BE3367
Compartilhe:
Fixação de honorários advocatícios e custas processuais. Beneficiário da justiça gratuita. Impossibilidade de isenção.
Superior Tribunal de Justiça – STJ
EDcl no Recurso Especial Nº 1.016.402 – RS (2007/0301451-0)
Relator: Ministro Teori Albino Zavascki
Embargante: Maria Lony Fiorio e Outros
Advogado: Ivan Jose Dametto
Embargado: Brasil Telecom S/A
Advogado: Andersson Virginio Dall' Agnol e Outro(s)
Ementa
Embargos de declaração. Fixação de honorários advocatícios e custas processuais. Beneficiário da justiça gratuita. Impossibilidade de isenção. Embargos de declaração acolhidos, sem alteração no julgado.
Acórdão
Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, decide a Egrégia Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade, acolher os embargos de declaração, sem efeitos modificativos. nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Os Srs. Ministros Denise Arruda (Presidenta) e Luiz Fux votaram com o Sr. Ministro Relator.
Ausentes, justificadamente, os Srs. Ministros Hamilton Carvalhido e Francisco Falcão.
Brasília, 24 de junho de 2008.
Ministro Teori Albino Zavascki
Relator
EDcl no Recurso Especial Nº 1.016.402 – RS (2007/0301451-0)
Relator: Ministro Teori Albino Zavascki
Embargante: Maria Lony Fiorio e Outros
Advogado: Ivan Jose Dametto
Embargado: Brasil Telecom S/A
Advogado: Andersson Virginio Dall' Agnol e Outro(s)
Relatório
O Exmo. Sr. Ministro Teori Albino Zavascki:
Trata-se de embargos de declaração (fls.280-281) opostos contra acórdão cuja ementa é a seguinte:
Administrativo. Serviços de telefonia. Tarifa de assinatura mensal. Legitimidade.
1. A Primeira Seção desta Corte, em sessão de 24/10/2007, apreciando o REsp 911.802/RS, Min. José Delgado, decidiu ser legítima a cobrança da tarifa de assinatura mensal sobre serviços de telefonia.
2. Recurso especial parcialmente provido” (fl. 276).
Pedem os embargantes, em suma, que "seja retificado o respeitável acórdão, afastando-se a condenação da parte demandante às custas processuais e aos honorários advocatícios, eis que litiga sob o abrigo da assistência judiciária gratuita" (fl. 281).
A embargante, intimada, deixou transcorrer, in albis, o prazo para a impugnação dos embargos.
É o relatório.
EDcl no Recurso Especial Nº 1.016.402 – RS (2007/0301451-0)
Relator: Ministro Teori Albino Zavascki
Embargante: Maria Lony Fiorio e Outros
Advogado: Ivan Jose Dametto
Embargado: Brasil Telecom S/A
Advogado: Andersson Virginio Dall' Agnol e Outro(s)
Ementa
Embargos de declaração. Fixação de honorários advocatícios e custas processuais. Beneficiário da justiça gratuita. Impossibilidade de isenção. Embargos de declaração acolhidos, sem alteração no julgado.
Voto
O Exmo. Sr. Ministro Teori Albino Zavascki (Relator):
1. Com razão, em parte, os embargantes. Constata-se erro material na parte dispositiva do acórdão recorrido, já que restou consignado o seguinte:
3. Diante do exposto, dou parcial provimento ao recurso especial para julgar improcedente o pedido. As custas e os honorários advocatícios deverão ser suportados pelos demandantes. É o voto” (fl. 274) .
Ora, após a juntada dos comprovantes de rendimento dos autores, constata-se que foi deferido o benefício da assistência judiciária gratuita, conforme se observa à fl. 51. Ocorre que é assente no STJ o entendimento de que o beneficiário da justiça gratuita não tem direito à isenção da condenação nas verbas de sucumbência, mas sim, à suspensão do pagamento, enquanto durar a situação de pobreza, pelo prazo máximo de cinco anos, findo o qual estará prescrita a obrigação, a teor do disposto no artigo 12 da Lei n.º 1.060/50.
Desta forma, não há como se deferir o pedido para afastar a condenação da parte demandante às custas processuais e aos honorários advocatícios. Assim sendo, por serem os embargantes beneficiários da assistência judiciária gratuita (fl. 51), deve ser mantida a condenação ao pagamento da verba de sucumbência, ficando a sua exigibilidade suspensa, nos termos do art. 12 da Lei nº 1.060/50.
2. Diante do exposto, acolho os embargos de declaração para corrigir o erro material, mantendo a condenação dos autores ao pagamento dos honorários advocatícios e das custas processuais, ficando a sua exigibilidade suspensa, nos termos do art. 12 da Lei nº 1.060/50. É o voto.
Certidão de Julgamento
Primeira Turma
EDcl no
Número Registro: 2007/0301451-0 REsp 1016402 / RS
Números Origem: 10500061267 70018986158 70019550649 70020928099
Em Mesa Julgado: 24/06/2008
Relator
Exmo. Sr. Ministro Teori Albino Zavascki
Presidente da Sessão
Exma. Sra. Ministra Denise Arruda
Subprocurador-Geral da República
Exmo. Sr. Dr. João Francisco Sobrinho
Secretária
Bela. Maria do Socorro Melo
Autuação
Recorrente: Brasil Telecom S/A
Advogado: Andersson Virginio Dall' Agnol e Outro(s)
Recorrido: Maria Lony Fiorio e Outros
Advogado: Ivan Jose Dametto
Assunto: Administrativo - Contrato - Prestação de Serviços - Telefonia - Assinatura Básica Mensal
Embargos de Declaração
Embargante: Maria Lony Fiorio e Outros
Advogado: Ivan Jose Dametto
Embargado: Brasil Telecom S/A
Advogado: Andersson Virginio Dall' Agnol e Outro(s)
Certidão
Certifico que a egrégia Primeira Turma, ao apreciar o processo em epígrafe na sessão realizada nesta data, proferiu a seguinte decisão:
A Turma, por unanimidade, acolheu os embargos de declaração, sem efeitos modificativos, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator.
Os Srs. Ministros Denise Arruda (Presidenta) e Luiz Fux votaram com o Sr. Ministro Relator.
Ausentes, justificadamente, os Srs. Ministros Hamilton Carvalhido e Francisco Falcão.
Brasília, 24 de junho de 2008
Maria do Socorro Melo
Secretária
Documento: 797750
Inteiro Teor do Acórdão
DJe: 01/07/2008
Últimos boletins
-
BE 5914 - 15/09/2025
Confira nesta edição:
Presidente do IRIB nomeia Diretoria de Novas Tecnologias | IRIB participa do Encontro Anual de Prestação de Contas 2025 do Hospital de Amor | Lei n. 15.206, de 12 de setembro de 2025 | RI Digital e e-Notariado: integração será tema de live conjunta entre ONR e CNB/CF | Sancionada lei que prorroga prazo para ratificação de imóveis rurais em faixa de fronteira | IN RFB n. 2.275/2025: confira entrevista de Frederico Assad publicada pela ANOREG/SP | UNI ÍTALO oferece desconto em curso internacional para associados ao IRIB | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Retificação de área e o provimento CNJ 195/25 – Das assinaturas eletrônicas no procedimento – Parte 3 – por Jean Karlo Woiciechoski Mallmann | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
-
BE 5913 - 12/09/2025
Confira nesta edição:
Presidente do IRIB participa de Aula Magna na OAB-MS | IRIB participa do 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | Instrução Normativa MCID n. 25, de 1º de agosto de 2025 | Agente de Garantias: ANOREG/BR lança infográfico sobre o tema | RIB-PR realiza Encontro Anual | Autorização de Supressão de Vegetação deverá ser padronizada pelos Estados e pelo DF | Encontro Convergência 2025: faça sua inscrição para a 21ª edição! | UNI ÍTALO oferece desconto em curso internacional para associados ao IRIB | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Reforma administrativa e os cartórios: Eficiência, desoneração e governança pública – por Marcelo Lessa da Silva | Jurisprudência do TJSC | IRIB Responde.
-
BE 5912 - 11/09/2025
Confira nesta edição:
Prepare-se: vem aí o IRIB Qualifica! | Ratificação de imóveis rurais em faixa de fronteira: CRE do Senado Federal promoverá audiência pública sobre assunto | CAPADR aprova requisitos para cobrança do ITR | CCJC aprova PL que permite divórcio e dissolução de união estável post mortem | UNI ÍTALO oferece desconto em curso internacional para associados ao IRIB | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Tokenização: A Hidra de Lerna dos registros públicos – por Sérgio Jacomino | Jurisprudência do TJMG | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Adjudicação compulsória. Promitente comprador – local ignorado. Cessionário falecido. Instrumento – via original – ausência.
- Compra e venda – fração ideal. Negócio jurídico. Herdeiro. Autorização judicial
- Retificação de área e o provimento CNJ 195/25 – Das assinaturas eletrônicas no procedimento – Parte 3