BE3321
Compartilhe:
Délcio da Fonseca Malta: seu legado ético servirá de modelo para as futuras gerações
As montanhas de Minas amanheceram tristes neste dia 10 de maio. Faleceu na noite de ontem nosso colega Dr. Délcio da Fonseca Malta, Oficial do Registro de Imóveis de Brumadinho, Minas Gerais.
A classe dos Registradores de Imóveis perde um grande profissional, um dos seus mais dedicados e respeitados membros. Délcio sempre foi um homem que viveu rodeado de muitos amigos, um exemplo de profissional dedicado, lutador e vencedor em todas as batalhas que a vida lhe submeteu. Compactuava com a honestidade e primava pela verdade.
O Registro de Imóveis era a sua grande paixão. Dedicava parte do seu precioso tempo às atividades de representação da Classe dos Registradores de Imóveis, tendo sido por muitos anos, e até os seus últimos momentos, diretor dos mais atuantes da SERJUS – Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas Gerais, do SINOREG – Sindicato dos Notários e Registradores de Minas Gerais, da ANOREG – Associação dos Notários e Registradores do Brasil, e do IRIB – Instituto de Registro Imobiliário do Brasil.
Trabalhador, sério e competente, foi muito mais do que participante, na verdade um grande artífice, de todo um trabalho buscando a mudança de conceitos e de estrutura da classe dos registradores de imóveis, em busca do reconhecimento social quanto à importância desta atividade. Participou intensamente da elaboração de diversas leis referentes aos serviços notariais e de registro. Ao lado desse mister, se dedicava também à comunidade onde vivia, tendo atuação intensa na área política.
Mineiro tradicional, juntamente com a esposa criou família numerosa, sete filhos, da qual tinha um especial orgulho, todos hoje militando na área notarial e registral.
Délcio deixa um legado ético de grande importância que servirá de modelo para todos os seus amigos e admiradores, e ainda para as futuras gerações que nos sucederão neste imenso país. Podemos nos orgulhar do privilégio de ter convivido com este ser humano extraordinário, de franzina figura, mas gigante em virtudes e honradez.
Francisco José Rezende dos Santos
Últimos boletins
-
BE 5894 - 18/08/2025
Confira nesta edição:
Revista de Direito Imobiliário: já está aberto o prazo para envio de trabalhos para edição do 1º semestre de 2026! | Instrução Normativa RFB n. 2.275, de 15 de agosto de 2025 | ONR apresenta funcionalidades e dados da CNIB 2.0 em live promovida pelo CNJ | TJPE: Moradia Legal Pernambuco atinge 100% dos municípios pernambucanos | CGJBA, Cartórios e autoridades firmam Termo de Cooperação Técnica para impulsionar regularização fundiária de polos industriais | Clipping | TAC7 realizará a ÚLTIMA imersão online de 2025 | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Leilão extrajudicial exige comunicação formal ao devedor fiduciante – por Rafaela Mendes do Couto | Jurisprudência da CGJSP | IRIB Responde.
-
BE 5893 - 15/08/2025
Confira nesta edição:
Acesse todas as edições das coleções Cadernos IRIB e IRIB Academia | Você conhece o UniregistralCast? | CAPADR aprova parecer para PL n. 6.088/2023 | Ação conjunta permite que projeto do TJPI realize a maior entrega de registros de imóveis do Estado | TAC7 realizará a ÚLTIMA imersão online de 2025 | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Não incidência de ITBI na meação de bens em divórcio consensual sem compensação financeira – por Lara Hoeltz Sperb | Jurisprudência do TRF3 | IRIB Responde.
-
BE 5892 - 14/08/2025
Confira nesta edição:
Você conhece a parceria do IRIB com a VFK Educação? | Instrução Normativa ICMBIO n. 24, de 12 de agosto de 2025 | ANOREG/BR e CNR publicam Nota Oficial | CN-CNJ e ONR oferecem capacitação para CNIB 2.0 | Procedimento para aferição da invalidez de Tabeliães e Registradores é regulamentado pela Corregedoria do Foro Extrajudicial de Goiás | XV Fórum de Integração Jurídica de Direito Notarial e Registral e I Fórum de Prática da Advocacia Extrajudicial DF | CONARCI ALAGOAS 2025 | Despejo extrajudicial e consignação de chaves: O que propõe o PL 3.999/20? – por Elisa Junqueira Figueiredo e Victória Soranz | Jurisprudência do TJDFT | IRIB Responde.
Ver todas as edições
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Divisão e extinção de condomínio – escritura pública. Fração ideal. Indisponibilidade. Abertura de matrícula. Procedimento registral.
- Retificação. Aumento de área – formato do terreno – alteração. Confrontantes – convenção – anuência.
- CGJBA, Cartórios e autoridades firmam Termo de Cooperação Técnica para impulsionar regularização fundiária de polos industriais