BE3326
Compartilhe:
IBAPE divulga orientações técnicas para retificação administrativa no Registro de Imóveis
O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo, IBAPE, elaborou interessantíssimo trabalho de orientação técnica acerca das retificações registrais imobiliárias, sob coordenação de Flavio Fernando de Figueiredo, com relatoria de Fausto Valentim Braidatto, Mauro de Carvalho Senna e Mauro Nardino Francesco Scacchetti, e colaboração de Ana Carolina Valério Nadalini. Há muitos anos os relatores realizam perícias junto à Primeira Vara de Registros Públicos de São Paulo.
Acreditamos que a divulgação desse trabalho poderá colaborar para o estudo dos temas atinentes à retificação registral imobiliária, e será de grande auxílio na coordenação dos estudos e esforços dos registradores de imóveis e dos engenheiros, arquitetos e demais profissionais técnicos que atuam na área.
Agradecemos ao IBAPE, na pessoa de Mauro Scacchetti, a gentil cessão do arquivo em PDF para divulgação no Boletim Eletrônico IRIB. O trabalho também está disponível no portal do IBAPE.
PDF - Trabalhos técnicos destinados à retificação de Registro Imobiliário – Procedimentos
Luciano Lopes Passarelli
Co-editor
Últimos boletins
-
BE 5870 - 15/07/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: ESTÁ CHEGANDO A HORA! | Você conhece a parceria do IRIB com a VFK Educação? | Provimento CN-CNJ n. 195/2025: ONR promoverá live sobre IERI-e e SIG-RI | Regra para sucessão em sociedade limitada unipessoal é aprovada pela CICS | CNR e ANOREG/BR enviam Ofício ao Governador do Estado da Bahia | 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | E se aplicássemos a principiologia da Diretiva Inspire europeia no Provimento CNJ nº 195/2025? – por Luiz Ugeda | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5869 - 14/07/2025
Confira nesta edição:
L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: INSCRIÇÕES ONLINE APENAS ATÉ O DIA 25/07! | Envie seu artigo para publicação no Boletim do IRIB | 2º ENAC terá prova aplicada em setembro | Reestruturação de Cartórios no Paraná é questionada no STF | CND: RFB disponibiliza nova versão do serviço digital de emissão e consulta | 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Biblioteca: Alienação Fiduciária de Bens Imóveis – 4ª Edição: obra de Moacyr Petrocelli de Ávila Ribeiro está em pré-venda com desconto! | A proteção ao bem de família não é absoluta – por Thallyta de Moura Lopes | Jurisprudência do STJ | IRIB Responde.
-
BE 5868 - 11/07/2025
Confira nesta edição:
CONHEÇA A COOPNORE UNICRED: UMA DAS PATROCINADORAS DO L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL! | Você conhece a parceria do IRIB com a VFK Educação? | Quase metade das Serventias que participaram do “Raio-X dos Cartórios” realizam ações ambientais | Pela primeira vez, Censo mapeia moradores em Unidades de Conservação | Registradora de Atalaia do Norte/AM representa Cartórios em Conferência Municipal | 1º Congreso Nacional e Iberoamericano de Derecho Registral Inmobiliario | L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL | ENNOR oferece curso de LGPD para Cartórios | Chat GPT e os cartórios: A função notarial diante da revolução da inteligência artificial – por Gabriel de Sousa Pires | Jurisprudência do TJRS | IRIB Responde | FAQ – Tecnologia e Registro.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- L ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL: ESTÁ CHEGANDO A HORA!
- CNR e ANOREG/BR enviam Ofício ao Governador do Estado da Bahia
- Regra para sucessão em sociedade limitada unipessoal é aprovada pela CICS