BE:N/D
Compartilhe:
Confira na biblioteca do IRIB (http://www.irib.org.br) o excelente artigo do Prof. Melhim Namem Chalhub, ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS - Adequação da cláusula penal aos princípios do CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. O Prof. Chalhub analisa aspectos controvertidos do novo instituto no tocante à defesa dos consumidores. Sérgio Jacomino
Últimos boletins
-
BE 5797 - 31/03/2025
Confira nesta edição:
Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Devedor é responsável pelo recolhimento do IPTU até o banco ser imitido na posse do imóvel | Certidões de processos de natureza cíveis e criminais poderão ser unificadas | Reforma Agrária: Governo Federal retoma compra de terras no Acre | Seminário: “Registro de Imóveis em perspectiva: inoponibilidade, legitimação e fé pública registral” | Seminário: “La Estadística Registral: información de calidad para el sector público” | CENoR: 2º módulo do Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – 2024/2025 | Biblioteca: Direito Agrário e Ambiental da Amazônia Brasileira – Peculiaridades Regionais – obra coletiva foi coordenada por Paulo Sérgio Sampaio Figueira e Rogério Reis Devisate | Smart contracts no Brasil: Desafios e limites da validade jurídica – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do TJRN | IRIB Responde.
-
BE 5796 - 28/03/2025
Confira nesta edição:
Presidente do IRIB ministrará Aula Magna em pós-graduação da Faculdade Baiana de Direito | Diretoria do IRIB grava depoimentos sobre o 3º Encontro de Associações Estaduais de Registro Imobiliário | Certidões fiscais para registro de imóveis poderão ser dispensadas | O papel dos Cartórios no enfrentamento à violência doméstica será tema de webinar | Seminário: “La Estadística Registral: información de calidad para el sector público” | Seminário: “Registro de Imóveis em perspectiva: inoponibilidade, legitimação e fé pública registral” | CENoR: 2º módulo do Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – 2024/2025 | O papel de notários e registradores no sistema brasileiro de precedentes – por Flávia Pereira Hill | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
-
BE 5795 - 27/03/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria IRIB e YK Editora? | Pesquisa aponta que mais da metade dos Cartórios estão envolvidos em ações sociais | CNA apresenta agenda legislativa para 2025 e aponta propostas que aprova | Volume de imóveis nas cidades está crescendo mais que a população | Seminário: “La Estadística Registral: información de calidad para el sector público” | Seminário: “Registro de Imóveis em perspectiva: inoponibilidade, legitimação e fé pública registral” | CENoR: 2º módulo do Curso de Pós-graduação em Direito Notarial e Registral – 2024/2025 | Cartórios e a regularização urbana: protagonistas da Reurb ou meros instrumentos de registro? – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do TJMS | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Alienação fiduciária. Execução extrajudicial. Consolidação da propriedade. Procedimento. Serventia – horário. Prazo – extemporâneo.
- Adjudicação compulsória. Imóvel gravado com alienação fiduciária. Súmula 308/STJ – inaplicabilidade. Impossibilidade.
- Reforma Agrária: Governo Federal retoma compra de terras no Acre