela recente lei 9785/99.
O PARCELAMENTO DO SOLO URBANO, O CONSUMIDOR E O REGISTRO IMOBILIÁRIO. Por Sérgio Jacomino. O autor trata do tema polêmico do controle registral das cláusulas de contratos-padrão, repasse de obras de infra-estrutura aos adquirentes, desmembramentos sucessivos e assuntos correlatos.
Últimos boletins
-
BE 5748 - 17/01/2025
Confira nesta edição:
Conheça o IRIB Cultural: a loja virtual do IRIB! | Lei Complementar n. 214, de 16 de janeiro de 2025 | RIB promove live sobre Provimento da Indisponibilidade e CNIB 2.0 | Titular de Cartório poderá acumular cargo público ou magistério | Reconstrução de edifício poderá ser submetida à Lei n. 4.591/1964 | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | TAC7 promoverá 3º Encontro de Gestão e Finanças para o Futuro | CENoR: Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – Professor Doutor Manuel Henrique Mesquita – 2025 | Reurb em área de preservação permanente e a Lei Federal 14.285/2021 – por Taniara Nogueira Ferreira | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5747 - 16/01/2025
Confira nesta edição:
Atenção! O IRIB agora está em um único perfil no Instagram | Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | CGJAM realiza investidura de aprovados em concurso para Serviços Notariais e Registrais | PMCMV: Projeto de Lei permite aplicação do programa em casas afetadas por desastres | Prevenção e Gerenciamento de Crises Ambientais: CEJ/CJF publica caderno definitivo da I Jornada Jurídica | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | TAC7 promoverá 3º Encontro de Gestão e Finanças para o Futuro | CENoR: Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – Professor Doutor Manuel Henrique Mesquita – 2025 | ITBI do município de Balsas/MA: De um caso particular à solução jurídica universal – por Anielly Belfort e Lourival da Silva Ramos Júnior | Jurisprudência do TJAC | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
-
BE 5746 - 15/01/2025
Confira nesta edição:
Revista de Direito Imobiliário inicia chamada de artigos para edição do 2º semestre de 2025 | Portaria SPU/MGI n. 324, de 13 de janeiro de 2025 | ONR fornecerá tecnologia para informatização de quase mil Cartórios de Registro de Imóveis | RE discute imunidade de ITBI para integralização de capital social de imobiliárias | Desapropriação para comunidades quilombolas possui prazo de caducidade diverso das desapropriações comuns | Clipping | UNIREGISTRAL oferece o curso REURB 2.0 | Concentração legal, prioridade registral e a arrepsia da indisponibilidade regrada no provimento 188 do CNJ – arrebatamento matricial – por Douglas Gavazzi | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Reconstrução de edifício poderá ser submetida à Lei n. 4.591/1964
- Titular de Cartório poderá acumular cargo público ou magistério
- RIB promove live sobre Provimento da Indisponibilidade e CNIB 2.0