BE3367
Compartilhe:
Fixação de honorários advocatícios e custas processuais. Beneficiário da justiça gratuita. Impossibilidade de isenção.
Superior Tribunal de Justiça – STJ
EDcl no Recurso Especial Nº 1.016.402 – RS (2007/0301451-0)
Relator: Ministro Teori Albino Zavascki
Embargante: Maria Lony Fiorio e Outros
Advogado: Ivan Jose Dametto
Embargado: Brasil Telecom S/A
Advogado: Andersson Virginio Dall' Agnol e Outro(s)
Ementa
Embargos de declaração. Fixação de honorários advocatícios e custas processuais. Beneficiário da justiça gratuita. Impossibilidade de isenção. Embargos de declaração acolhidos, sem alteração no julgado.
Acórdão
Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, decide a Egrégia Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade, acolher os embargos de declaração, sem efeitos modificativos. nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Os Srs. Ministros Denise Arruda (Presidenta) e Luiz Fux votaram com o Sr. Ministro Relator.
Ausentes, justificadamente, os Srs. Ministros Hamilton Carvalhido e Francisco Falcão.
Brasília, 24 de junho de 2008.
Ministro Teori Albino Zavascki
Relator
EDcl no Recurso Especial Nº 1.016.402 – RS (2007/0301451-0)
Relator: Ministro Teori Albino Zavascki
Embargante: Maria Lony Fiorio e Outros
Advogado: Ivan Jose Dametto
Embargado: Brasil Telecom S/A
Advogado: Andersson Virginio Dall' Agnol e Outro(s)
Relatório
O Exmo. Sr. Ministro Teori Albino Zavascki:
Trata-se de embargos de declaração (fls.280-281) opostos contra acórdão cuja ementa é a seguinte:
Administrativo. Serviços de telefonia. Tarifa de assinatura mensal. Legitimidade.
1. A Primeira Seção desta Corte, em sessão de 24/10/2007, apreciando o REsp 911.802/RS, Min. José Delgado, decidiu ser legítima a cobrança da tarifa de assinatura mensal sobre serviços de telefonia.
2. Recurso especial parcialmente provido” (fl. 276).
Pedem os embargantes, em suma, que "seja retificado o respeitável acórdão, afastando-se a condenação da parte demandante às custas processuais e aos honorários advocatícios, eis que litiga sob o abrigo da assistência judiciária gratuita" (fl. 281).
A embargante, intimada, deixou transcorrer, in albis, o prazo para a impugnação dos embargos.
É o relatório.
EDcl no Recurso Especial Nº 1.016.402 – RS (2007/0301451-0)
Relator: Ministro Teori Albino Zavascki
Embargante: Maria Lony Fiorio e Outros
Advogado: Ivan Jose Dametto
Embargado: Brasil Telecom S/A
Advogado: Andersson Virginio Dall' Agnol e Outro(s)
Ementa
Embargos de declaração. Fixação de honorários advocatícios e custas processuais. Beneficiário da justiça gratuita. Impossibilidade de isenção. Embargos de declaração acolhidos, sem alteração no julgado.
Voto
O Exmo. Sr. Ministro Teori Albino Zavascki (Relator):
1. Com razão, em parte, os embargantes. Constata-se erro material na parte dispositiva do acórdão recorrido, já que restou consignado o seguinte:
3. Diante do exposto, dou parcial provimento ao recurso especial para julgar improcedente o pedido. As custas e os honorários advocatícios deverão ser suportados pelos demandantes. É o voto” (fl. 274) .
Ora, após a juntada dos comprovantes de rendimento dos autores, constata-se que foi deferido o benefício da assistência judiciária gratuita, conforme se observa à fl. 51. Ocorre que é assente no STJ o entendimento de que o beneficiário da justiça gratuita não tem direito à isenção da condenação nas verbas de sucumbência, mas sim, à suspensão do pagamento, enquanto durar a situação de pobreza, pelo prazo máximo de cinco anos, findo o qual estará prescrita a obrigação, a teor do disposto no artigo 12 da Lei n.º 1.060/50.
Desta forma, não há como se deferir o pedido para afastar a condenação da parte demandante às custas processuais e aos honorários advocatícios. Assim sendo, por serem os embargantes beneficiários da assistência judiciária gratuita (fl. 51), deve ser mantida a condenação ao pagamento da verba de sucumbência, ficando a sua exigibilidade suspensa, nos termos do art. 12 da Lei nº 1.060/50.
2. Diante do exposto, acolho os embargos de declaração para corrigir o erro material, mantendo a condenação dos autores ao pagamento dos honorários advocatícios e das custas processuais, ficando a sua exigibilidade suspensa, nos termos do art. 12 da Lei nº 1.060/50. É o voto.
Certidão de Julgamento
Primeira Turma
EDcl no
Número Registro: 2007/0301451-0 REsp 1016402 / RS
Números Origem: 10500061267 70018986158 70019550649 70020928099
Em Mesa Julgado: 24/06/2008
Relator
Exmo. Sr. Ministro Teori Albino Zavascki
Presidente da Sessão
Exma. Sra. Ministra Denise Arruda
Subprocurador-Geral da República
Exmo. Sr. Dr. João Francisco Sobrinho
Secretária
Bela. Maria do Socorro Melo
Autuação
Recorrente: Brasil Telecom S/A
Advogado: Andersson Virginio Dall' Agnol e Outro(s)
Recorrido: Maria Lony Fiorio e Outros
Advogado: Ivan Jose Dametto
Assunto: Administrativo - Contrato - Prestação de Serviços - Telefonia - Assinatura Básica Mensal
Embargos de Declaração
Embargante: Maria Lony Fiorio e Outros
Advogado: Ivan Jose Dametto
Embargado: Brasil Telecom S/A
Advogado: Andersson Virginio Dall' Agnol e Outro(s)
Certidão
Certifico que a egrégia Primeira Turma, ao apreciar o processo em epígrafe na sessão realizada nesta data, proferiu a seguinte decisão:
A Turma, por unanimidade, acolheu os embargos de declaração, sem efeitos modificativos, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator.
Os Srs. Ministros Denise Arruda (Presidenta) e Luiz Fux votaram com o Sr. Ministro Relator.
Ausentes, justificadamente, os Srs. Ministros Hamilton Carvalhido e Francisco Falcão.
Brasília, 24 de junho de 2008
Maria do Socorro Melo
Secretária
Documento: 797750
Inteiro Teor do Acórdão
DJe: 01/07/2008
Últimos boletins
-
BE 5964 - 21/11/2025
Confira nesta edição:
Conheça o IRIB Cultural: a loja virtual do IRIB! | Resolução CGSIRC n. 12, de 19 de novembro de 2025 | ND+ “Brasil se consolida como referência mundial na digitalização dos serviços de cartório” | CRA do Senado Federal requer esclarecimentos do MJ sobre demarcação de terras indígenas | IV Jornada de Direito Processual Civil aprova 38 Enunciados | “IRIB Qualifica”: Como aprimorar seus processos, prazos e produtividade | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Importância da publicização processual: função jurídica da averbação premonitória – por Victor Porto Abreu | Jurisprudência do CSMSP | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
-
BE 5963 - 19/11/2025
Confira nesta edição:
IRIB realiza doação de exemplares e coleções clássicas aos associados | Provimento CN-CNJ n. 208, de 18 de novembro de 2025 | Direito real de habitação do cônjuge sobrevivente é tema do podcast “STJ No Seu Dia” | CEP Rural: PL que busca assegurar o mapeamento georreferenciado das propriedades rurais no Brasil é aprovado pela CCJC da Câmara dos Deputados | Valor do imóvel poderá ser atualizado na Declaração de IR | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Biblioteca: IRIB publica obra “Centros Antilavagem de Dinheiro para Notários e Registradores” – livro de autoria de Rafael Brum Miron integra Coleção IRIB Academia | Aceitar para conhecer ou conhecer para aceitar? O dilema da nomeação de inventariante extrajudicial – por Alexandre Gonçalves Kassama e Flávia Gentil | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
-
BE 5962 - 18/11/2025
Confira nesta edição:
ATENÇÃO: IRIB ENCAMINHA EDITAL DE AGO POR E-MAIL | IRIB Cultural lança campanha de Black Friday com descontos a partir de 20% em todo seu catálogo | FNDI debate temas estratégicos e planejamento para 2026 | “Cartório Contemporâneo” abordou o papel social e atuação dos Cartórios no Brasil | CAR Pré-Preenchido é lançado pelo MGI na COP30 | IRIB Qualifica oferece cursos online em áreas como gestão e compliance | TAC7 oferece evento online beneficente: “Aprimoramento em Gestão Financeira e Gestão de Carreira” | Workshop: Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo | Justiça consensual, teorema de Coase e a ata notarial como mecanismo alternativo de resolução de conflitos pela via negocial – por Alexandre Gonçalves Kassama | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Documentos eletrônicos – assinatura – requisitos. Plataforma Gov.br.
- Divórcio judicial. Partilha. Compra e venda entre ex-cônjuges. Instrumento hábil. Ato registral.
- Hipoteca judiciária. Indisponibilidade de bens.
