BE4298

Compartilhe:


BE4298 - ANO XIII - São Paulo, 19 de setembro de 2013 - ISSN1677-4388

versão para impressão
XL Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil
Ademar Fioranelli e Eduardo Augusto lançam livros durante o evento, em Foz do Iguaçu/PR

Começa na próxima segunda-feira, 23/9, em Foz do Iguaçu/PR, o XL Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, o mais importante evento nacional dirigido à atividade registral imobiliária. O IRIB abriu espaço na programação para o lançamento de duas importantes obras, no dia 24/9, às 18h30.

Ademar Fioranelli, registrador de imóveis em São Paulo/SP e membro do Conselho Editorial do IRIB, apresentará seu mais recente trabalho “Usufruto e Bem de Família – Estudos de Direito Registral Imobiliário” (Quinta Editorial).

Também será lançada a obra "Registro de Imóveis, Retificação de Registro e Georreferenciamento: Fundamento e Prática" (Ed. Saraiva), de autoria do diretor de Assuntos Agrários do Instituto e registrador de imóveis em Conchas/SP, Eduardo Augusto. O livro faz parte da série Direito Notarial e Registral e tem a coordenação do vice-presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva.

Inscrições na secretaria do Encontro – Mesmo com o encerramento do prazo para inscrições online, os interessados em participar do evento poderão inscrever-se diretamente na secretaria instalada no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort – no dia 23, a partir das 9 horas.

Programação oficial

Perfis dos palestrantes

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 19.09.2013


 
Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena
Conselheira do IRIB, Rosa Maria Veloso de Castro, recebe homenagem da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais

Integrante do Conselho Fiscal do IRIB, a titular do Registro de Imóveis de Frutal/MG, Rosa Maria Veloso de Castro, será condecorada com a Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena. A homenagem é concedida, anualmente, aos que prestam relevantes serviços à Corregedoria-Geral de Justiça ou à Justiça de Primeira Instância do Estado de Minas Gerais.

A solenidade será realizada amanhã, 20/9, às 17h30, no Auditório do I Tribunal do Júri da Comarca de Belo Horizonte/MG, Fórum Lafayette – Edifício Milton Campos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 19.09.2013
 

TJCE promove curso de mediação e conciliação de conflitos
Treinamento é dirigido aos titulares e prepostos dos cartórios extrajudiciais

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), iniciou no último dia 16/9 as aulas presenciais do curso de mediação e conciliação para titulares e prepostos de cartórios do estado. A capacitação está ocorrendo na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), em Fortaleza/CE. O treinamento, que segue até 4 de outubro, tem o objetivo de capacitar os profissionais para resolverem, de forma amigável, conflitos de caráter patrimonial.

Ao todo, participam 60 pessoas divididas em duas turmas. Na abertura do curso, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Nupemec, agradeceu ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Sales Neto, pela iniciativa do Provimento nº 12/2013. A norma possibilitou ao núcleo colocar em prática a realização da mediação e conciliação por meio das serventias extrajudiciais.

O corregedor ressaltou a credibilidade do núcleo, afirmando que conciliação é uma arte e que ser bom julgador não é sinônimo de ser bom conciliador. As aulas presenciais correspondem à segunda etapa teórica do treinamento. A primeira foi realizada na modalidade de Ensino a Distância (EaD). No terceiro e último módulo, os alunos acompanharão os conciliadores do Poder Judiciário durante sessões de conciliação. O treinamento está em conformidade com a Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Fonte: TJCE
Em 18.09.2013

Compra e venda. Pessoa jurídica – representação – verificação.
Questão esclarece acerca da competência para verificação da representação da pessoa jurídica, quando da celebração de compra e venda.

Para esta edição do Boletim Eletrônico a Consultoria do IRIB selecionou questão acerca da competência para verificação da representação da pessoa jurídica, quando da celebração de compra e venda. Veja como a Consultoria do IRIB se posicionou acerca do assunto:

Pergunta
Nos contratos de compra e venda com alienação fiduciária, a quem compete a verificação da representação da vendedora quando esta for pessoa jurídica?

Veja a resposta

Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados do IRIB Responde

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o email [email protected] ao seu catálogo de endereços.

EXPEDIENTE - BOLETIM ELETRÔNICO DO IRIB

O Boletim Eletrônico é uma publicação do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB.

Presidente do IRIB: Ricardo Basto da Costa Coelho ([email protected])
Jornalista responsável: Andrea Vieira Mtb 4.188
Textos: Juliana Affe
Consultoria: Fábio Fuzari e Daniela Lopes
Email: [email protected]
Revisão Técnica:
Ricardo Basto da Costa Coelho (presidente do IRIB); João Pedro Lamana Paiva (vice-presidente do IRIB); Francisco José Rezende dos Santos (membro do Conselho Deliberativo e da Comissão de Assuntos Internacionais); José Augusto Alves Pinto (secretário geral); Sérgio Busso (1º tesoureiro); Eduardo Agostinho Arruda Augusto (diretor de Assuntos Agrários); Jordan Fabrício Martins (diretor Social e de Eventos); Maria do Carmo de Rezende Campos Couto (membro do conselho editorial); Luiz Egon Richter (membro do conselho editorial); José de Arimatéia Barbosa (vice-presidente para o Estado do Mato Grosso); Helvécio Duia Castello (membro do Conselho Deliberativo), Maria Aparecida Bianchin Pacheco (suplente do Conselho Fiscal) e Ricardo Gonçalves (titular do Ofício Único de Passagem Franca/MA).

Nota de responsabilidade

O inteiro teor das notícias e informações você encontra no site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. O IRIB não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo.
As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do IRIB e dos editores deste boletim eletrônico. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução

As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



Av. Paulista, 2073 - Horsa I - Conjuntos 1.201 e 1.202 - Bairro Cerqueira Cesar
CEP 01311-300 - São Paulo/SP, Brasil

(11) 3289-3599 | (11) 3289-3321

www.irib.org.br



Últimos boletins



Ver todas as edições