BE4268

Compartilhe:


BE4268 - ANO XIII - São Paulo, 11 de junho de 2013 - ISSN1677-4388

versão para impressão ""
Conheça os palestrantes e convidados do 33° Encontro Regional
O evento ocorrerá de 27 a 29 de junho, em Ribeirão Preto. Inscrições abertas

O IRIB divulga em seu portal o perfil dos palestrantes e convidados do 33° Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis. O evento será realizado na cidade de Ribeirão Preto/SP, de 27 a 29/6, no Araucária Plaza Hotel.

A palestra de abertura, “Condomínio de Lotes”, na noite de quinta-feira, ficará a cargo do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, advogado e professor Narciso Orlandi Neto.

A regularização fundiária será tratado em dois painéis. O primeiro tem como foco o Provimento CG/SP nº 18/2012 e será conduzido pelo juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo Gustavo Henrique Bretas Marzagão. Na sequência, o vice-presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, apresentará a conferência “Regularização Imobiliária Nacional” (Proposta ao Conselho Nacional de Justiça).

Para tratar da temática Registro Eletrônico, foram convidados o juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo Antônio Carlos Alves Braga Júnior (“Provimentos CG/SP nº 11/2013 e CG/SP nº42/2012”) e o diretor de tecnologia e informática do IRIB e presidente da Arisp, Flauzilino Araújo dos Santos (“Serviço de Registro Eletrônico de Imóveis - SREI e a Central de Serviços Eletrônicos Compartilhados dos Registradores de Imóveis”).

Realizado pelo IRIB, o Encontro Regional conta com o apoio da Anoreg-BR, Anoreg-SP e Arisp.

Palestrantes e convidados

Programação

Inscreva-se

Hospedagem

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 11.06.2013
 

Vice-presidente do IRIB é recebido no Colégio de Registradores da Propriedade de Bens Imóveis e Mercantis da Espanha
Durante a visita foram discutidos temas para o Seminário Luso-Brasileiro e Espanhol e a realização do Encontro Nacional do IRIB

O vice-presidente do IRIB e registrador de imóveis em Porto Alegre/PR, João Pedro Lamana Paiva, visitou, na última semana, o Colegio de Registradores de La Propiedad, Mercantiles y Bienes Muebles de España, pela diretora de Relações Internacionais do Colégio Espanhol, Almudena del Río Galán. Ainda em Madri, Lamana encontrou-se com o responsável pela Rede de Interconexão Registral Iberoamericana, Manuel Lorenzo.

Nas reuniões, as instituições espanholas foram convidadas a participarem do XL Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, que comemorará os 40 anos da edição da Lei de Registros Públicos – Lei nº 6.015/1973. O evento vai ocorrer na cidade de Foz do Iguaçu, de 23 a 27 de setembro.

O encontro também propiciou a discussão sobre os temas que serão tratados no VIII Seminário Luso-Brasileiro-Espanhol de Direito Registral Imobiliário, que será realizado em novembro, na cidade do Rio de Janeiro. Entre os assuntos sugeridos estão o registro eletrônico, a rede registral iberoamericana, a cooperação internacional em matéria de interconexão registral e a regularização fundiária.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 11.06.2013
 

CSM/SP: Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Pessoa jurídica – sócio – certidão criminal positiva.
Certidão criminal positiva de sócio da empresa responsável pelo parcelamento do solo impede o registro do desmembramento.

O Conselho Superior da Magistratura de São Paulo (CSMSP) julgou a Apelação Cível nº 0000008-02.2011.8.26.0063, onde se decidiu que a existência de ação penal contra o sócio de empresa responsável pelo parcelamento do solo impede o registro do projeto de desmembramento, pouco importando, para efeito de ingresso do título na Serventia Imobiliária, eventual comprovação de que a ação penal não prejudicará os adquirentes dos lotes. O acórdão teve como Relator o Desembargador José Renato Nalini e foi, à unanimidade, improvido.

No caso em tela, o Oficial Registrador qualificou negativamente o pedido de registro de projeto de desmembramento escorando-se na regra do § 2º do art. 18 da Lei nº 6.766/79, uma vez que foi apurada a existência de processo penal de crime contra o patrimônio em face de um dos sócios da responsável pelo parcelamento do solo. A interessada, por sua vez, argumentou que já houve a suspensão condicional do processo e que a obrigação pecuniária assumida já foi satisfeita. Informou, ainda, que o acusado está em período de prova e cumpre rigorosamente as demais obrigações. Aduziu, por fim, que o suposto crime contra o patrimônio não foi demonstrado e que, em homenagem ao princípio da presunção de inocência, a regra invocada pelo Oficial é inaplicável.

Leia mais

Íntegra da decisão

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados de Jurisprudência do IRIB
 

Servidão – instrumento particular – possibilidade.
Questão esclarece acerca da possibilidade de constituição de servidão através de instrumento particular.

O Boletim Eletrônico do IRIB traz, nesta edição, consulta acerca da possibilidade de constituição de servidão através de instrumento particular. Confira como a Consultoria do IRIB se manifestou acerca do assunto, valendo-se dos ensinamentos de Ulysses da Silva:

Pergunta: É possível a constituição de servidão por instrumento particular?

Veja a resposta

Seleção: Consultoria do IRIB
Comentários: Equipe de Revisores Técnicos

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Ricardo Basto da Costa Coelho ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Juliana Affe
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Ouvidoria: [email protected]
Revisão Técnica:
Ricardo Basto da Costa Coelho (presidente do IRIB); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB); Francisco José Rezende dos Santos (membro do Conselho Deliberativo e da Comissão de Assuntos Internacionais); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (1º tesoureiro); Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (membro do conselho editorial); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (vice-presidente para o Estado do Mato Grosso); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (suplente do Conselho Fiscal) e Ricardo Gonçalves (registrador interino em Anapurus/MA).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br

""



Últimos boletins



Ver todas as edições